(FACULDADE GUANAMBI) Um dos tipos mais comum de autoclave, aparelho utilizado para esterilizar diversos tipos de materiais, através do calor úmido sobre pressão é geralmente formado por um cilindro metálico resistente e hermeticamente fechado com a temperatura do processo a vapor variando entre 121,5°C e 136,9°C.
Considerando-se que a pressão para a esterilização é de 1,05 atm para 121,5°C e que o processo é isométrico, a pressão para 136,9°C, em atm, é, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
O jornal vai morrer. É a ameaça mais constante dos especialistas. E essa nem é uma profecia nova. Há anos a frase é repetida. Experiências são feitas para atrair leitores na era da comunicação nervosa, rápida, multicolorida, performática. Mas o que é o jornal? Onde mora seu encanto?
O que é sedutor no jornal é ser ele mesmo e nenhum outro formato de comunicação de ideias, histórias, imagens e notícias. No tempo das muitas mídias, o que precisa ser entendido é que cada um tem um espaço, um jeito, uma personalidade.
Quando surge uma nova mídia, há sempre os que a apresentam como tendência irreversível, modeladora do futuro inevitável e fatal. Depois se descobre que nada é substituído e o novo se agrega ao mesmo conjunto de seres através dos quais nos comunicamos.
Os jornais vão acabar, garantem os especialistas. E, por isso, dizem que é preciso fazer jornal parecer com as outras formas da comunicação mais rápida, eletrônica, digital. Assim, eles morrerão mais rapidamente. Jornal tem seu jeito. É imagem, palavra, informação, ideia,opinião, humor, debate, de uma forma só dele.
Nesse tempo tão mutante em que se tuíta para milhares, que retuítam para outros milhares o que foi postado nos blogs, o que está nos sites dos veículos on-line, que chance tem um jornal de papel que traz uma notícia estática,uma foto parada,um infográfico fixo?
LEITÃO, M. Jornal de papel. O Tempo, n. 5 684, 8 jul. 2012 (adaptado).
Muito se fala sobre o impacto causado pelas tecnologias da comunicação e da informação nas diferentes mídias. A partir da análise do texto, conclui-se que essas tecnologias:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNIPÊ)
Sabendo-se que linhagens genealógicas ameríndias, europeias e africanas contribuíram para a composição da população brasileira, decidimos mapear, na população branca do Brasil atual, as distribuições espaciais das linhagens em um contexto histórico. As populações foram estudadas com dois marcadores moleculares de linhagens genealógicas: o cromossomo Y e o DNA mitocondrial.
(PENA, 2002, p.11)
Nos espaços A e B, está ilustrada a transmissão hereditária do DNA mitocondrial e a do cromossomo Y de uma mesma família. Em A, as pessoas destacadas em cinza (têm DNA mitocondrial idêntico) e em B as pessoas destacadas em cinza (cromossomos Y idênticos.)
Considerando-se conhecimentos fundamentais da genética e as informações constantes na apresentação da questão, é correto concluir: - História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Lei n.12.288, de 20 de julho de 2010, instituiu o Estatuto da Igualdade Racial, cujos dois primeiros artigos estão descritos a seguir.
Art. 1o Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.
Art. 2oÉ dever do Estado e da sociedade garantir a igualdade de oportunidades, reconhecendo a todo cidadão brasileiro, independentemente da etnia ou da cor da pele, o direito à participação na comunidade, especialmente nas atividades políticas, econômicas, empresariais, educacionais, culturais e esportivas, defendendo sua dignidade e seus valores religiosos e culturais.
Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm> Acesso em: 02 jun. 2016.
De promulgação recente, o Estatuto da Igualdade Racial defende:
- Química | 2.3 Termoquímica
Durante a manifestação das reações químicas, ocorrem variações de energia. A quantidade de energia envolvida está associada às características químicas dos reagentes consumidos e dos produtos que serão formados.
O gráfico abaixo representa um diagrama de variação de energia de uma reação química hipotética em que a mistura dos reagentes A e B levam à formação dos produtos C e D.
Com base no diagrama, no sentido direto da reação, conclui-se que a
- História | 6.05 Revoluções Liberais
(UDESC) Assinale a alternativa CORRETA, em relação à chamada "Primavera dos Povos".