(FITS)
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(UFSJ) Os silicones têm um grande número de aplicações médicas por serem quimicamente inertes, hidrofóbicos e resistentes ao calor. No entanto, ocorreram problemas com as próteses mamárias da empresa francesa PIP (Poly Implants Prothèses), contendo silicone de consistência mais líquida, que foram implantadas dentro de bolsas de poliuretano em várias mulheres Brasileiras. Por se romperem com facilidade, essas próteses vêm ocasionando respostas imunológicas graves.
Em relação aos silicones, é CORRETO afirmar que:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UPF) Isaac Newton é reconhecido como um dos grandes gênios da humanidade. Em sua lápide, na Abadia de Westminster, em Londres, está escrito: “Disse Deus ‘Faça-se Newton’ e houve luz nas jazidas”. Dentre suas contribuições para o desenvolvimento da Física, estão os estudos relacionados à dispersão da luz do Sol ao atravessar um prisma de vidro. Nessas condições, ocorre a decomposição da luz branca nas várias cores.
Com relação ao fenômeno de dispersão da luz branca, analise as informações a seguir.
I. O arco-íris aparece quando os raios de luz branca incidem em gotículas de água presentes na atmosfera.
II. A cor que sofre menor desvio quando a luz branca atravessa um prisma de vidro é a vermelha.
III. A frequência das cores que compõem a luz branca não sofre alteração ao atravessar um prisma.
IV. No interior de um prisma de vidro, as diversas cores que compõem a luz branca apresentam velocidades de propagação diferentes.
Está correto o que se afirma em:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
L eia os textos a seguir:
Eu acredito, firmemente, que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da era Vargas – ao seu modelo de desenvolvimento autárquico e ao seu Estado intervencionista.
Discurso de despedida do então senador Fernando Henrique Cardoso, após a confirmação de seu nome como presidente eleito, 14 dez. 1994. Disponível em www.planalto.gov.br. Acesso em 16 nov. 2015.
“Inegavelmente, se Getúlio Vargas não tivesse feito nada neste país, além da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), ele já teria sido o presidente que tirou toda uma nação de um estágio de semiescravidão para torná-los cidadãos com direitos. [...] Foi durante a Era Vargas que se criou [...] a Petrobras, que se criou a Companhia Siderúrgica Nacional, que se criou a Companhia Vale do Rio Doce, que se criou o Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que se criou o Instituto do Livro”.
Discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Rio Grande do Sul, em cerimônia de lançamento do PAC, 24 de ago. 2007. Disponível em: <globo.com>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Em seus discursos os ex-presidentes brasileiros, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva evocam a memória de Getúlio Vargas e demonstram que seu governo
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
A língua ticuna é o idioma mais falado entre os indígenas brasileiros. De acordo com o pesquisador Aryon Rodrigues, há 40 mil índios que falam o idioma. A maioria mora ao longo do Rio Solimões, no Alto Amazonas. É a maior nação indígena do Brasil, sendo também encontrada no Peru e na Colômbia. Os ticunas falam uma língua considerada isolada, que não mantém semelhança com nenhuma outra língua indígena e apresenta complexidades em sua fonologia e sintaxe. Sua característica principal é o uso de diferentes alturas na voz.
O uso intensivo da língua não chega a ser ameaçado pela proximidade de cidades ou mesmo pela convivência com falantes de outras línguas no interior da própria área ticuna: nas aldeias, esses outros falantes são minoritários e acabam por se submeter à realidade ticuna, razão pela qual, talvez, não representem uma ameaça linguística.
Língua Portuguesa, n. 52, fev. 2010 (adaptado).
TEXTO II
Riqueza da língua
“O inglês está destinado a ser uma língua mundial em sentido mais amplo do que o latim foi na era passada e o francês é na presente", dizia o presidente americano John Adams no século XVIII. A profecia se cumpriu: o inglês é hoje a língua franca da globalização. No extremo oposto da economia linguística mundial, estão as línguas de pequenas comunidades declinantes. Calcula-se que hoje se falem de
Veja, n. 36, set. 2007 (adaptado).
Os textos tratam de línguas de culturas completamente diferentes, cujas realidades se aproximam em função do(a):
- História
Eis dois homens à frente: um, que quer servir; o outro, que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece “o homem” de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes – muito simples e, por isso mesmo, eminentemente adequados para impressionar espíritos tão sensíveis às coisas – os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.
(Marc Bloch. A sociedade feudal, 1987.)
O texto e a imagem referem-se à cerimônia que