Uma alternativa encontrada nos grandes centros urbanos para se evitar que pessoas desorientadas urinem nos muros de casas e estabelecimentos comerciais é revestir esses muros com um tipo de tinta que repele a urina e, assim, “devolve a urina” aos seus verdadeiros donos. A figura a seguir apresenta duas representações para esse tipo de revestimento.
Como a urina é constituída majoritariamente por água, e levando-se em conta as forças intermoleculares, pode-se afirmar corretamente que
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 03. O Brasil e suas diferenças sociais
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
MAIS ESTUDO, MENOS VIOLÊNCIA
Monica Weinberg
Revista Veja - 09/09/2009 (...) Acaba de ser lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro um programa que promete oferecer às crianças das favelas cariocas novas perspectivas de vida, afastando-as de um cotidiano violento. (...) O Escolas do Amanhã abrange 73 favelas, 150 escolas, 108 000 alunos. Esse programa oferece o turno integral nas escolas e mantém as crianças no colégio por sete horas e meia. O Escolas do Amanhã também se destaca por sua ênfase na qualidade de ensino. Em outras palavras, sua filosofia é a de que não basta manter os alunos dentro dos muros do colégio - é preciso ensiná-los realmente. Assim, cursos adicionais como xadrez, música, dança e mecânica serão dados nas horas extras. Além disso, no novo turno, os estudantes terão reforço escolar, já que muitos não sabem sequer ler. E ainda serão supervisionados, sempre que necessário, na lição de casa. Todo o esforço é para fazer com que as crianças gostem da escola e não abandonem os estudos. Logo de saída, o programa promoveu grandes avanços na rotina de crianças como Lorrayne Pereira, 11 anos, e Jennifer Peixoto, 13, ambas moradoras da favela Cidade de Deus. O que elas costumavam fazer no tempo livre? "Via muita televisão", conta Lorrayne. "Ficava perambulando por aí. Quando ouvia barulho de tiro, voltava correndo para casa", completa Jennifer, que passou a preencher seu tempo de forma bem mais produtiva. Sem um adulto por perto, nenhum estímulo para os estudos e sob pressão para ganhar dinheiro, muitas dessas crianças começam muito cedo a trabalhar, às vezes no tráfico de drogas da favela onde moram. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/estudo-menos-violencia-favelas-carioca-498584.shtml> Acesso em 10/11/2009 - Adaptação
Enunciado:
Comparando a sua vida com a vida das crianças das favelas, que desigualdades podemos perceber?
- Ciências - Fundamental | 05.4. Tecnologia e saúde
Analise a imagem que apresenta um para-atleta com parte amputada em cada perna.
A tecnologia utilizada por esse para-atleta possibilitou que:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
A carroça sem cavalo
Conta-se que, em noites frias de inverno, descia um forte nevoeiro trazido pelo mar e, nessa noite, ouviam-se muitos barulhos estranhos. Os moradores da cidade de São Francisco, que é a cidade mais antiga de Santa Catarina, eram acordados de madrugada com um barulho perturbador. Ao abrirem a janela de casa, os moradores assustavam-se com a cena: viam uma carroça andando sem cavalo e sem ninguém puxando... Andava sozinha! Na carroça, havia objetos barulhentos, como panelas, bules, inclusive alguns objetos amarrados do lado de fora da carroça. O medo dominou a pequena cidade. Conta-se ainda que um carroceiro foi morto a coices pelo seu cavalo, por maltratar o animal. Nas noites de manifestação da assombração, a carroça saía de um nevoeiro, assustava a população e, depois de um tempo, voltava a desaparecer no nevoeiro.
Disponível em: www.gazetaonline.com.br. Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).
Considerando-se que os diversos gêneros que circulam na sociedade cumprem uma função social específica, esse texto tem por função
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Leia as informações e analise as figuras a seguir.
As formas geométricas bidimensionais e tridimensionais estão presentes em diversos trabalhos artísticos, dentre outros. Indique a seguir figura bidimensional.
- Língua Portuguesa | Habilidade 1
Querido diário
Hoje topei com alguns conhecidos meus
Me dão bom-dia, cheios de carinho
Dizem para eu ter muita luz, ficar com Deus
Eles têm pena de eu viver sozinho
[...]
Hoje o inimigo veio me espreitar
Armou tocaia lá na curva do rio
Trouxe um porrete a mó de me quebrar
Mas eu não quebro porque sou macio, viu
HOLANDA, C. B. Chico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2013 (fragmento).
Uma característica do gênero diário que aparece na letra da canção de Chico Buarque é o(a)