(UESB)
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 13.1. Triângulos
Observe a folha de papel dobrada na qual foi desenhado um triângulo equilátero.
A outra metade desta folha contém o mesmo desenho.
Desdobrando a folha de papel, que figura aparecerá no
centro do retângulo?
Justifique sua resposta, por escrito, utilizando argumentos matemáticos.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNEB) Bastante consumida no Brasil, a linguiça frescal está no barzinho da esquina e na mesa dos brasileiros. Mas a qualidade do produto varia de região para região, devido aos diferentes métodos de processamento empregados, principalmente se for preparado de modo artesanal, linguiça caseira. Nesta, os sais de cura, compostos adicionados a carnes com finalidade bactericida e também para dar-lhes cor e sabor atraentes, não conseguem controlar, mesmo sob refrigeração, a bactéria patogênica Staphylococcus aureus, comum em contaminações nesse tipo de alimento.
Os níveis de sal de cura usados em linguiças, como o nitrito e o nitrato de sódio, são insuficientes para combater S. aureus. Mas, como ainda não se tem espécies químicas com ação bactericida igual ou superior à do nitrito, nesse tipo de produto para combater essa e outras bactérias, como a Salmonella, a espécie química ainda é empregada.A higiene passa a ser então, segundo o pesquisador, um item essencial para evitar que a linguiça caseira seja contaminada durante o processo de produção.A ‘cura de carnes’ é um procedimento cujo fim é conservar a carne por um tempo maior a partir da adição de sais,açúcar, condimentos e compostos que fixam a cor, conferem aroma agradável e evitam contaminação. Entre esses,estão os nitratos e nitritos, que dão cor avermelhada ao alimento e funcionam como agente bacteriostático.
(PERIGO oculto, 2009, p. 60-61)
A respeito da organização celular característica dos organismos citados no texto, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 05. Concordância Verbal
Texto base: Leia a letra da música. Tudo que vai Capital Inicial [...] Tudo que vai Deixa o gosto, deixa as fotos Quanto tempo faz Deixa os dedos, deixa a memória Eu nem me lembro mais Fica o gosto, ficam as fotos Quanto tempo faz Ficam os dedos, fica a memória Eu nem me lembro mais [...] Disponível em: <http://letras.mus.br/capital-inicial/6792/>. Acesso em: 25 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
A concordância verbal é um importante elemento na construção de textos claros e coesos. Na música “Tudo que vai”, há duas construções parecidas, mas que apresentam concordâncias diferentes: “deixa as fotos” e “ficam as fotos”.
Explique o porquê dessas concordâncias.
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
“O Prêmio Nobel de Química de 2003 foi outorgado ao descobridor dos canais de água e a um estudioso da estrutura e mecanismos dos canais de íons. (...). Metade do prêmio foi outorgada ao químico e médico Peter Agre da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, EUA, pela descoberta dos canais de água, e a outra metade ao bioquímico e médico Roderick MacKinnon da Universidade Rockfeller, em Nova Iorque, EUA, por estudos estruturais e mecanísticos de canais de íons.”
(Química Nova na Escola. Canais de água e de íons, N° 18, 2003).
Sobre os canais de íons, é correto afirmar que:
- História | 6.01 Revolução Francesa
(FUVEST) Oh! Aquela alegria me deu náuseas. Sentia-me ao mesmo tempo satisfeito e descontente. E eu disse: tanto melhor e tanto pior. Eu entendia que o povo comum estava tomando a justiça em suas mãos. Aprovo essa justiça, mas poderia não ser cruel? Castigos de todos os tipos, arrastamentos e esquartejamentos, tortura, a roda, o cavalete, a fogueira, verdugos proliferando por toda parte trouxeram tanto prejuízo aos nossos costumes! Nossos senhores colherão o que semearam.
Graco Babeuf, citado por R. Darnton. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990, p. 31. Adaptado.
O texto é parte de uma carta enviada por Graco Babeuf à sua mulher, no início da Revolução Francesa de 1789. O autor: