(BAHIANA)
A partir da análise das informações do texto e da compreensão dos fenômenos envolvidos na origem e no desenvolvimento da vida na Terra, é pertinente considerar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
A última frase da fábula foi substituída por uma linha em branco [ _____ ]. Pelo entendimento do texto, a frase retirada, que completa a moral da estória, é
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Células caliciformes são células epiteliais altamente especializadas, presentes nas mucosas do corpo. Essas células são frequentemente identificadas em biópsias ou esfregaços citológicos usando um corante químico chamado de coloração periódica com ácido Schiff (PAS), que interage com mucopolissacarídeos.
GARCÍA-POSADAS, L. et al. Conjunctival Goblet Cell Function: Effect of Contact Lens Wear and Cytokines – Eye Contact Lens (Adaptação).
O corante utilizado nas técnicas mencionadas permite a visualização dessas células porque interage especificamente com
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(IFSUL) Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos”.
(ANVISA, Portaria 540/1997)
São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético. Além do ácido fosfórico, o elemento fósforo forma outros ácidos, tais como o H3PO3 e o H3PO2. Estes ácidos são classificados, respectivamente, como
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ilustração a seguir se refere a uma doença que altera a homeostase do organismo humano.
Disponível em: http://goo.gl/lwvHJ. Acesso em: 27 jun. 2013.
Essa doença é caracterizada por problemas no metabolismo
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Titulação é um procedimento de laboratório em que se determina a concentração molar de uma solução, a partir de dados conhecidos de outra (solução titulante). No erlenmeyer, coloca-se a solução que se pretende determinar a concentração e, na bureta, coloca-se a solução titulante. À solução do erlenmeyer, adiciona-se um indicador e, no ponto de equivalência, lê-se o volume gasto do titulante:
O ponto de viragem corresponde à situação em que todo conteúdo, em mols, da solução titulada foi estequiometricamente consumida pela solução titulante. Uma titulação foi realizada, a 25 °C, com um monoácido forte (HX), reagindo com uma monobase forte (YOH). Em relação às espécies químicas, no ponto de viragem, a concentração do: