(MACKENZIE) Considere a matriz Se a e b são números reais não nulos e det(M) = 0, então o valor de 14a2 – 21b2 é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La vida humana, por su naturaleza propia, tiene que
estar puesta a algo, a una empresa gloriosa o humilde, a un
destino ilustre o trivial. Se trata de una condición extraña,
[4] pero inexorable, escrita en nuestra existencia. Por un lado,
vivir es algo que cada cual hace por sí y para sí. Por otro
lado, si esa vida mía, que sólo a mí me importa, no es
[7] entregada por mí a algo, caminará desvencijada, sin tensión
y sin forma. Estos años asistimos al gigantesco espectáculo
de innumerables vidas humanas que marchan perdidas en el
[10] laberinto de sí mismas por no tener a qué entregarse. Vivir es
ir disparado hacia algo, es caminar hacia una meta. La meta
no es mi caminar, no es mi vida; es algo a lo que pongo ésta
[13] y que por lo mismo está fuera de ella, más allá. Si me
resuelvo a andar sólo por dentro de mi vida, egoístamente, no
avanzo, no voy a ninguna parte; doy vueltas y revueltas en
[16] un mismo lugar.
José Ortega y Gasset. Internet: <www.lexturalia.com> (con adaptaciones).
En el texto,
la frase “doy vueltas y revueltas en un mismo lugar” (L.15-16) es sustituible por doy vuelcos y revuelcos en un mismo sitio sin alterar el sentido ni la corrección gramatical.
- Geografia - Fundamental | 6.4 Tipos de Clima
Observe a seguir o climograma de uma cidade europeia, situada no sul do continente.
A análise do climograma permite afirmar que a vegetação predominante na região em que essa cidade está inserida é formada por:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UECE) Fatos experimentais mostram que a força de um ácido aumenta com
- a diminuição de sua cadeia carbônica;
- a substituição de um átomo de hidrogênio por um átomo de halogênio;
- o aumento da eletronegatividade do halogênio;
- a proximidade do átomo do halogênio em relação à carboxila;
- o aumento do número de hidrogênios substituídos.
Usando as informações acima, coloque os ácidos listados a seguir na ordem de suas forças, numerando-os de 1 a 5, considerando o de número 5 o mais forte e o de número 1 o mais fraco.
( ) ácido 3-bromo-hexanoico
( ) ácido 2,3-diclorobutanoico
( ) ácido 2-cloropentanoico
( ) ácido heptanoico
( ) ácido tricloacético
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto 3
Helen Morais
Inocente face do terror
De longe, uma ótima notícia. De perto, artimanha dos supermercados para cobrar pelas sacolinhas plásticas. Normalmente, o consumidor reutiliza essas sacolinhas para jogar o lixo do banheiro e da cozinha, e posteriormente no saco de lixo maior para o lixeiro levar. Agora, além de comprar os sacos de lixo grandes, comprará os pequenos. E o planeta vai continuar no sufoco. Não matou o problema na raiz. Tem de haver coleta seletiva de lixo em todas as ruas da cidade.
(Disponível em: <http://vamostiraroplanetadosufoco.org.br/participe-das-midias-sociais-da--campanha/#.T0hLUYcgeLE>. Acesso em: 26 fev. 2012.)
Texto 4
Lixeira de jornal
Com o fim da sacolinha plástica nos supermercados, a Folhinha ensina uma alternativa para a lixeira.
Material
De uma a três folhas de jornal (das grandes, não como as da Folhinha)
Como fazer
1. Forme um quadrado: faça uma dobra na vertical, marcando a metade da página da direita.
2. Leve a ponta de baixo, da direita, até a ponta esquerda de cima formando um triângulo.
3. Dobre a ponta de baixo, à direita, até a lateral esquerda.
4. Vire a dobradura para o outro lado, escondendo a aba que você acabou de dobrar. Leve a nova ponta da direita até a lateral esquerda outra vez.
5. Para formar a “boca”, enfie uma das pontas de cima do jornal na aba dobrada por último.
6. Vire a dobradura e repita a sequência 5 com a outra ponta. Abra a “boca” e coloque na lixeira.
(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di25021208.htm>. Acesso em: 25 jan. 2012.)
Após a leitura dos textos 3 e 4, é correto afirmar que
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UECE) Atente ao seguinte excerto: “Com a expansão do humanismo, com a Reforma que em parte o assume e democratiza, e com a Contra-Reforma que não pode rejeitá-lo, mas o expurga e castiga, a teoria e a prática educativa prosseguem entre conflitos e contradições”.
MANACORDA, Mario. História da Educação. Da Antiguidade aos nossos dias”. São Paulo: Cortez, 2004, p. 203.
Dois grandes expoentes do humanismo são