(UEFS) Com base nos conhecimentos referentes à organização básica dos seres vivos, pode-se inferir:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
A queima de nitrogênio produz o monóxido de nitrogênio, NO, e ocorre regularmente como uma reação lateral quando os hidrocarbonetos são queimados como combustíveis. Em altas temperaturas produzidas em um motor funcionando, parte do nitrogênio reage com o oxigênio para formar NO, como expressa a equação:
N2(g) + O2(g) -> 2NO(g) ∆Hº = - 180,5KJ.
Se um motor gera 15,7g de monóxido de nitrogênio durante um teste de laboratório, quanto de calor deve ser liberado nessa produção?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o texto 1 para responder:
Texto 1
Liberdade sem fio
É cada vez mais comum: você está caminhando pela rua e, de repente, seu celular avisa: rede wi-fi disponível. Você tenta acessá-la, mas descobre que precisa de senha. Provavelmente, também já sacou o laptop ou smartphone ao ler o aviso “zona de wi-fi” em um aeroporto, mas caiu em uma página de pagamento. Mesmo sendo uma de nossas principais formas de relacionamento com o mundo hoje, a internet ainda não é livre e irrestrita. Ainda.
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano — assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito. Em meados de maio, voluntários do NYC Wireless, grupo que trabalha pela internet aberta em Nova York, instalaram os primeiros roteadores do recém-lançado plano da prefeitura para conectar de vez a cidade. “Chegaremos ao ponto de abertura total do wi-fi”, diz Clotilde Perez, pesquisadora do Observatório de Tendências da USP.
“Mas ainda há um caminho a ser feito.” […]
Quando a internet aberta for difundida em todos os cantos, será reconhecida a ação de quem tira a senha do próprio wi-fi, dos ativistas que colocam internet na praça e dos planos da administração pública para ampliar a rede. “Quando se rompe com o ideal do passado de controle, fragmentação e poder sobre a informação, um novo mundo se abre”, afirma Clotilde Perez. A pesquisadora acredita que o ser humano é investigativo por natureza e, com livre acesso ao conhecimento, pode fazer de tudo. É como o menino da comunidade carente carioca que montou uma bicicleta de sucata depois de baixar na internet um tutorial feito por outro garoto na Índia. “As pessoas vão usar a internet para transformar a própria vida.”
(Adaptado de: ROSA, Guilherme; SANTOS, Priscilla. “Liberdade sem fi o”. In: Revista Galileu. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI244238-17773,00- LIBERDADE+SEM+FIO.html.>. Acesso em: 15 jan. 2011.)
Esse texto tem a finalidade de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Ainda no primeiro quadrinho, é correto afirmar que, na fala de Sally,
- Língua Espanhola | 2.04 Formação do Plural e Acentuação
(UFAL) Orígenes del español de América
El español constituye, por su número de hablantes, la más vasta manifestación del latín hablado. Em los años 80, cerca de 300 millones de personas, repartidas en unos veinte países, pensaban y se expresaban em castellano o español. Además, la población de una parte de esta comunidad linguística, América Latina, ostenta uno de los ritmos de crecimiento más elevados del mundo. De ahí que en la actualidad se estima que hablan español unos 400 millones de personas y podría muy bien ocurrir que, exceptuando el chino mandarín, sea una lengua que acabará por contar con un mayor número de hablantes.
El latín de Castilla, conocido como español em buena parte del mundo y también como castellano en varias regiones hispanohablantes, adquirió importancia a causa de la hegemonía del centro y norte de España en La Reconquista de la Península Ibérica a los árabes. Creció y se configuró como castellano en coexistencia con lós pueblos semitas y su predominio sobre otras formas de latín hablado no se debe a su valor intrínseco, sino a factores extralinguísticos: organización y poder político y militar, relaciones entre la Iglesia y el Estado, predomínio de la literatura, y un efectivo proceso de culturización de otros pueblos, principalmente a través de matrimônios mixtos.
La conquista y colonización de América por lós españoles se llevaron a cabo con vertiginosa rapidez dada la época. La presencia de muchos exploradores españoles se documenta, a lo largo de sus vidas aventureras, en varias zonas del amplio territorio americano. Las vías de comunicación eran escasas de modo que, en contraste con Estados Unidos, donde las fronteras avanzaban lentamente, pero con seguridad, los asentamientos españoles estaban generalmente muy diseminados.
D. Lincoln Canfield, El español de América
Con respecto a la primera palabra que aparece en El título del texto, orígenes, podemos afirmar que:
1) la forma correspondiente al singular es “orígen”.
2) la secuencia la origen es incorrecta en español.
3) la secuencia los orígenes es incorrecta em español.
4) la secuencia el origen es correcta en español.
5) la secuencia las origens es correcta en español.
Son correctas solamente:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Disponível em: https://tab.uol.com.br. Acesso em: 25 ago. 2017 (adaptado).
O texto sobre os chamados nativos digitais traz informações com a função de