(UNIPÊ) A temperatura corporal normal em seres humanos, também denominada normotermia ou eutermia, depende de alguns pontos, como o local do corpo, a hora do dia e o nível de atividade corporal. A temperatura central praticamente não altera, permanecendo quase sempre constante, variando mais ou menos 0,6°C, mesmo quando o organismo está exposto a grandes variações de frio ou calor, devido ao aparelho termorregulador. A temperatura corporal é mantida por meio do equilíbrio entre a produção de calor, gerada pela combustão alimentar, fígado e músculos, e a perda calórica. Considere um atleta que envolve sua perna com uma bolsa de água quente, contendo 0,6 kg de água inicialmente a 90°C. Após 4h, ele observa que a temperatura da água é de 42°C.
Sendo o calor específico da água de 1,0 cal/g°C, a taxa média de transferência de calor é igual, em cal/s, a
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(IFSP) No mundo, existe uma grande variedade de elementos químicos metálicos, cujas propriedades físicas e químicas são similares ou bastante distintas. Comumente, os metais são separados em dois grandes grupos: os ferrosos (compostos por ferro) e os não ferrosos (ausência de ferro). O primeiro grupo é considerado magnético, enquanto que o segundo não. Desta forma, uma maneira eficiente e rápida para fazer a separação destes elementos é pela utilização de eletroímãs, que são dispositivos que atraem apenas os metais ferromagnéticos. Considere as quatro barras QR, ST, UV e WX aparentemente idênticas. Verifica-se, experimentalmente, que Q atrai T, repele U e atrai W, R repele V, atrai T e atrai W.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem e, depois, leia o texto a seguir.
A renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, desencadeou uma série de fatos que culminaram em um golpe de estado em 31 de março de 1964. O sucessor, João Goulart, foi deposto pelos militares com apoio de setores da sociedade [...]. O ambiente político se radicalizou, porque Jango prometia fazer as chamadas reformas de base na “lei ou na marra”, com ajuda de sindicatos e de membros das Forças Armadas.
Disponível em: https://glo.bo/2UoXvfV. Acesso em: 9 abr. 2019.
Pela análise dos textos, compreende-se que o golpe de 1964 pode ser caracterizado como
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O tempo de Lucas
Lucas olha para o teto do quarto e fica pensando... já começaram a chegar cartões aqui em casa, desejando Feliz Natal. Chegaram também duas agendas e um calendário onde aparecem todas as luas do próximo ano. Aconteceu tanta coisa neste ano passado! Cresci tanto que perdi todas as minhas roupas e sapatos. Eu queria muito saber algumas coisas sobre o tempo! Como será que a gente percebe que o tempo passa? Será que o tempo mora dentro dos relógios?
Foi então que Lucas resolveu conversar com o seu avô sobre o mistério do tempo.
E seu avô, muito sábio falou:
– Você tem de procurar o tempo, Lucas, nas coisas vivas, na sementinha que vira plantinha, no cachorrinho que vira cachorrão, no menino que vira rapazinho. É só deixar o tempo passar que você vai entender o mistério do tempo.
E os dois se abraçaram, falando que era muito bom ter tempo para conversar sobre o tempo...
(Texto retirado de Histórias de
Sônia Robatto)
A) Quais eram as curiosidades de Lucas em relação ao tempo?
(B) Qual foi a explicação do avô do Lucas para que ele entendesse como se percebe a passagem do tempo?
(C) Lucas relata no texto uma observação que comprova que o seu próprio corpo é um exemplo vivo de que o tempo passa. Que observação foi esta?
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO) Talvez julguem que isto são voos de imaginação: é possível. Como não dar largas à imaginação, quando a realidade vai tomando proporções quase fantásticas, quando a civilização faz prodígios, quando no nosso próprio país a inteligência, o talento, as artes, o comércio, as grandes ideias, tudo pulula, tudo cresce e se desenvolve? Na ordem dos melhoramentos materiais, sobretudo, cada dia fazemos um passo, e em cada passo realizamos uma coisa útil para o engrandecimento do país.
ALENCAR, J. Ao correr da pena. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2013.
No fragmento da crônica de José de Alencar, publicada em 1854, a temática nacionalista constrói-se pelo elogio ao(à)/
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(FUVEST) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Tornando da malograda espera do tigre, 1alcançou o capanga um casal de velhinhos, 2que seguiam diante dele o mesmo caminho, e conversavam acerca de seus negócios particulares. Das poucas palavras que apanhara, percebeu Jão Fera 3que destinavam eles uns cinquenta mil-réis, tudo quanto possuíam, à compra de mantimentos, a fim de fazer um moquirão*, com que pretendiam abrir uma boa roça.
- Mas chegará, homem? perguntou a velha.
- Há de se espichar bem, mulher!
Uma voz os interrompeu:
- Por este preço dou eu conta da roça!
- Ah! É nhô Jão!
Conheciam os velhinhos o capanga, a quem tinham por homem de palavra, e de fazer o que prometia. Aceitaram sem mais hesitação; e foram mostrar o lugar que estava destinado para o roçado.
Acompanhou-os Jão Fera; porém, 4mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada, a qual ele esquecera um momento no afã de ganhar a soma precisa, que sem mais deu costas ao par de velhinhos e foi-se deixando-os embasbacados.
ALENCAR, José de. Til.
* moquirão = mutirão (mobilização coletiva para auxílio mútuo, de caráter gratuito).
Considere os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto:
I. Em “alcançou o capanga um casal de velhinhos” (ref. 1), o contexto permite identificar qual é o sujeito, mesmo este estando posposto.
II. O verbo sublinhado no trecho “que seguiam diante dele o mesmo caminho” (ref. 2) poderia estar no singular sem prejuízo para a correção gramatical.
III. No trecho “que destinavam eles uns cinquenta mil-réis” (ref. 3), pode-se apontar um uso informal do pronome pessoal reto “eles”, como na frase “Você tem visto eles por aí?”.
Está correto o que se afirma em