(UESB)
Como a força eletrostática é conservativa, os fenômenos eletrostáticos podem ser descritos de modo conveniente em função de uma energia potencial elétrica, o que permite definir uma grandeza denominada Potencial Elétrico. Por ser uma grandeza escalar, pode ser aplicado para descrever fenômenos eletrostáticos de modo mais simples do que utilizando campos e forças elétricas. Considerando-se um dipolo elétrico posicionado ao longo do eixo x e centrado na origem, como mostra a figura, conclui-se que o potencial elétrico no ponto R é igual a
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 03.6. Relações ecológicas
Leia o texto.
Os flamingos saem em busca do lago perfeito para buscarem alimento. Eles deixam o sul da África em direção ao Lago Nakuru, onde se tornam presas fáceis para as hienas caçadoras. No lago Bogoria, na região central do Quênia, dois milhões de flamingos se concentram formando um gigantesco cobertor cor-de-rosa. As aves dançam de forma sincronizada, refletindo perfeitamente o movimento umas das outras.
Disponível em: <http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/03/fenomenos-naturais-extraordinarios-da-terra-vistos-pelo-olhos-das-aves.html>. Acesso em: 13 mar. 2013. (Fragmento)
A representação da relação existente entre o flamingo e a hiena
é a mesma que há entre:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha de Mafalda para responder a questão.
Sabendo que a tirinha de Mafalda representa uma situação comunicativa, identifique:
(A) Os interlocutores presentes no primeiro quadro.
(B) Os interlocutores presentes no último quadro.
(C) O suporte de texto no primeiro quadro.
- Geografia | 3.6 Hidrografia
[1] Dizem que o Brasil é uma potência agrícola — e
isso é verdade. Mas cuidado com esse discurso. Por mais
irônico que pareça, o país considerado “celeiro do mundo”
[4] apresenta notável deficiência no uso inteligente de um precioso
recurso natural: a água. É certo que temas ambientais raramente
suscitam consensos. Nesse caso, entretanto, parece imperar
[7] desconfortável unanimidade entre os especialistas.
“A necessidade de usarmos com mais racionalidade os recursos
hídricos na agricultura é uma constatação de todos os
[10] pesquisadores que trabalham diretamente com o assunto”,
garante um engenheiro agrônomo da Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária.
Kugler. A economia do ouro azul. In: Ciência Hoje, set./2014 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente.
Os rios efêmeros formam-se somente no período de chuvas ou logo após esse período
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Tinta guache – cores variadas
- Papel canson
- Azulejo branco
- Argolas de plástico
- Furador de papel
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco mais sobre a monotipia para os alunos. O professor vai explicar para os alunos que a monotipia é um processo de criação de imagens que permite apenas uma impressão.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Monotipia
- O professor vai pedir aos alunos para elaborarem algumas imagens (croquis), a partir de suas referências de lazer. Por exemplo, clube, shopping, cinema, teatro, futebol, concertos, etc; pois a elaboração do croqui auxiliará na escolha de uma imagem a ser trabalhada com monotipia, devendo os traços serem rápidos e sem muitos detalhes.
- Pedir aos alunos para escolherem o melhor desenho e pintarem no azulejo, utilizando os dedos. Utilizar várias cores de tintas.
- Instruir os alunos para fazer uma pintura rápida para evitar a secagem da tinta.
- Entregar os alunos uma folha de papel canson para a impressão no centro do papel, da pintura realizada no azulejo, pressionando levemente e retirando o azulejo com cuidado. Está pronta a monotipia.
- Deixar secar.
- O professor vai providenciar umas argolas para unir as monotipias, formando uma cortina. Perfurar os trabalhos na parte superior e inferior, com um perfurador de papel, de modo que entre uma monotipia e outra sejam encaixadas as argolas.
- Pedir para que cada aluno encaixe as argolas e una os trabalhos por meio destas.
Expor a cortina nos corredores da escola.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5253
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
A vida na cidade tem pontos positivos e pontos negativos, porque a cidade é um lugar de diferenças econômicas e sociais. Onde é possível observar essas diferenças?