(UESB) Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
I. É um álcool primário de cadeia cíclica.
II. Apresenta o grupo funcional das amidas.
Observe o composto abaixo e julgue as afirmativas que se seguem:
III. O citral é um composto orgânico que pertence à classe funcional dos ácidos carboxílicos.
IV. O grupo funcional na extremidade da cadeia orgânica pertence à classe funcional dos aldeídos.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é (são):
Questões relacionadas
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
(CFTMG) Na figura a seguir, o segmento AC representa uma parede cuja altura é 2,9m. A medida do segmento AB é 1,3 m o segmento CD representa o beiral da casa. Os raios de sol r1 e r2 passam ao mesmo tempo pela casa e pelo prédio, respectivamente.
Se r1 é paralelo com r2, então, o comprimento do beiral, em metros, é:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Considere a situação em que foram realizados dois experimentos, designados de experimentos A e B, com dois tipos celulares, denominados células 1 e 2. No experimento A, as células 1 e 2 foram colocadas em uma solução aquosa contendo cloreto de sódio (NaCl) e glicose (C6H12O6), com baixa concentração de oxigênio. No experimento B foi fornecida às células 1 e 2 a mesma solução, porém com alta concentração de oxigênio, semelhante à atmosférica. Ao final do experimento, mediu-se a concentração de glicose na solução extracelular em cada uma das quatro situações. Este experimento está representado no quadro abaixo. Foi observado no experimento A que a concentração de glicose na solução que banhava as células 1 era maior que a da solução contendo as células 2 e esta era menor que a concentração inicial. No experimento B, foi observado que a concentração de glicose na solução das células 1 era igual à das células 2 e esta era idêntica à observada no experimento A, para as células 2, ao final do experimento.
Pela interpretação do experimento descrito, pode-se observar que o metabolismo das células estudadas está relacionado às condições empregadas no experimento, visto que as:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Era enorme o esforço desenvolvido pelas agências de propaganda e informação do regime [Estado Novo] no intuito de moldar a cabeça de Vargas, de modo a que ela fosse reveladora de facetas que escapassem da esfera do homem comum. O lado humano não era negligenciado: Vargas surge sempre sorridente, jovial, confiante. Entretanto, é mais constante nessa composição, o casamento de perfis derivados da excepcionalidade de sua pessoa com os perfis de homem público, desdobrados ao político capaz e reformador social. LENHARO, Alcir. Sacralização da política. Campinas: Papirus, 1986. p . 193
Enunciado:
O texto descreve as ações do governo do Estado Novo relacionadas a construção de uma imagem de Getúlio Vargas.
A) Identifique o órgão responsável por essas ações.
B) Cite duas atribuições desse órgão.
- Física | B. Vetorial
(Uefs) O conceito fundamental da Mecânica é o de movimento, ou seja, da mudança da posição dos corpos ao longo do tempo e em relação a um determinado referencial. Considerando-se uma pedra presa à extremidade de um fio ideal e posta a girar, descrevendo uma circunferência de 50,0cm de raio em um referencial fixo na mão que segura a outra extremidade do fio, conclui-se que o módulo do deslocamento sofrido pela pedra em 2,25 voltas, em m, é, aproximadamente, igual a
- Língua Portuguesa
Entre as situações linguísticas que o português já viveu em seu contato com outras línguas, cabe considerar uma situação que se realiza em nossos dias: 4aquela em que ele é uma língua de emigrantes. 9Para o leitor brasileiro, 18soará talvez estranho que falemos 5aqui do português como uma língua de EMIGRANTES, pois o Brasil foi antes de mais nada um país para 6o qual se dirigiam em massa, durante mais de dois séculos, pessoas nascidas em vários países europeus e asiáticos; assim, para a maioria dos brasileiros, a 19representação mais natural é a da convivência no Brasil com IMIGRANTES vindos de outros países. Sabemos, 10entretanto, que, nos últimos cem anos, muitos falantes do português foram buscar melhores condições de vida, 11partindo não só de Portugal para o Brasil, mas 12também desses dois países para a América do Norte 13e para vários países da Europa: em certo momento, na década de 1970, viviam na região parisiense mais de um milhão de portugueses – uma população superior 21à 7que tinha então a cidade de Lisboa. Do Brasil, têm 1__________ nas últimas décadas muitos jovens e trabalhadores, 20dirigindo-se aos quatro cantos do mundo.
A existência de comunidades de imigrantes é sempre uma situação delicada 22para os próprios imigrantes e 23para o país que os recebeu: 14normalmente, os imigrantes vão a países que têm interesse em 15usar sua força de trabalho, mas qualquer oscilação na economia faz 24com que os nativos 2__________ 8sua presença como indesejável; as diferenças na cultura e na fala podem alimentar preconceitos e desencadear problemas reais de diferentes ordens.
16Em geral, proteger a cultura e a língua do imigrante não 17é um objetivo prioritário dos países hospedeiros, mas no caso do português tem havido 3__________. Em certo momento, o português foi uma das línguas estrangeiras mais estudadas na França; e, em algumas cidades do Canadá e dos Estados Unidos, um mínimo de vida associativa tem garantido a sobrevivência de jornais editados em português, mantidos pelas próprias comunidades de origem portuguesa e brasileira.
Adaptado de: ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português como língua de emigrantes. In:___. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 42-43.
Assinale a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre uma expressão e aquilo a que se refere: