(PUC-PR) Uma carga pontual de 8µC e 2g de massa é lançada horizontalmente com velocidade de 20 m/s num campo elétrico uniforme de módulo 2,5 kN/C direção e sentido conforme mostra a figura a seguir. A carga penetra o campo por uma região indicada no ponto A, quando passa a sofrer a ação do campo elétrico e também do campo gravitacional, cujo módulo é 10 m/s² direção vertical e sentido de cima para baixo.
Ao considerar o ponto A a origem de um sistema de coordenadas xOy as velocidades Vx e VY quando a carga passa pela posição x = 0 em m/s são:
Questões relacionadas
- Literatura | 4.2 Realismo
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e, conseguintemente, que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Não sei por que até hoje todo o mundo diz que tinha pena dos escravos. Eu não penso assim. Acho que se fosse obrigada a trabalhar o dia inteiro não seria infeliz. Ser obrigada a ficar à toa é que seria castigo para mim. Mamãe às vezes diz que ela até deseja que eu fique preguiçosa; a minha esperteza é que a amofina. Eu então respondo: “Se eu fosse preguiçosa não sei o que seria da senhora, meu pai e meus irmãos, sem uma empregada em casa”.
Helena Morley, Minha vida de menina.
(FUVEST 2018 1ª FASE) São características dos narradores Brás Cubas e Helena, respectivamente,
- História | 5.1 Expansão Marítima
Quando surgiram as primeiras notícias sobre a presença de seres estranhos, chegados em barcos grandes como montanhas, que montavam numa espécie de veados enormes, tinham cães grandes e ferozes e possuíam instrumentos lançadores de fogo, Montezuma e seus conselheiros ficaram pensando: de um lado, talvez Quetzalcóatl houvesse regressado, mas, de outro, não tinham essa confirmação.
PINSKY, J. et. al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (adaptado).
A dúvida apresentada inseria-se no contexto da chegada dos primeiros europeus à América, e sua origem estava relacionada
- História - Fundamental | 12. A Mineração na América Portuguesa
Leia o texto a seguir.
A análise da formação social das Minas surge agora sob novo ângulo: uma economia de baixos níveis de renda distribuídos de maneira menos desigual do que na região açucareira, originando, pelo seu baixo poder de concentração, uma estrutura social mais aberta. Daí o número de pequenos empreendedores e o mercado maior constituído pelo avultado contingente de homens livres, homens esses, entretanto, de baixo poder aquisitivo e pequena dimensão econômica. A constituição democrática da formação social mineira poderia assim se reduzir numa expressão: um maior número de pessoas dividia a pobreza.
MELLO E SOUZA, Laura. Opulência e miséria das Minas Gerais. São Paulo: Brasiliense, 1997. p. 47. (Fragmento)
A autora procura argumentar que a formação social na região das Minas
- Física | 3.2 Dilatação
(UNISC) Duas barras metálicas representadas por (A) e (B) possuem comprimentos iniciais L0A e L0B, coeficientes de dilatação lineares ΔA e ΔB e sofreram variações de temperatura ΔTA e ΔTB, respectivamente. Sabendo que
L0A = 5. L0B, ΔB = 8.ΔA e ΔTA = 2. ΔTB, podemos escrever que a razão entre as variações de comprimento ΔLA e ΔLB ou seja, ΔLA/ΔLB vale
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O gráfico mostra o crescimento na população do número de baleias desde 1987, ano em que foi promulgada a Lei de Proibição da Caça às Baleias e Golfinhos.
Veja, n. 2292, 24 out. 2012.
Considerando o gráfico linear a partir de 2008, em 2020 a população de baleias será de