Uma análise criteriosa do desempenho de Usain Bolt na quebra do recorde mundial dos 100 metros rasos mostrou que, apesar de ser o último dos corredores a reagir ao tiro e iniciar a corrida, seus primeiros 30 metros foram os mais velozes já feitos em um recorde mundial, cruzando essa marca em 3,78 segundos. Até se colocar com o corpo reto, foram 13 passadas, mostrando sua potência durante a aceleração, o momento mais importante da corrida. Ao final desse percurso, Bolt havia atingido a velocidade máxima de 12 m/s.
Disponível em: http://esporte.uol.com.br Acesso em 5 ago. 2012 (adaptado)
Supondo que a massa desse corredor seja igual a 90kg, o trabalho total realizado nas 13 primeiras passadas é mais próximo de
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UDESC) A prednisona, cuja estrutura é mostrada abaixo, é um anti-inflamatório amplamente empregado. É um composto de origem sintética e pertence à classe dos esteroides.
Com relação à estrutura da prednisona, analise as proposições.I. Apresenta a fórmula molecular C21H22O5.
II. Possui apenas sete carbonos com configuração sp.
III. Realiza ligação de hidrogênjo entre suas moléculas.
IV. Apresenta em sua estrutura a função cetona e a função ácido carboxílico.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST 2020 1ª FASE) Para exemplificar probabilidade, um grupo de estudantes fez uma atividade envolvendo química, conforme o procedimento descrito.
Cada estudante recebeu um recipiente contendo 800 mL de água destilada com algumas gotas do indicador de pH alaranjado de metila e soluções de HCl e NaOH em diversas concentrações.
Cada estudante deveria jogar apenas uma vez dois dados, um amarelo e um vermelho, ambos contendo os números de 1 a 6.
- Ao jogar o dado vermelho, o estudante deveria adicionar ao recipiente 100 mL de solução do ácido clorídrico na concentração 10–n mol/L, sendo n o número marcado no dado (por exemplo, se saísse o número 1 no dado, a solução seria de 10–1 mol/L, se saísse 6, a solução seria de 10–6 mol/L).
- Ao jogar o dado amarelo, o estudante deveria executar o mesmo procedimento, mas substituindo o ácido por NaOH, totalizando assim 1,0 L de solução.
- O estudante deveria observar a cor da solução ao final do experimento.
A professora mostrou a tabela com alguns valores de pH resultantes conforme os números tirados nos dados. Ela pediu, então, aos estudantes que utilizassem seus conhecimentos e a tabela para prever em quais combinações de dados a cor final do indicador seria vermelha.
Número tirado nos dados
Dado amarelo (adição de base)
1
2
3
4
5
6
Dado vermelho
(adição de ácido)
1
7,0
2,1
2,0
2
3,1
3
7,0
4,1
4
7,0
5
11,9
8,9
6
7,9
7,0
A probabilidade de, após realizar o procedimento descrito, a solução final preparada por um estudante ser vermelha é de:
Note e adote:
- Considere a seguinte relação entre pH do meio e coloração do indicador alaranjado de metila:
Menor que 3,3
3,3 a 4,4
Maior que 4,4
Vermelho
Laranja
Amarelo
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(IFSC) Em uma noite de festa da Oktoberfest, foram vendidos 10 mil tickets de lanches, sendo que a pessoa poderia escolher uma opção entre cachorro-quente ou pastel. De acordo com a organização, a quantidade de cachorros-quentes vendidos foi o triplo da quantidade de pastéis. Nesse caso, é CORRETO afirmar que foram vendidos:
- Física
No dia 15 de fevereiro de 2014, em Donetsk, na Ucrânia, o recorde mundial de salto com vara foi quebrado por Renaud Lavillenie com a marca de 6,16m Nesse tipo de salto, o atleta realiza uma corrida e utiliza uma vara para conseguir ultrapassar o “sarrafo” – termo utilizado para se referir à barra horizontal suspensa, que deve ser ultrapassada no salto.Considerando que ele ultrapassou o sarrafo com uma velocidade horizontal da ordem de 1cm/s fruto das transformações de energia ocorridas durante a prova, tem-se que, após perder o contato com a vara, no ponto mais alto de sua trajetória, a energia mecânica associada ao atleta era:
- Arte | 1. Introdução
TEXTO I
As imagens da gruta de Chauvet-Pont dArc, descobertas em 1994, na França, revelam representações feitas há 36 mil anos – a primeira manifestação daquilo que conhecemos como arte. O que se sabe é que os “artistas” primitivos dedicaram muito tempo para criar uma arte que intrigaria o futuro. As telas e os murais eram as paredes. Os afrescos, alguns com dez metros de comprimento, registram impressões da alvorada do homem, anseios e medos. Para gravá-los, usaram carvão, argila vermelha e pigmentos. Entre os volumes das paredes, nas saliências e reentrâncias, vislumbraram relevos e perspectivas para representar a musculatura das figuras, recriando o movimento e a ação dos personagens. Toscos que fossem, eram inovadores: fizeram muito mais do que contar histórias.
Disponível em: www.revistaplaneta.com.br. Acesso em: 16 fev. 2021.
TEXTO II
Pintura rupestre na caverna Chauvet, no sul da França.
Na pintura rupestre da caverna de Chauvet, o “fizeram muito mais do que contar histórias” a que se refere o Texto I, manifesta-se na