(UNIPÊ) A natureza deu ao homem um instrumento óptico, que é o olho. Ele possui uma lente, o cristalino, que é atravessada pela luz, focalizando-a na retina, onde se forma a imagem. Mas os olhos podem ter imperfeições, que nos impedem de distinguir, muitas vezes, coisas próximas, e não possuem alcance suficiente para observar com detalhes coisas distantes.
Com base nos conhecimentos da Óptica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
As atividades científicas não são inteligíveis quando separadas de suas situações sócio-históricas, dos valores incorporados nelas, e dos seus lugares no mundo da vida, isto é, o mundo como encontrado, sentido, com o qual interagimos, descrito em linguagem, representado e transformado em arte, comunicado e avaliado no curso da vida diária.
LACEY, H.; MARICONDA. P. O modelo das interações entre atividades científicas e os valores. Scientize studio, São Paulo, v. 12, n. 4, 2014. p. 643-644.
O texto se relaciona à ideia de que o(a)
- Química | 2.3 Termoquímica
(IFBA) Para transformar grafite em diamante, é preciso empregar pressão e temperatura muito elevadas, em torno de 105 atm e 2000° C. O carbono precisa ser praticamente vaporizado e, por isso, apesar de o processo ser possível, é difícil. Consideremos, então, as entalpias de combustão do grafite e do diamante:
I. C(grafite) + O2(g) →CO2(g) ΔH = – 394 kJ II. C(diamante) + O2(g) →CO2(g) ΔH = – 396 kJ
Quantos KJ são necessários para transformar grafite em diamante?
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A invasão
A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível.
Desconfio que o que salvará o livro será o supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética, do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores.
VERÍSSIMO, L. F. O Estado de S. Paulo, 31 maio 2015.
O texto é uma crônica de Luiz Fernando Veríssimo, publicada em 2015 no jornal O Estado de S. Paulo. Com a frase final do texto, o cronista sugere que
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Leia o texto a seguir.
Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada da Igreja Católica, colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm>. Acesso em 29 out. 2014 (fragmento)
Apresente dois argumentos que justifiquem a afirmativa do texto sobre a Igreja concentrar saber e poder, durante a Idade Média.
- História | 3.3 Populista
(FEEVALE) “Assim, meus amigos, meus conterrâneos e patrícios ficarão sabendo por que esta rádio silenciou. Foi porque ela foi atingida pela destruição e porque isso ocorreu contra a nossa vontade. E quero vos dizer por que penso que chegamos a viver horas decisivas.”
(Disponível em: www.clicrbs.com.br
. Acesso em: 16 set. 2011.) O trecho do discurso remete ao episódio conhecido como Campanha da Legalidade, ocorrido em 1961.
Sobre a Campanha da Legalidade, são feitas algumas afirmações.
I. Pode ser compreendida como um reflexo da instabilidade política do Brasil, ocasionada pela renúncia do Presidente Jânio Quadros no ano de 1961.
II. Contou com uma rede de rádio, a chamada Voz da Legalidade, que defendia a posse do Vice-presidente João Goulart e o cumprimento da Constituição do Brasil.
III. Foi liderada por Leonel Brizola, então Governador do Rio Grande do Sul.
Marque a alternativa correta.