(UNIME) Sobre uma onda que se propaga segundo a equação y = 2 cos 2π (t/10 - x) , no SI, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNESP) Ao se pesquisar a função dos nucléolos, realizaramse experiências com uma linhagem mutante do anfíbio Xenopus. Verifi cou-se que cruzamentos de indivíduos desta linhagem produziam prole com alta incidência de morte – os embriões se desenvolviam normalmente, e, pouco depois da eclosão, os girinos morriam. Estudos citológicos mostraram que os núcleos dos embriões ou não apresentavam nucléolos ou apresentavam nucléolos anormais.
Conclui-se que a primeira atividade celular afetada nestes embriões foi:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(FATEC) Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas. Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis de crescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno, a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente, retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento. Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos; em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
Amabis, José Mariano; Martho , Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. – 3a. ed. – São Paulo: Moderna, 2009. Adaptado.
Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(CFTMG) Apesar de o colesterol ser um lipídeo com importantes funções, como a síntese de hormônios e de bile, também está associado a doenças cardíacas. Oriundo da produção interna e da dieta, o organismo tenta balancear essas fontes, reduzindo a reabsorção de bile no intestino, expelindo parte desta com as fezes. Essa redução do colesterol depende diretamente do aumento no consumo de
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(UPE) Acredita-se que as plantas tenham evoluído, de uma forma ancestral, das algas verdes, levando a adaptações para conquistar principalmente o ambiente terrestre. Porém, algumas características das algas verdes, presentes nas espécies conhecidas atualmente, se mostraram importantes para a conquista do ambiente terrestre. Sobre essas características, analise as afirmativas a seguir:
A - Possuem camada de células estéreis envolvendo e protegendo os gametângios.
B - Retêm o zigoto e os estágios iniciais de desenvolvimento embrionário dentro do gametângio feminino, protegendo o embrião.
C - Os gametas masculinos são flagelados.
D - O endosperma é digerido pelo embrião antes de entrar em dormência.
E - Os estróbilos podem ser femininos ou masculinos.
Estão CORRETAS
- Literatura
(UNIFESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder à(s) quest(ões)
A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. [...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos. São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?
(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)
No sermão, Vieira critica