(UEFS)
C (s) + O2(g) → CO2 (g) ΔH° = − 408 kJ.mol−1
A análise de uma amostra de 200 g do carvão, utilizado como combustível em uma termelétrica, revelou a presença de 10%, em massa, de impurezas não combustíveis.
Considerando-se essas informações e que a combustão do carvão puro está representada pela equação química, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base:
Enunciado:
Que tipo de emoção a interjeição AIII!! expressa no contexto acima?
- Ciências - Fundamental | 08. As Ideias Evolucionistas
A imagem a seguir mostra parte da relação evolutiva entre os primatas.
Disponível em: <http://marianaideiasforadacaixa.files.wordpress.com/2010/10/evolucao-humana-evolucao-do-homem-imagens-australopithecus-ramapithecus-hominideos1.jpg>. Acesso em: 14 out. 2014.
O ancestral comum e imediato aos chimpanzés e aos homens habitou o planeta em um passado distante, no intervalo de tempo, em milhões de anos atrás, entre
- História - Fundamental | 15. Transformações na Europa Medieval
Leia o texto abaixo.
Viver na Europa no século XIV
[...] o século XIV foi, ainda assim, dentro e fora de Inglaterra, um período de profundas tensões, convulsões e mutações de ordem demográfica, econômica, social, trabalhista, política e religiosa na Europa; fustigado* pela Peste Negra (1348-49), por insurreições populares como a Jacquerie (1358), os Ciompi (1378), os Maillotins (1382) ou a Revolta dos Camponeses (1381), por cisões religiosas e teológicas como o Grande Cisma do Ocidente (1378-1417) e o aparecimento dos lollards, a partir da década de 1370.
ALARCÃO, Miguel. Boa Londres é esta: em torno das revoltas populares de 1381 e 1383.
Disponível em: <https://run.unl.pt/bitstream/10362/14792/1/1381.pdf>. Acesso em: 18 maio 2018.
Glossário
Fustigado: maltratado; que sofreu algum castigo; que foi maltratado.
De acordo com o texto, a vida dos europeus no século XIV foi afetada por:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNEB) Astrônomos há muito procuram por um planeta que possa sustentar vida fora do Sistema Solar. Quando os relatórios começaram a chegar sobre o planeta Gliese 581g, foi como se o sonho tivesse se realizado. Cientistas, entre eles astrofísicos, combinam observações astronômicas com o que sabem sobre a vida na Terra para construir simulações ambientais em exoplanetas. Em meio à recente onda de detecção de planetas, modelos realísticos podem fornecer orientações essenciais para futuras missões à procura de sinais de vida no Universo. Recentemente, o Gliese 581g se tornou o foco principal dessa pesquisa.
A órbita praticamente circular que o planeta descreve ao redor de uma estrela anã vermelha o coloca a uma distância ideal para que a temperatura permita a existência de água líquida na superfície — característica essencial para vida. A anã vermelha, no entanto, emite apenas 1% da luz irradiada pelo Sol. Cálculos preliminares também sustentam a ideia de que um dos hemisférios de Gliese 581g está sempre voltado para a estrela, submetido a temperaturas de até 64ºC, enquanto o lado escuro tem invernos equivalentes aos dos polos terrestres.
Mas a posição de Gliese 581g ainda é uma questão em debate e poderia apresentar uma região mais propícia à vida na zona de transição, ou, como é chamada, de um “perpétuo pôr de sol”. Se essa hipótese for correta, poderão até mesmo existir plantas com uma gama de cores, como o arco-íris, com pigmentos adaptados para absorver a luz com específicos comprimentos de onda que atingem a superfície nas diferentes longitudes do planeta. (NELSON,2011, p. 10).
Com base nas informações do texto e sabendo-se que G é a constante da gravitação universal, m a massa do planeta Gliese 581g, M a massa da estrela anã vermelha, R o raio da órbita e r o raio do planeta, considerado esférico, é correto afirmar que, no planeta Gliese 581g,
- Matemática
Considere dois círculos concêntricos em um ponto O e de raios distintos; dois segmentos de reta e perpendiculares em O como na figura abaixo.
Sabendo que o ângulo mede e que o segmento mede 12 pode-se afirmar que os diâmetros dos círculos medem: