(UEFS)
A figura representa um sistema de saneamento com instalações sanitárias, coleta, tratamento e disposição final adequada do esgoto, em que não se registra a presença de micro-organismos patogênicos na água do córrego, que serve como fonte de abastecimento humano.
Com base nos conhecimentos acerca dos grupos de doenças relacionadas com água contaminada e ausência de rede de esgotos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Leia o texto a seguir.
Na presidência, Campos Sales implementou a chamada “política dos estados” – concretização peculiar do federalismo – , que ficou conhecida pelo nome de “política dos governadores”. Com o abandono em que viviam as populações interioranas, submetidas ao coronelismo e ao banditismo que se graçavam e desgraçavam nos sertões brasileiros, a soberania dos estados apenas propiciou o fortalecimento e a impunidade dos velhos oligarcas.
LUSTOSA, Isabel. História de presidentes: a República no Catete (1897-1960).
Rio de Janeiro: Agir, 2008. p. 42.
Durante a chamada República Velha, o presidente que tentou acabar com a “política dos governadores” foi
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Apresente para a turma exemplos de fotografias surrealistas como as dos exemplos a seguir;
- Os alunos poderão formar grupos de até quatro componentes para criar, por meio da manipulação digital ou manual de imagens, novos sentidos para objetos ou cenas do cotidiano, como nos processos surrealistas;
- As montagens podem ser feitas em programas de editoração de imagem, como o software GIMP, ou mesmo com recorte e colagem de revistas, podendo ser melhorados com lápis de cor, canetinha, por exemplo.
Imagens e artistas sugeridos:
- Dariusz Klimczak – Montagens digitais
Figura 19 - Imagens de fotomontagens de Dariusz Klimczak. Disponíveis em: http://www.boredpanda.com/surreal-photo-manipulation-dariusz-klimczak/. Acesso em: 28 fev. 2017.
2. John Heartfield – Montagens analógicas
Figura 20 - Imagens de fotocolagens de John Heartfield. Disponível em: http://www.johnheartfield.com/John-Heartfield-Exhibition/john-heartfield-art. Acesso em: 01 mar. 2017.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho escrito pelo historiador Eric Hobsbawm. A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 262-263. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, relacione a Primeira Guerra Mundial com a situação da Rússia naquele contexto.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Leia o texto:
Do mesmo modo que em outros ramos industriais, a indústria cultural transforma matéria-prima em mercadorias, criando novos padrões de consumo, voltados para atender às demandas de um determinado público-alvo.
TERRA, Lygia; ARAUJO, Regina; GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia do Brasil. São Paulo: Moderna, 2009. p.134.
Em relação ao monopólio da informação no Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Existe a concentração da veiculação dos produtos culturais nas mãos de poderosos grupos empresariais.
( ) As concessões de rádio e TV têm sido utilizadas como moeda de troca nas negociações que estabelecem alianças políticas.
( ) Os grandes grupos econômicos puderam, por meio de investimentos no controle das inovações tecnológicas em comunicações, ampliar espacialmente sua influência, ditando novos padrões de consumo.
A sequência correta é
- Matemática | 1.08 Potenciação
(CEFET-RJ) Alex, Beatriz e Camila foram convidados a fazerem afirmações sobre o número N = 250 + 420.
- Alex afirmou que N é múltiplo de 8;
- Beatriz afirmou que metade de N é igual a 225 + 410;
- Camila afirmou que N é par.
Quantas das afirmações feitas pelos participantes são verdadeiras?