(Unit) De acordo com as leis de Mendel, considere as proposições dadas e identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Na segunda lei, cada caráter é determinado por um par de fatores que não se segregam na formação dos gametas, indo os dois fatores para cada gameta.
( ) Na primeira lei, casos em que os genes alelos não têm relação de dominância e recessividade entre si, o heterozigoto apresenta dois fenótipos simultaneamente.
( ) Na primeira lei, na formação dos gametas, o par de fatores responsáveis por uma característica separa-se conjuntamente com outros pares de fatores.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A fotossíntese artificial é um processo químico que mimetiza a fotossíntese natural, a qual converte luz solar, água e gás carbônico em carboidratos, liberando oxigênio como subproduto. Em um dos processos de fotossíntese artificial, usa-se um dispositivo que funciona de modo análogo aos cloroplastos presentes nas folhas das plantas. Esse dispositivo utiliza catalisadores artificiais para quebrar as moléculas de água e pigmentos capazes de absorver a luz do sol, de modo similar a clorofila das plantas. A luz desencadeia a liberando de oxigênio a partir da água e promove a transferência de energia para a síntese de gás hidrogênio (H2).
Esse composto, por sua vez, pode ser usado como um combustível eficiente e que não gera poluentes quando queimado. Os produtos formados ao final da fotossíntese artificial e ao final da fotossíntese natural compartilham o fato de que ambos são
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEL) O Brasil prepara-se para construir e lançar um satélite geoestacionário que vai levar banda larga a todos os municípios do país. Além de comunicações estratégicas para as Forças Armadas, o satélite possibilitará o acesso à banda larga mais barata a todos os municípios brasileiros. O ministro da Ciência e Tecnologia está convidando a Índia – que tem experiência neste campo, já tendo lançado 70 satélites – a entrar na disputa internacional pelo projeto, que trará ganhos para o consumidor nas áreas de Internet e telefonia 3G.
(Adaptado de: BERLINCK, D. Brasil vai construir satélite para levar banda larga para todo país. O Globo, Economia, mar. 2012.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/brasil-vai-construir-satelite-para-levar-banda-larga-para-todo-pais-4439167. Acesso em: 16 abr. 2012.)
Suponha que as ondas geradas pelo satélite geoestacionário possuam uma frequência constante de 1,0 x 108 Hz e demorem 1,1 x 10-1s para percorrer a distância de 3,3.107 m entre o emissor e uma antena receptora. Com relação às ondas emitidas, considere as afirmativas a seguir.
I. Sua velocidade é de 3,0 x 108 m/s.
II. Sua velocidade é diretamente proporcional ao seu comprimento de onda.
III. Sua velocidade é inversamente proporcional à sua frequência.
IV. Seu comprimento de onda é de 3,0 x 10-3 m.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UFU) Quando ocorrem terremotos, dois tipos de onda se propagam pela Terra: as primárias e as secundárias. Devido a suas características físicas e ao meio onde se propagam, possuem velocidades diferentes, o que permite, por exemplo, obter o local de onde foi desencadeado o tremor, chamado de epicentro. Considere uma situação em que ocorreu um terremoto e um aparelho detecta a passagem de uma onda primária às 18h42min20s e de uma secundária às 18h44min00s. A onda primária se propaga com velocidade constante de 8,0 km/s, ao passo que a secundária se desloca com velocidade constante de 4,5 km/s.
Com base em tais dados, estima-se que a distância do local onde estava o aparelho até o epicentro desse tremor é, aproximadamente, de:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
A questão refere-se ao texto abaixo.
Obituario / PEDRO DE ORLÉANS E BRAGANÇA
El tío político del Rey de España
Un paradigma aristocrático
En la madrugada del jueves [27.12.2007] murió en su residencia sevillana Su Alteza Real e Imperial don Pedro de Orléans e Bragança, último jefe de la Casa de Bragança al haber sucedido en la primogenitura a su padre, don Pedro Gastón de Orléans, en 1940.
Extraordinario personaje, sin duda, este caballero inactual. Don Pedro había nacido en el castillo d'Eu, residencia de su abuela, la célebre princesa Isabel, la Redentora, nieta del último emperador, don Pedro II, la que abolió la esclavitud disparando la revolución oligárquica y favoreciendo el advenimiento de una república militarista. Don Pedro de Orléans e Bragança fue desde joven un espíritu tentado por la ciencia, en especial por la botánica, y, en el orden humano, un personaje sencillo y asequible.
Su viejo lema, EX DIGITO GIGAS (Por el dedo conoceremos al gigante), al que permaneció enigmáticamente fiel toda su vida, habla mejor que nada de su severa y exigente personalidad. Cuando en 1993 se accedió en Brasil, al fin, a cumplimentar el referéndum constitucionalmente previsto y pactado con la monarquía saliente, don Pedro supo mantenerse discretamente al margen de un acontecimiento ya sin gran sentido y, en todo caso, trucado desde hacía mucho tiempo en unas circunstancias políticas ya incompatibles con la institución. Pese a que nadie descartaba una abultada victoria de la república presidencialista, la opción monárquica sorprendió al ser defendida por cerca de seis millones de electores (el 10,4% de los votos). Don Pedro reconoció rápidamente la derrota y desautorizó a los integrantes del entonces Movimiento Parlamentarista Monárquico (MPM) a organizarse en un partido político para luchar por el regreso de la monarquía, porque defendía que la institución no podía estar inmersa en la lucha política.
Gran viajero, conocedor minucioso de su país, de su geografía y de sus gentes, aquel señor respetado por su llaneza y cercanía, con quien los vecinos de Petrópolis se habían acostumbrado a detenerse en plena calle y comentar sus avatares, gozó también de exquisita popularidad en su comarca sevillana, en especial por su estrecha vinculación con los cultos rocieros tradicionalmente tan ligados a la familia de su esposa, ella misma, como sus antepasados inmediatos, activa y popular romera hasta sus últimos años.
Se va con don Pedro toda una época y con ella desaparece el talante nobilísimo de aquellos caballeros esclavos de su dignidad, amantes entusiastas de sus tradiciones y, como en el caso presente, apasionados por un saber científico y humano que nunca dejaron de cultivar. Un caballero inactual, hay que repetirlo, y todo un paradigma aristocrático merecedor, desde luego, de tiempos y circunstancias mejores.
GOMEZ, José. El tío político del Rey. El Mundo. Madri, 10 set. 2008. Disponível em: <http://www.elmundo.es>. Acesso em: 10 mar. 2009. (Adaptado).
El resultado obtenido en el referéndum de 1993 mencionado en el texto, llevó a don Pedro de Orléans e Bragança a
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.
HEGEL. G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socrática: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural. 2000 (adaptado).
O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)