(UEFS) Após o erro do funcionário de uma maternidade, ocorreu uma troca nas pulseiras de identificação dos recém-nascidos que se encontravam no berçário. A filiação de uma recém-nascida do sexo feminino, hemofílica e com sangue tipo A é reivindicada por cinco casais, sendo que todas as cinco supostas mães são do grupo sanguíneo O.
Considerando-se os cinco casais quanto ao grupo sanguíneo paterno e ao fenótipo da hemofilia, é correto afirmar que serão os progenitores:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el mensaje a seguir y observa el uso de tengo ganas y apetece.
Disponible en: <http://www.portalesmedicos.com/foros_medicina_salud_enfermeria/ubbthreads.php/posts/142581.>. Acceso el: 03 mar. 2014.
Completa las frases con las expresiones del cuadro a seguir.
Me gusta
Tengo ganas
Me apetece
Te gusta
Quieres
A) ¿_____________________ que te arda el estómago de hambre?
B) ______________________ de comer algo que sea saludable.
C) Vamos a ayudarte a no tener hambre. ¿_____________________ esa ayuda?
D) _______________________ una ensalada poco salada.
E) _______________________ comer pastel de chocolate con fresas.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018.
Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que
- Geografia | 2. Cartografia
Analise os mapas.
Considerando as escalas utilizadas nos mapas, é correto afirmar que
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Embora particularidades na produção mediada pela tecnologia aproximem a escrita da oralidade, isso não significa que as pessoas estejam escrevendo errado. Muitos buscam, tão somente, adaptar o uso da linguagem ao suporte utilizado: "O contexto é que define o registro de língua. Se existe um limite de espaço, naturalmente, o sujeito irá usar mais abreviaturas, como faria no papel", afirma um professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Cefet-MG. Da mesma forma, é preciso considerar a capacidade do destinatário de interpretar corretamente a mensagem emitida. No entendimento do pesquisador, a escola, às vezes, insiste em ensinar um registro utilizado apenas em contextos específicos, o que acaba por desestimular o aluno, que não vê sentido em empregar tal modelo em outras situações. Independentemente dos aparatos tecnológicos da atualidade, o emprego social da língua revela-se muito mais significativo do que seu uso escolar, conforme ressalta a diretora de Divulgação Científica da UFMG: "A dinâmica da língua oral é sempre presente. Não falamos ou escrevemos da mesma forma que nossas avós". Some-se a isso o fato de os jovens se revelarem os principais usuários das novas tecnologias, por meio das quais conseguem se comunicar com facilidade. A professora ressalta, porém, que as pessoas precisam ter discernimento quanto às distintas situações, a fim de dominar outros códigos.
SILVA JR., M. G.; FONSECA, V. Revista Minas Faz Ciência, n. 51, set.-nov. 2012 (adaptado).
Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo. Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a:
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UFG) Como país sede da Copa do Mundo de 2014, o Brasil possui vários desafios, dentre os quais o de criar condições estruturais para sediar o evento. As 12 cidades sedes dos jogos, conforme tabela a seguir, estão distribuídas nas cinco regiões brasileiras e possuem diferentes colocações/níveis hierárquicos na rede urbana nacional.
Cidades dos Jogos
População
São Paulo
11 253 503
Rio de Janeiro
6 320 446
Salvador
2 675 656
Brasília
2 570 160
Fortaleza
2 452 185
Belo Horizonte
2 375 151
Manaus
1 802 014
Curitiba
1 751 704
Recife
1 537 704
Porto Alegre
1 409 351
Natal
803 739
Cuiabá
551 098
Considerando a rede urbana nacional e os dados apresentados na tabela, conclui-se que a maior parte dos jogos da Copa irão ocorrer em