(UNEAL)
A figura representa as curvas características de um gerador, um receptor e um resistor. A corrente elétrica que percorre um circuito constituído por esses dispositivos elétricos, associados em série, tem intensidade igual, em A, a
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(PUC-SP) “Em 1822, a América espanhola, de independência conquistada em oposição a uma metrópole e suas Cortes em muitos aspectos tidas por opressoras, agora plenamente reconhecida por uma potência de primeira grandeza como eram os Estados Unidos, ofereceria um modelo para a independência do Brasil.”
João Paulo Pimenta. A independência do Brasil e a experiência hispano-americana (1808-1822). São Paulo: Hucitec, 2015, p. 448.
O caráter exemplar que a independência da América espanhola representou, segundo o texto, para aqueles que lutavam pela independência do Brasil pode ser identificado, por exemplo, na
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2011 2º APLICAÇÃO)
Texto I
Texto II
Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural, pois a lei, os valores, as crenças, as práticas, as instituições variam de formação social para formação social. Além disso, uma mesma sociedade, por ser temporal e histórica, passa por transformações culturais amplas.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995 (fragmento).
A concepção que perpassa a imagem e o texto parte da premissa de que o respeito à diversidade cultural significa
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(PUC-RJ) O Estado de Israel, que completou 60 anos em maio deste ano, teve suas fronteiras definidas a partir de várias guerras com países vizinhos. A esse respeito, avalie as afirmativas a seguir:
I - O plano de Partilha da ONU (Resolução 181) de 1947 previa a retirada das tropas do Império russo, a criação de um Estado judaico e de um Estado independente árabe-palestino na região da Palestina.
II - Os árabes rejeitaram o plano de partilha da Palestina aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas e atacaram o recém-formado Estado de Israel em 1948: era o começo dos conflitos árabe-israelenses e do dilema dos refugiados palestinos.
III - A vitória israelense na Guerra dos Seis Dias (1967) permitiu a ocupação de quase toda a Palestina, isto é, do Sinai, da Faixa de Gaza, da Cisjordânia, de Jerusalém e o do Iraque.
IV - A partir de 1987, a população civil palestina começou a série de levantes (Intifada) contra a ocupação israelense usando paus, pedras e atentados.
Assinale a alternativa CORRETA.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
Considere as seguintes proposições para espécies químicas no estado gasoso:
I. A energia de ionização do íon Be3+ é maior do que a do íon He+.
II. O momento dipolar elétrico total da molécula de XeF4 é maior do que o da molécula de XeF2.
III. A energia necessária para quebrar a molécula de F2 é maior do que a energia necessária para quebrar a molécula de O2.
IV. A energia do orbital 2 s do átomo de berílio é igual à energia do orbital 2 s do átomo de boro.
Das proposições acima, está(ão) CORRETA(S)
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma professora realizou uma atividade com seus alunos utilizando canudos de refrigerante para montar figuras, onde cada lado foi representado por um canudo. A quantidade de canudos (C) de cada figura depende da quantidade de quadrados (Q) que formam cada figura. A estrutura de formação das figuras está representada a seguir.
(Foto: Reprodução/Enem)Que expressão fornece a quantidade de quadrados de cada figura?