O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária proeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand, 1992 (adaptado)
Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função
Questões relacionadas
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
(UECE) No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I
Coluna II
1. Cerebelo
( ) Memória
2. Córtex
( ) Equilíbrio
3. Bulbo
( ) Emoções
4. Hipotálamo
( ) Respiração
A sequência correta, de cima para baixo, é
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Ninguém vive sem ocupar espaço, sem respirar, sem alimentar-se, sem ter um teto para abrigar-se e, na Modernidade, sem o que se incorporou na vida cotidiana: luz, telefone, televisão, rádio, refrigeração dos alimentos etc. A humanidade não vive sem ocupar espaço, sem utilizar-se cada vez mais intensamente das riquezas naturais que são apropriadas privadamente.
RODRIGUES, A. M. Desenvolvimento sustentável: dos conflitos de classes para os conflitos de gerações. In: SILVA. J. B. et al. (Orgs.). Panorama da geografia brasileira. São Paulo: Annablume, 2006 (fragmento).
O texto defende que duas mudanças provocadas pela ação humana na Modernidade são o(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
No campo conservador, a perspectiva dominante era que Goulart seria uma figura perigosa. Por um lado, era malvisto dada sua condição de herdeiro do legado varguista, com tudo o que esse título implicava, ou seja, a defesa de posturas populistas, nacionalistas e simpáticas ao intervencionismo estatal. [...] Na perspectiva da direita, além do fato de ser o herdeiro político do varguismo/trabalhismo, o que já seria bastante para torná-lo persona non grata, Jango tinha outra característica particularmente ameaçadora: os laços que nutria com grupos de esquerda, notadamente o Partido Comunista. Em resumo, na ótica conservadora Goulart era um demagogo, autoritário e protetor dos comunistas. Temia-se que seu governo abrisse as portas para o fortalecimento de projetos reformistas e, no limite, revolucionários. [...] Para a esquerda, ao contrário, a imagem de Goulart era positiva. Ele era considerado um político sensível aos anseios populares e preocupado com a gravidade dos problemas sociais que dilaceravam o país.
MOTA, Rodrigo Patto Sá. Jango e o golpe de 1964 na caricatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 45.
Considerando a conjuntura política e social do governo de João Goulart,
a) explique por que ele era considerado uma “figura perigosa” por alguns setores da sociedade brasileira.
b) apresente a relação das tensões que ele viveu em sua administração ao contexto da Guerra Fria.
c) relacione esse contexto ao golpe civil-militar de 1964.
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Os processos de eletrização, em eletrostática, são aqueles por meio dos quais podemos transformar um corpo neutro em um eletrizado, isto é, em um corpo negativo ou positivo.
A respeito desses processos, pode-se afirmar corretamente que,
- História
A cidade do Rio de Janeiro foi palco de vários eventos importantes que se relacionam diretamente com o processo de desenvolvimento da luta contra as ações da ditadura entre 1964 e 1985.Apenas uma das alternativas abaixo reúne dois desses eventos, de modo CORRETO. Assinale-a.