(Unit) No romance Charlote’s web (A teia de Charlote) de E. B. White, uma velha ovelha aconselha o rato glutão Templeton a comer menos para viver mais. “Quem quer viver para sempre?”, desdenha Templeton. “Os prazeres da comilança me dão enorme satisfação”. É fácil identificar-se com Templeton, mas o conselho da ovelha tem seus méritos. Estudos mostraram que a redução do consumo típico de calorias, em geral entre 30% e 40%, estende a vida ativa em um terço ou mais em muitos animais, incluindo nematódeos, moscas-das-frutas e roedores. (NO ROMANCE ..., 2013, p. 68).
Considera-se como uma característica comum aos diversos animais citados no texto a presença de
Questões relacionadas
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO I
TEXTO II
Utilizando chocolate derretido como matéria-prima, essa obra de Vick Muniz reproduz a célebre fotografia do processo de criação de Jackson Pollock. A originalidade dessa releitura reside na
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Um dos principais eventos da metáfase da divisão celular é a compactação total do material genético à estrutura de cromossomo. Para que haja a formação dessa estrutura, é necessário um intenso processo de compactação, que pode ser demonstrado na figura.
Com base na análise da figura e nos conhecimentos relacionados a este processo, é correto afirmar: - Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(AFA) PARA SEMPRE JOVEM
Recentemente, vi na televisão a propaganda de um jipe que saltava obstáculos como se fosse um cavalo de corrida. Já tinha visto esse comercial, mas comecei a prestar atenção na letra da música, soando forte e repetindo a estrofe de uma canção muito conhecida, “forever Young... I wanna live forever and Young...” (para sempre jovem... quero viver para sempre e jovem). 1Será que, realmente, 2queremos viver muito e, de preferência, para sempre jovens? (...)
O crescimento da população idosa nos países desenvolvidos é uma bomba-relógio que já começa a implodir os sistemas previdenciários, despreparados para amparar populações com uma média de vida em torno de anos. A velhice se tornou uma epidemia incontrolável nos países desenvolvidos. Sustentar a população idosa sobrecarrega os jovens, cada vez em menor número, pois, nesses países, há também um declínio da natalidade. Será isso socialmente justo?
Uma pessoa muito longeva consome uma quantidade total de alimentos muito maior do que as outras, o que contribui para esgotar mais rapidamente os recursos finitos do planeta 3e agravar ainda mais os desequilíbrios sociais. Para que uns poucos possam viver muito, outros 4terão de passar fome. Será que, em um futuro breve, teremos uma guerra de extermínio aos idosos, como na ficção do escritor argentino Bioy Casares, O diário da guerra do porco? Seria uma guerra justa? /.../
TEIXEIRA, João. Para sempre jovens. In: Revista Filosofia: ciência & vida. Ano VII, n. 92, março-2014, p. 54.
O emissor do texto apresenta um discurso parcial no qual se percebe uma visão bastante negativa do crescimento da população idosa. Apenas um dos recursos abaixo NÃO foi utilizado para convencer o leitor de seu ponto de vista. Assinale-o:
- Matemática | 15.3 Circunferência
(FUVEST 2017 1° FASE) Duas circunferências com raios 1 e 2 têm centros no primeiro quadrante do plano cartesiano e ambas tangenciam os dois eixos coordenados. Essas circunferências se interceptam em dois pontos distintos de coordenadas (x1, y1) e (x2, y2).
O valor de (x1 + y1)2 + (x2 + y2)2 é igual a