(UNIT) Francesco Redi não conseguia aceitar que vermes e larvas poderiam ser formados espontaneamente em animais mortos, o que, na época, era geralmente aceito. Ele achava que o processo requeria algum tipo de inseminação, e que a matéria putrefata servia apenas de ninho ou de alimento para as larvas. Redi realizou, então, seus famosos experimentos, mostrando que de fato os ovos encontrados em carne em decomposição haviam sido deixados no local por moscas. (RUMJANEK, 2009, p. 49).
Pode-se considerar como uma importante consequência dos experimentos clássicos realizados por Francesco Redi, a
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNINORTE)
Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/historia/millikan.html. Acesso em: 15 set. 2014. Adaptado.
A figura representa um esquema simplificado da montagem experimental utilizada por Millikan para determinar o valor da carga de um elétron. Pela ação de um nebulizador, gotículas de óleo são produzidas e lançadas na câmara superior do dispositivo, e algumas dessas gotículas, por meio de um pequeno orifício, passam para a região entre as placas, submetidas a uma ddp. Considerando-se cada gotícula como uma esfera homogênea de raio R e densidade μ e sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a g, que a diferença de potencial que mantém a gotícula em equilíbrio estático na região entre as placas – separadas por uma distância d – é igual a U, e desprezando-se a resistência do ar, pode-se afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
“Somos todos cyborgs”
O celular e o computador já são parte de nossa mente, diz o filósofo. No futuro, serão implantados no corpo
Embora use computador e um iphone, o filósofo britânico Andy Clark, de 51 anos, diz ser um adepto de lápis e papel para escrever seus trabalhos. Mesmo não sendo grande fã de novas tecnologias, ele se considera um cyborg. Não igual aos de filmes de ficção, que incorporam sistemas eletrônicos ao corpo para aumentar a capacidade de pensar ou o alcance dos sentidos. Clark diz ser um cyborg na medida em que todos os seres humanos são. De acordo com sua teoria, nascemos com a capacidade de criar dispositivos para guardar informações e para processá- las fora do cérebro. Por isso, a mente de cada pessoa estaria espalhada pelos cadernos, arquivos de computador e aparelhos de celular usados no dia a dia. “A mente extrapola nosso corpo. Está difusa pelo mundo”, diz.
ÉPOCA – O que o senhor quer dizer quando afirma que somos cyborgs?
Andy Clark – Nós já somos um pouco cyborgs. Não aqueles de ficção científica, que são feitos de uma mistura de tecido biológico com sistemas computacionais de última geração. Não temos fios e microchips em nosso corpo nem nosso cérebro funciona como um computador. Somos cyborgs por natureza no sentido de que temos uma simbiose com a tecnologia, uma interação muito estreita com dispositivos que inventamos para facilitar nossa vida. Da mesma maneira como você pode incorporar a seu corpo uma estrutura para funcionar como parte dele – é o que acontece quando você se torna muito bom em usar uma raquete de tênis, por exemplo –, podemos usar dispositivos que aumentem nossa capacidade mental. Nós criamos sistemas para que o cérebro tenha o menor trabalho possível.
CLARK, Andy. Somos todos cyborgs. Época, São Paulo: Globo, n. 580, p. 114, jun. 2009.
Na entrevista acima, o filósofo britânico Andy Clark comprova seu ponto de vista de que somos todos cyborgs ao argumentar que
- História - Fundamental | 04. Quem Trabalha na Comunidade
Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/Image/ascom/noticias/imagem_charge_0.jpg>. Acesso em: 19 nov. 2015.
No passado, o trabalhador passava horas no campo ou nos locais de trabalho no intuito de conseguir um dinheirinho para se sustentar. Com a industrialização, muitos vieram em busca de melhorias. Entretanto, as condições de trabalho eram muito precárias. As primeiras máquinas utilizadas na produção fabril eram experimentais e, em razão disso, os acidentes de trabalho eram comuns. Os operários, desprovidos de equipamentos de segurança, sofriam com constantes explosões e mutilações. Não recebiam nenhum suporte de assistência médica, nem seguridade social. Enfrentavam calor, frio, horas intermináveis de trabalho e salário indigno. Havia àqueles que não se sujeitavam ser empregados e montavam seu próprio negócio como os mascates, sapateiros, alfaiates. Seu salário dependia de sua clientela e de sua produtividade.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2011/04/evolucao-das-relacoes-trabalhistas>. Fragmentos. Acesso em: 19 nov. de 2015.
1. Atualmente, as relações trabalhistas (patrão e empregado) permanecem da mesma maneira que no passado? Explique.
2. Quais as principais necessidades que um empregado, nos dias de hoje, tem?
3. Quais são os principais direitos de um trabalhador?
- Geografia - Fundamental | 03. A divisão política e regional do brasil
Leia o texto para responder à questão.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil é dividido em cinco grandes regiões, como é mostrado no mapa a seguir.
Disponível em: http://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Forma%C3%A7%C3%A3o_Intermedi%C3%A1ria/Geografia/Regi%C3%B5es_do_Brasil/Regi%C3%A3o_Sudeste. Acesso em: 03 nov. 2011.
(A) Identifique as regiões representadas no mapa pelo número:
1______________________________________.
2______________________________________.
3______________________________________.
4______________________________________.
5______________________________________.
(B) De acordo com o mapa responda:
1 - A região que possui o maior número de estados é a ______________________.
2 - A região que possui a maior área e a __________________________.
3 - A região que possui a menor área e menor número de estados é a ________________.
4 - A região na qual se localiza o estado em que você mora é a ____________________.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
O texto a seguir informa sobre o primeiro videogame criado pelo homem. Leia-o e resolva as questões.
COMO FOI INVENTADO O VIDEOGAME?
O primeiro joguinho do gênero surgiu em 1961, quando o celebre Massachutts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, recebeu o que era então o computador mais moderno do planeta: o PDP_1 (Programmed Data Processor – 1), do tamanho de uma geladeira. Só de brincadeira, para testar os limites da máquina, o estudante Steve Russel criou o jogo Spacewar, simulando uma batalha entre duas naves espaciais. Esse game pioneiro nunca foi comercializado, mas se espalhou por centenas de computadores. Entre seus fãs, estava Nolan Bushnell, estudante de engenharia do Estado de Utah, que também trabalhava em um parque de diversões. Em 1971, Buschell produziu um jogo parecido, batizado de Pong, em que as naves davam lugar a duas raquetes e uma bola, numa espécie de pingue-pong virtual.
Com a madeira de alguns caixotes, o inventor construiu um gabinete tosco e colocou a engenhoca, operada por moedas de 25 centavos, em um bar local. Em dois dias, a máquina quebrou, pois o cofre de moedas, de tão cheio, havia entupido. Buschnell fundou, então, a Atari – empresa que dominaria o mercado de jogos eletrônicos até a primeira metade da década de 80 –, vendendo mais de 1500 máquinas de Pong em menos de um ano.
Como o videogame foi inventado. Revista Superinteressante. Ago. de 2011.
Explicite o tempo e o modo em que se encontram os verbos sublinhados no texto “Como foi inventado o videogame”. Justifique o uso desses tempos e modos verbais no texto.