(UEFS) O que caracteriza o ser vivo é sua organização autopoiética. Seres vivos diferentes se distinguem porque têm estruturas distintas, mas são iguais em organização.
Somente quando, na história da Terra, ocorreram as condições para a formação de moléculas orgânicas, como as proteínas — cuja flexibilidade e possibilidade de complexificação é praticamente ilimitada —, foi que aconteceram as circunstâncias que tornaram possível a formação de unidades autopoiéticas — os sistemas vivos. (MATURANA; VARELA, 2001. p. 57-59).
A partir das informações do texto em relação às propriedades inerentes aos seres vivos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 3.3 Populista
Numa sociedade em transição, a marcha da mudança, em diferentes graus, está impressa em todos os aspectos da ordem social, especialmente no jogo político, que nessas sociedades sempre apresenta padrões característicos de ambivalência, cujas raízes sociais se encontram na coexistência de dois padrões de estrutura social: o padrão tradicional, em declínio, e o novo, emergente, em expansão. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, apoio para uma orientação política ou para outra que seja exatamente o seu oposto. O padrão ambivalente do processo político, nas sociedades em desenvolvimento, é o que explica um dos seus traços mais salientes, e que consiste na tendência ao adiamento das grandes decisões. Resulta daí que a inércia política ou a convulsão política podem se suceder uma à outra em períodos surpreendentemente curtos.
PINTO, L A. C. Sociologia e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975 (adaptado).
De acordo com a perspectiva apresentada, central no pensamento social brasileiro dos anos 1950 e 1960, o desenvolvimento do país foi marcado por
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Na era do telefone celular, ainda é possível se comunicar com um sistema bem mais arcaico e talvez mais divertido: o “telefone com copos de plástico e barbante”.
A onda sonora produzida pelo menino faz vibrar o fundo de um copo plástico, em um movimento de vai e vem imperceptível, mas que cria uma perturbação ao longo do barbante esticado. O barbante, por sua vez, conduz o “som” até o outro copo. Essa perturbação faz vibrar o fundo do segundo copo plástico e a energia veiculada pelo barbante pode, assim, ser restituída sob a forma de uma onda sonora perceptível. Assim, se a menina colocar o ouvido próximo ao outro copo, ela poderá escutar a voz do menino de forma nítida.
Com relação ao assunto tratado no texto e na figura, conclui-se que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: Texto para a questão 22.
Enunciado:
O jornalista vai esperar as declarações da polícia e da justiça para julgar a empresa porque
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Write sentences in the affirmative, interrogative and negative with the Present Perfect. Use already or yet.
(A) My brother / do the homework.
_________________________________________________________________________________
(B) I / not / pack my bag.
_________________________________________________________________________________
(C) you / listen to the new Lady Gaga song?
_________________________________________________________________________________
(D) My mother / buy / her new CD.
_________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: O diálogo consiste em uma conversação entre duas ou mais pessoas, ou entre duas ou mais personagens de uma obra de ficção, podendo ser uma obra literária numa forma também dialogada. Além disso, uma composição em que as vozes ou os instrumentos se alternam ou se respondem. Leia o artigo a seguir e responda a questão. Diálogo entre pais e filhos por Suely Buriasco Em contrapartida à evolução tecnológica no mundo, cada vez mais se evidencia a dificuldade de comunicação nos lares e muitos pais se sentem intimidados sem saber como desobstruir os canais de diálogo com seus filhos. A comunicação truncada reflete imensa dificuldade de entendimento dos familiares causando grande confusão e desarmonia. A imprensa registra comumente casos alarmantes que confirmam o desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos filhos. Sem saber como agir o distanciamento alcança ponto tão crítico que os pais só chegam a detectar diferença nos comportamentos dos filhos diante de uma situação crítica e, muitas vezes, de difícil retorno. A necessidade de aproximação entre pais e filhos é premente! Conquistar a confiança dos filhos é um trabalho que deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o bebê, pois, a dependência da criança facilita que se estreitem esses laços que serão estimulados no futuro à medida que ela passa a ser mais independente. O que comumente acontece é que os pais não acompanham a evolução emocional dos filhos, acreditando que eles sempre estarão cumprindo as suas determinações e quando percebem o equívoco se revoltam promovendo grande afastamento. É preciso que se compreenda que confiança pressupõe respeito e, filhos que não se sintam ouvidos e considerados, não se sentirão seguros e acabarão por reprimir-se. O clima de confiança estabelece-se, pois, a partir da consideração entre pais e filhos. Para conquistar a criança é preciso ouvi-la com atenção. Fazer perguntas que a façam perceber o quanto você se importa com o que acontece com ela; muito diferente de inquirir como se estivesse querendo invadir a sua privacidade. Mesmo para discordar é preciso ter tato, demonstrar deferência e atenção à individualidade do filho. A crença de que não faltará compreensão por parte dos pais induzirá o filho a contar com eles em suas dificuldades pessoais e de relacionamentos com os colegas. Sendo maior a proximidade entre pais e filhos será sempre mais fácil para os pais perceberem qualquer comportamento estranho nos filhos ou saber por eles de algo que estranhem nos amigos. Com certeza, isso poderá evitar tantos dissabores e até tragédias que se tornaram comuns entre os jovens. Fonte: http://www.konvenios.com.br/conteudo.php?codItem=20833 – 9/10/2011 – adaptado. Inquirir – v.t. Investigar, fazer pesquisas, colher informações sobre, indagar. Fazer perguntas, adquirir testemunhas. Deferência – s.f. Atenção, respeito, consideração. Dissabor – s.m. Sentimento ou sensação causada pela frustração de uma expectativa; mágoa, pesar, desgosto. Premente – adj. Que preme ou comprime; causa opressão.
Enunciado:
Leia o trecho a seguir.
O período do artigo possui orações equivalentes sem depender uma da outra e são classificadas como
orações coordenadas sindéticas alternativas. orações coordenadas sindéticas alternativas.