(UNIT) Considere uma bolha de ar de volume igual a 10,0 mm³ que se forma no fundo de um lago de 10,0m de profundidade. Considerando-se o ar um gás ideal, a pressão atmosférica 1,0.105 N/m², a densidade da água 1,0.10³ kg/m³ e o módulo da aceleração da gravidade 10,0 m/s² e sabendo-se que a temperatura na superfície da água é de 20°C e a do fundo do lago é de 7°C, o volume da bolha, em mm³, ao atingir a superfície, é, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
A frequência cardíaca de um atleta, medida após uma corrida de 800 m, era de 90 batimentos por minuto.Essa frequência, expressa em Hertz, corresponde a:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
As origens da capoeira remontam ao Brasil escravocrata e ao tráfico negreiro africano. O confronto dessas ações e contextos tornou possível o florescimento dessa prática corporal. O negro na condição de escravo nunca se submeteu totalmente à violência do branco, quer seja física ou simbólica, criando suas próprias estratégias de resistência. Evidentemente, a capoeira enfrentou uma série de preconceitos e rejeições até o seu recente reconhecimento como patrimônio histórico nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
PELEGRINI. T. A contribuição da capoeira para a formação do professor de Educação Física: fundamentos teóricos e possibilidades de intervenção. Disponível em: www.efdeportes.com. Acesso em: 2 mar. 2012 (fragmento).
Até o seu recente reconhecimento como patrimônio cultural nacional, a trajetória social da Capoeira, como expressão de resistência da população negra no Brasil, foi marcada:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UERN) Considere dois blocos A e B de massas, respectivamente, iguais a 2,0 kg e 3,0 kg, amarrados nas extremidades de um fio que passa por uma polia que está suspensa por um dinamômetro preso em um suporte fixo, no teto.
Sabendo-se que o módulo da aceleração da gravidade local é igual a 10 m/s², considerando-se o fio e a polia ideais e desprezando-se as forças dissipativas, pode-se afirmar que o valor indicado pelo dinamômetro é igual, em N, a
- Geografia | 3.4 Clima
Estou a cerca de 6 000 quilômetros do Rio de Janeiro, do outro lado do oceano, [na Namíbia], no topo de uma duna de 100 metros de altura. À minha volta, apenas matizes cinza e creme. Nada tem cor. A diferença radical entre as duas costas do mesmo Atlântico é a melhor prova de como as correntes marítimas influenciam o clima. A vegetação aqui é esparsa e cada planta conta uma história estoica de sobrevivência. Mas a beleza está presente nessa natureza quase morta. O vento constante cria um fino lençol de areia em movimento. As dunas caminham e mudam de forma. Variam de cor, seguindo o jogo do sol com as nuvens. Quem leva a culpa por esse desafio climático é Benguela, uma corrente marítima gelada do Atlântico Sul. As águas frias trazem nutrientes abundantes e, graças a eles, enorme quantidade de peixes. Mas a falta de umidade também engendra um litoral com escassa vegetação.
Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2021 (Adaptação).
As características paisagísticas e climáticas descritas pelo autor do texto em relação à costa da Namíbia, país localizado no continente africano, são reflexo da atuação de uma corrente marítima fria ao proporcionar o(a)
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Assim como Darwin descobriu a lei do desenvolvimento da natureza orgânica,Marx descobriu a lei do desenvolvimento da história humana. A produção dos meios imediatos de vida, materiais e, por conseguinte,a correspondente fase de desenvolvimento econômico de um povo ou de uma época é a base a partir da qual tem se desenvolvido as instituições políticas, as concepções jurídicas, as ideias artísticas. A descoberta da mais-valia clareou estes problemas.
ENGELS, F. Discurso diante do túmulo de Marx. 1883.
Segundo Engels, o materialismo da história possibilitou a compreensão do(a)