(Unicentro) Considere as informações constantes da tabela I e do heredograma II.
A análise do heredograma II permite verificar a herança do sistema ABO de grupos sanguíneos em três gerações de uma família.
Com base nos conhecimentos sobre a herança do sistema ABO e na análise do heredograma, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Literatura
(UNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ão)ões a seguir, leia o excerto do "Sermão da primeira dominga do Advento" de Antônio Vieira (1608-1697), pregado na Capela Real em Lisboa no ano de 1650
Sabei cristãos, sabei príncipes, sabei ministros, que se vos há de pedir estreita conta do que fizestes; mas muito mais estreita do que deixastes de fazer. Pelo que fizeram, se hão de condenar muitos, pelo que não fizeram, todos. [...]
Desçamos a exemplos mais públicos. Por uma omissão perde-se uma maré, por uma maré perde-se uma viagem, por uma viagem perde-se uma armada, por uma armada perde-se um Estado: dai conta a Deus de uma Índia, dai conta a Deus de um Brasil, por uma omissão. Por uma omissão perde-se um aviso, por um aviso perde-se uma ocasião, por uma ocasião perde-se um negócio, por um negócio perde-se um reino: dai conta a Deus de tantas casas, dai conta a Deus de tantas vidas, dai conta a Deus de tantas fazendas1, dai conta a Deus de tantas honras, por uma omissão. Oh que arriscada salvação! Oh que arriscado ofício é o dos príncipes e o dos ministros! Está o príncipe, está o ministro divertido, sem fazer má obra, sem dizer má palavra, sem ter mau nem bom pensamento: e talvez naquela mesma hora, por culpa de uma omissão, está cometendo maiores danos, maiores estragos, maiores destruições, que todos os malfeitores do mundo em muitos anos. O salteador na charneca com um tiro mata um homem; o príncipe e o ministro com uma omissão matam de um golpe uma monarquia. A omissão é o pecado que com mais facilidade se comete e com mais dificuldade se conhece; e o que facilmente se comete e dificultosamente se conhece, raramente se emenda. A omissão é um pecado que se faz não fazendo. [...]
Mas por que se perdem tantos? Os menos maus perdem-se pelo que fazem, que estes são os menos maus; os piores perdem-se pelo que deixam de fazer, que estes são os piores: por omissões, por negligências, por descuidos, por desatenções, por divertimentos, por vagares, por dilações, por eternidades. Eis aqui um pecado de que não fazem escrúpulo os ministros, e um pecado por que se perdem muitos. Mas percam-se eles embora, já que assim o querem: o mal é que se perdem a si e perdem a todos; mas de todos hão de dar conta a Deus. Uma das cousas de que se devem acusar e fazer grande escrúpulo os ministros, é dos pecados do tempo. Porque fizeram o mês que vem o que se havia de fazer o passado; porque fizeram amanhã o que se havia de fazer hoje; porque fizeram depois o que se havia de fazer agora; porque fizeram logo o que se havia de fazer já. Tão delicadas como isto hão de ser as consciências dos que governam, em matérias de momentos. O ministro que não faz grande escrúpulo de momentos não anda em bom estado: a fazenda pode-se restituir; a fama, ainda que mal, também se restitui; o tempo não tem restituição alguma.
(Essencial, 2013. Adaptado.)
1fazenda: conjunto de bens, de haveres.
O alvo principal da crítica contida no excerto é
- História - Fundamental | 10. Sociedade Escravista e Cultura Afro-Brasileira
Observe a imagem abaixo.
A imagem representa uma estátua de Zumbi dos Palmares em Salvador. Com relação à importância de Zumbi para o movimento de resistência dos negros, pode-se afirmar que
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
(IFSUL) No quadro de transformações estruturais da Idade Moderna, a partir do século XVI, foi se consolidando uma doutrina religiosa que dizia não ser o lucro um pecado para um cristão, mas um objetivo e prova de predestinação.
Tal doutrina refere-se ao:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Considere as seguintes afirmativas:
I. A observação de um fenômeno científico pode ser explicada pela criação de uma hipótese que pode ser refutada ou confirmada. A refutação de uma hipótese por meio de experimentos pode criar novos modelos ou teorias.
II. As descobertas científicas são realizadas somente por método científico. Sendo assim, são descartadas quaisquer teorias ou hipóteses propostas ao acaso.
III. O conhecimento baseia-se na experimentação e observação. Qualquer informação gerada fora desse contexto não pode ser considerada com confiança.
Está(ão) correta(s) apenas:
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(PUC-PR) Uma carga pontual de 8µC e 2g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 20 m/s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kN/C direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m/s² direção vertical e sentido de cima para baixo.
Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas xOy as velocidades Vx e VY quando a carga passa pela posição x = 0 em m/s são: