Leia o texto a seguir.
Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval. Na realidade, foi a instituição que sobreviveu às inúmeras mudanças ocorridas na Europa no século V e, ao promover a evangelização dos bárbaros, concretizou a simbiose entre o mundo romano e o bárbaro. Sem dúvida alguma sua estrutura fortemente hierarquizada da Igreja Católica, colaborou para que ultrapassasse todas as crises, concentrando o saber e o poder.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiag/o-poder-igreja-catolica-no-mundo-feudal.htm>. Acesso em 29 out. 2014 (fragmento)
Apresente dois argumentos que justifiquem a afirmativa do texto sobre a Igreja concentrar saber e poder, durante a Idade Média.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
- Matemática | 8.3 Combinação
Uma determinada família, constituída por um casal e outras treze pessoas adultas, decidiu viajar para comemorar as bodas de ouro do casal. Para facilitar a viagem, a família decidiu se dividir, igualmente, em três grupos, de forma que o casal viaje, necessariamente, em um mesmo grupo.
A quantidade de formas distintas em que essa família pode dividir-se seguindo a configuração especificada é dada por
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
Cientistas analisaram as medições de satélite tridimensionais de todas as geleiras de montanha do mundo e chegaram à conclusão de que as geleiras estão derretendo mais rápido do que nunca, perdendo 31% mais neve e gelo por ano do que 15 anos atrás. A culpa, afirmam os pesquisadores, é da mudança climática causada pelo homem.
As geleiras recebem uma quantidade de calor, realizando uma mudança do estado sólido para o estado líquido. Pode-se observar, durante este fenômeno, que a temperatura do gelo que compõe as geleiras
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Oficina na UFRN vai te ajudar a combater a timidez
REDAÇÃO, 20 de outubro de 2016, 10:53 am.
Falar em público pode ser um verdadeiro desafio e fazer novas amizades muito constrangedor. E até situações simples do cotidiano como pedir uma informação são dilemas enfrentados todos os dias por pessoas tímidas. Para a sociedade são antipáticos ou o que passam é encarado como bobagem. Porém, para os tímidos esses problemas trazem prejuízos para sua vida social, familiar e profissional. Buscar ajuda profissional não é um reconhecimento de fraqueza, mas um passo para uma postura de mudança.
Nesse sentido, o Programa de Enfrentamento à Timidez oferece na CIENTEC 2016 a Oficina de Enfrentamento a Timidez no dia 20/10 às 18:30 e no dia 21/10 às 13:30 na sala 27 do Departamento de Artes – DEART na UFRN.
Ela terá duração prevista para 3 horas e voltada para maiores de 16 anos. Essa atividade é coordenada pela Professora Doutora Neuciane Gomes do departamento de Psicologia da UFRN.
Disponível em: https://apartamento702.com.br. Acesso em: 15 mar. 2021.
É comum que um gênero textual faça uso de sequências tipológicas diferentes. Nesse texto informativo, compreende-se que os tipos textuais que se destacam na organização temática são
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente. É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema.
(VACCARI. 2012. p.40-45)
Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar: