(UEFS)
Uma carga q1 = +16,0nC está posicionada na origem, e uma segunda carga q2 = -25,0nC está colocada sobre o eixo y a uma distância a = -3,0m da origem, conforme mostra a figura. Sabendo-se que a constante eletrostática do meio é igual a 9,0.109N.m²/C2, a intensidade do campo elétrico resultante no ponto P sobre o eixo x, em b = 4,0m, em N/C, é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Física
Autoridades debatem acesso de deficientes nos estádios da Copa
As ações de acessibilidade aos portadores de deficiência aos estádios que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 foram debatidas na reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), em Brasília (DF). Os conselheiros estaduais e do Distrito Federal apontaram uma série de medidas positivas adotadas durante a Copa das Confederações e outras que precisam melhorar para o Mundial de 2014. Das cidades que sediaram os jogos da Copa das Confederações estava o representante da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) de Belo Horizonte (MG), Otávio Góes. Ele destacou que o Estádio Mineirão tem dez elevadores especificamente para transportar essas pessoas. “A ideia é atender cada vez melhor tanto a essas pessoas quanto a população em geral”, disse.
Disponível em: http://www.portal2014.org.br/noticias/11952/AUTORIDADES+DEBATEM+ACESSO+DE+DEFICIENTES+NOS+ESTADIOS+DA+COPA.html
Considere o elevador hidráulico do estádio Mineirão cuja área da base do pistão de elevação seja quatro vezes maior do que a área do pistão da bomba de injeção de óleo. Desprezando as forças dissipativas, deseja-se elevar um cadeirante de 88kg (massa da pessoa + cadeira de rodas) sobre uma plataforma de 22kg apoiada sobre o pistão maior, onde ficará o cadeirante. Qual deve ser a força exercida pelo motor de injeção da bomba sobre o fluido, para que o cadeirante seja elevado às arquibancadas com velocidade constante?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Pode chegar de mansinho, como é costume por ali, e observar sem pressa cada detalhe da estação ferroviária de Mariana. Repare na arquitetura recém-revitalizada do casarão, e como os detalhes em madeira branca, as delicadas arandelas de luzes amarelas e os elementos barrocos da torre já começam a dar o gostinho da viagem aguardada. Vindo lá de longe, o apito estridente anuncia que logo, logo o cenário estará completo para a partida. E não tarda para o trem de fato surgir. Pequenino a princípio, mas de repente, em toda aquela imensidão que desliza pelos trilhos. Arrancando sorrisos e deixando boquiaberto até o mais desconfiado dos mineiros.
TIUSSU, B. Raízes mineiras. Disponível em: www.estadao.com.br.Acesso em: 15 nov. 2011 (fragmento).
A leitura do trecho mostra que textos jornalísticos produzidos em determinados gêneros mobilizam recursos linguísticos com o objetivo de conduzir seu público-alvo a aceitar suas ideias. Para envolver o leitor no retrato que faz da cidade, a autora
- Matemática
Os ângulos A e B são congruentes. Sendo A = 2x + 15º e B = 5x – 9º. Assinale a alternativa que representa, corretamente, o valor de x.
- Química | A. Cálculos Químicos
(CFTMG) Atletas de levantamento de peso passam pó de magnésio (carbonato de magnésio) em suas mãos para evitar que o suor atrapalhe sua performance ou, até mesmo, cause acidentes. Suponha que, em uma academia especializada, o conjunto de atletas utilize 168,8 de pó de magnésio por dia.
A massa mais aproximada de Mg, em kg, associada à compra de pó de magnésio, para 30 dias de uso, é
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(UESB)
Com base na análise da figura que representa o modo de infecção de bacteriófagos, vírus que infectam bactérias, e nos conhecimentos relacionados a esse processo, é correto afirmar: