(UEFS) Considere uma fonte de ondas que realiza um movimento vibratório, obedecendo à função y = 4 cosπt, com as posições medidas em centímetro e o tempo em segundo.
Sabendo-se que a onda se propaga com comprimento de onda, λ, igual a 2,0.10-2 m, e que a fase inicial, φ0 , é igual a zero, a propagação dessa vibração, em um meio homogêneo e elástico, nas mesmas unidades de medida da função da fonte, é representada pela equação
Questões relacionadas
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
Sabendo que a função trabalho do zinco metálico é 5,82 x 10-19 J, assinale a opção que apresenta a energia cinética máxima, em joules, de um dos elétrons emitidos, quando luz de comprimento de onda igual a 140 nm atinge a superfície do zinco.
- Biologia | 10.5 Cordados
(FUVEST 2015 1ª FASE) Considere a árvore filogenética abaixo.
Essa árvore representa a simplificação de uma das hipóteses para as relações evolutivas entre os grupos a que pertencem os animais exemplificados. Os retângulos correspondem a uma ou mais características que são compartilhadas pelos grupos representados acima de cada um deles na árvore e que não estão presentes nos grupos abaixo deles.
A presença de notocorda, de tubo nervoso dorsal, de vértebras e de ovo amniótico corresponde, respectivamente, aos retângulos
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Felipe escolheu uma das figuras que estão a seguir para usar como símbolo em uma brincadeira. Se ele escolheu o símbolo que tem a tira preta dividindo a figura em partes simétricas, qual a figura que Felipe escolheu?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNICENTRO)
A tabela mostra a variação da densidade, de algumas soluções de cloreto de sódio, com a concentração.Como outras propriedades específicas da matéria, a densidade é utilizada para a identificação de substâncias químicas e de misturas.Considerando-se essas informações e os dados da tabela, é correto afirmar:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UNESP) Leia o texto e observe o mapa para responder à questão a seguir.
Nem existia Brasil no começo dessa história. Existiam o Peru e o México, no contexto pré-colombiano, mas Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Canadá, não. No que seria o Brasil, havia gente no Norte, no Rio, depois no Sul, mas toda essa gente tinha pouca relação entre si até meados do século XVIII. E há aí a questão da navegação marítima, torna-se importante aprender bem história marítima, que é ligada à geografia. [...] Essa compreensão me deu muita liberdade para ver as relações que Rio, Pernambuco e Bahia tinham com Luanda. Depois a Bahia tem muito mais relação com o antigo Daomé, hoje Benin, na Costa da Mina. Isso formava um todo, muito mais do que o Brasil ou a América portuguesa. [...]
Nunca os missionários entraram na briga para saber se o africano havia sido ilegalmente escravizado ou não, mas a escravidão indígena foi embargada pelos missionários desde o começo, e isso também é um pouco interesse dos negreiros, ou seja, que a escravidão africana predomine. [...] A escravização tem dois processos: o primeiro é a despersonalização, e o segundo é a dessocialização.
(Luiz Felipe de Alencastro. Entrevista a Mariluce Moura. “O observador do Brasil no Atlântico Sul”. In: Revista Pesquisa Fapesp, no 188, outubro de 2011.)
A “despersonalização” e a “dessocialização” dos escravizados podem ser associadas, respectivamente,