A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS) Quatro esferas condutoras iguais têm, respectivamente, cargas elétricas Y, Q, Q/2 e 2Q. Colocando-se todas em contato e, depois separando-as, cada uma ficou com uma carga elétrica igual a 5Q/4. Sabendo-se que as esferas trocaram cargas elétrica apenas entre si, é correto afirmar que a carga elétrica Y, da primeira carga elétrica, era igual a
- Física
(CPS) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, possuindo atualmente 158 usinas de grande porte. A energia hidrelétrica é produzida pela passagem de água por turbinas, e este tipo de geração de energia, embora menos poluente, não deixa de causar impactos negativos sobre o ambiente pois, muitas vezes, é necessário desviar cursos de rios, alagando regiões, o que provoca alterações na paisagem e na vida dos habitantes da região. Na construção das barragens das usinas hidrelétricas são utilizadas grandes quantidades de concreto. Essas barragens têm como função represar a água para que esta adquira energia potencial. No conjunto formado pela turbina e pelo gerador, ocorre a conversão de
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
O hábito cristalino é uma termo utilizado por mineralogistas para descrever a aparência típica de um cristal em termos de tamanho e forma.A granada é um mineral cujo hábito cristalino é um poliedro com 30 arestas e 20 vértices.Um mineralogista construiu um modelo ilustrativo de um cristal de granada pela junção dos polígonos correspondentes às faces.Supondo que o poliedro ilustrativo de um cristal de granda é convexo,então a quantidade de faces utilizadas na montagem do modelo ilustrativo desse cristal é igual a:
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UPE) O químico norte-americano Charles David Keeling (1928-2005) dedicou sua vida profissional à medição dos níveis de gás carbônico no ambiente, iniciada em 1954, ajudando a implantar, anos depois, um sistema de monitoramento da concentração desse gás em todo o planeta. A representação gráfica desses resultados é conhecida como curva de Keeling, em homenagem ao trabalho perseverante do cientista.
Fonte: LOPES, Sônia; ROSSO, Sérgio. Conecte Bio 1. Editora Saraiva. Adapatado
Sabe-se hoje que o CO2 é um dos principais gases do Efeito Estufa e um dos responsáveis pelas Mudanças Climáticas. Considerando essa premissa e com base no texto e no gráfico, é CORRETO afirmar que o aumento detectado pelo cientista é oriundo, principalmente, de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Antes do rompimento das relações diplomáticas com o Eixo, o Brasil de Vargas mantinha boas relações comerciais com a Alemanha e a Itália. Em 1936, Brasil e Itália firmaram um acordo para compra de submarinos italianos, que seriam pagos com algodão e outros produtos brasileiros. O exército brasileiro também importava armamentos da Alemanha nazista. Em junho de 1940, num discurso proferido a bordo do encouraçado Minas Gerais, Vargas elogiou o nacionalismo das "nações fortes", uma referência indireta às ditaduras direitistas da época. Tal discurso foi proferido para a cúpula das Forças Armadas do Brasil. No entanto, entre manter boas relações comerciais com os países do Eixo (e mesmo nutrir certa admiração por esses países) e aliar-se com eles numa guerra há enorme diferença.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/brasil-na-segunda-guerra---vargas-e-hitler-ditador-brasileiro-preferia-a-neutralidade.htm>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Ao analisar as relações internacionais brasileiras no contexto do governo de Getúlio Vargas, o autor
relativiza a importância do Brasil para o desenrolar da Segunda Guerra Mundial.