A escolha de uma determinada substancia para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substancias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.
Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substancia mais eficiente para a obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o:
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Plants not only remember when you touch them, but they can also make risky decisions that are as sophisticated as those made by humans, all without brains or complex nervous systems.
Researchers showed that when faced with the choice between a pot containing constant levels of nutrients or one with unpredictable levels, a plant will pick the mystery pot when conditions are sufficiently poor.
In a set of experiments, Dr. Shemesh, from Tel-Hai College in Israel, and Alex Kacelnik, from Oxford University, grew pea plants and split their roots between two pots. Both pots had the same amount of nutrients on average, but in one, the levels were constant; in the other, they varied over time. Then the researchers switched the conditions so that the average nutrients in both pots would be equally high or low, and asked: Which pot would a plant prefer?
When nutrient levels were low, the plants laid more roots in the unpredictable pot. But when nutrients were abundant, they chose the one that always had the same amount.
The New York Times, June 30, 2016. Adaptado.
(FUVEST 2017 1° FASE) De acordo com os experimentos relatados no texto, em condições adversas, as plantas de ervilha priorizaram o crescimento de raízes nos vasos que apresentaram níveis de nutrientes
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Celina Guimarães Viana nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e marcou história pela sua luta entre a igualdade entre os sexos. Na época em que viveu, ela não tinha o direito de eleger seus líderes, ou seja, o voto era um direito só dos homens. Daí, sabe o que ela fez? O maior rebuliço, e acabou conseguindo votar em 1928, quando já tinha 48 anos. Além disso, ela batalhou para que a punição física fosse abolida de dentro das escolas e incentivou que a educação, a criatividade e os esportes andassem sempre lado a lado!
Disponível em: <www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/mulheres-que-marcaram-a-historia>.
Considera-se que, em uma república, os representantes do povo na política sejam escolhidos pelo próprio povo, por meio de eleições. Porém, mesmo tendo sido a República proclamada no Brasil em 1889, no caso de Celina Guimarães Viana por muito tempo ela não conseguiu exercer esse direito, como diz no texto.
Por qual razão Celina Guimarães Viana não conseguiu exercer o direito de voto no Brasil por tanto tempo?
- História | 4. Patrimônio Cultural
O Baile Charme, uma das mais conhecidas manifestações culturais do povo carioca, fica cadastrado como bem cultural de natureza imaterial da cidade. O decreto considera o Baile Charme uma genuína invenção carioca, e destaca a riqueza de sua origem na musicalidade africana, que abriga ritmos como o soul, ofunk e o rythim’n blues, da fonte norte-americana, e o choro, o samba e a bossa-nova, criações nascidas no Rio. O Baile Charme é cultuado, principalmente na Zona Norte da cidade, seja em clubes, agremiações recreativas e espaços públicos como a área do Viaduto de Madureira.
Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).
Segundo o texto, o cadastramento do Baile Charme como bem imaterial da cidade do Rio de Janeiro ocorreu porque essa manifestação cultural
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Retroprojetor
- Canetas para retroprojetor
- Tesoura e Cola
- Lápis e borracha
- Papel A4 e giz de cêra
Desenvolvimento:
O céu sempre foi objeto de investigação do homem. Seus mistérios, a manifestação das forças da natureza, a presença dos deuses, tudo isto nutriu e ainda nutre a imaginação humana de histórias. Assim como observamos as nuvens e encontramos nelas formas diversas que nos fazem contar histórias, os antigos observavam as estrelas e construíam histórias sobre o mundo visível e invisível.
Os estudos sobre o céu desencadearam as maiores revoluções no pensamento humano! Grandes nomes como os de Galileu, Copérnico, Kepler e Ptolomeu permeiam as histórias míticas sobre o universo, aproximam o desconhecido do pensamento racional enquanto mantém acesos os mistérios do imaginário humano.
As Constelações, conjunto de estrelas agrupadas no céu, são resultantes de formas imaginadas por Ptolomeu a partir da junção de pequenos pontos (as estrelas) que unidos por linhas se transformam em figuras, na maioria míticas.
Ptolomeu, pensador egípcio, registrou suas descobertas em um livro denominado Almagesto por volta do ano II d.C. E quanto a nós? Vamos criar constelações?
Caro professor, você poderá iniciar este trabalho pedindo aos alunos que façam uma pequena pesquisa sobre as constelações e tragam imagens a respeito das mesmas. Veja abaixo como é curioso observar que, por mais que os pontos ligados entre si se aproximem da imagem, havia outros interesses na composição da referência das mesmas, concorda? O que elas podem nos dizer?
Constelação de Centauro
Outra maneira de complementar a sensibilização dos alunos seria contar-lhes uma história mítica vinculada a uma constelação ou até mesmo preparar imagens para projeção em data-show. Após a sensibilização entregar a eles as transparências com uma canetinha e pedir a eles que, colocando-a sobre a constelação que tem em mãos, façam o desenho da mesma. Em seguida ligar o retroprojetor e transformar a sala num grande jogo de constelações possibilitando experiências diversas com os alunos que poderão ser fotografadas para uma bela exposição.
Observações:
Outras possibilidades de finalização são viáveis para esta atividade:
- Recortar as transparências usando-as para frotagem das imagens em papéis ou um grande painel de frotagens e pontos.
- Orientar os alunos para que, em grupo e sobrepondo as transparências umas sobre as outras, criem seus próprios desenhos a partir destas fusões.
- Distribuir o papel branco e pedir que fechem os olhos e desenhem pontos aleatórios sobre ele. Trocar com o colega o papel e descobrir neste céu de pontos uma constelação.
Referências:
- Sobre Ptolomeu:
- Lista de Constelações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_constela%C3%A7%C3%B5es
- Sobre Constelações:
astro.if.ufrgs.br/const.htm;
www.brasilescola.com › Física;
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UFU) Quatro amigas brasileiras marcaram uma viagem para o Peru, onde pretendem conhecer e escalar diversas montanhas. Para se assegurarem de suas condições de saúde, submeteram-se a diversos exames, entre eles um hemograma. Os resultados encontram-se na tabela a seguir, na qual também constam os valores de referência das hemácias, leucócitos e plaquetas.
A amiga que terá problemas com a altitude, segundo o hemograma, é