(UNIT) Um trem está se deslocando a uma velocidade de 54 km/h e se aproxima de um homem em repouso na estação de trem, quando toca a sua buzina, cuja frequência é de 500,0 Hz.
Considerando-se que não há vento e que a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s, conclui-se que a frequência percebida pelo homem, em Hz, é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Em março de 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reajustou os valores de bolsas de estudo concedidas a alunos de iniciação científica, que passaram a receber R$ 360,00 mensais, um aumento de 20% com relação ao que era pago até então. O órgão concedia 29 mil bolsas de iniciação científica até 2009, e esse número aumentou em 48% em 2010.
O Globo. 11 mar. 2010.
Caso o CNPq decidisse não aumentar o valor dos pagamentos dos bolsistas, utilizando o montante destinado a tal aumento para incrementar ainda mais o número de bolsas de iniciação científica no país, quantas bolsas a mais que em 2009, aproximadamente, poderiam ser oferecidas em 2010?
- Inglês - Fundamental | 04. Aprendendo a Contar em Inglês
Texto base:
TIME FOR KIDS, page 3, January 2012, Vol. 2 No 9, USA. The 2nd grade helped the community. The picture graph shows how they help.
Enunciado:
How many kids painted a mural? _______________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia o poema.
Vício na fala
Oswald de Andrade
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados
No poema, o uso dos termos “mio”, “mió”, “pió”, “teia” e “teiado” tem como finalidade:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(FUVEST 2020 1º FASE) Analise o esquema de uma célula adulta.
As estruturas I, II, III e IV caracterizam‐se pela presença, respectivamente,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I
Hábito de leitura cai no Brasil, revela pesquisa
O brasileiro está lendo menos. É isso que revela a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011. A redução da leitura foi medida até entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar. Em 2011, crianças com idades entre 5 e 10 anos leram 5,4 livros, ante 6,9 registrados no levantamento de 2007. O mesmo ocorreu entre os pré-adolescentes de 11 a 13 anos (6,9 ante 8,5) e entre adolescente de 14 a 17 (5,9 ante 6,6 livros). O levantamento reforça um traço já conhecido entre os brasileiros: o vínculo entre leitura e escolaridade. Entre os entrevistados que estudam, o percentual de leitores é três vezes superior ao de não leitores (48% vs. 16%). Já entre aqueles que não estão na escola, a parcela de não leitores é cerca de 50% superior ao de leitores: 84% vs. 52%. (...) Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/habito-de-leitura-no-brasil-cai-ate-entre-criancas>. Acesso em: 3 nov.2014. (Fragmento) Texto II Disponível em: <http://www.desistirnunca.com.br/as-vezes-voce%CC%82-pega-um-livro/>. Acesso em: 03 nov. 2014.
Enunciado:
Os textos acima pertencem a gêneros distintos, mas há uma proximidade entre eles no que diz respeito