(FACULDADE GUANAMBI) Todas as atividades do corpo humano envolvem trocas de energia e, mesmo estando em repouso, continua-se gastando energia a uma taxa de cerca de 0,1 kW para a manutenção de suas principais funções. Desprezando-se a perda da energia para o meio ambiente, considerando-se 1 cal igual a 4,0J e sabendo-se que o calor específico da água é igual a 1,0 cal/g.°C, pode-se afirmar que a temperatura final, em °C, de um sistema constituído com massa de água de 2,0kg, a 20°C, quando aquecida com a energia equivalente àquela gasta por uma pessoa que permanece deitada por 0,5h é igual a
Questões relacionadas
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FUVEST 2018 1ª FASE)
Analise a tabela periódica e as seguintes afirmações a respeito do elemento químico enxofre (S):
I. Tem massa atômica maior do que a do selênio (Se).
II. Pode formar com o hidrogênio um composto molecular de fórmula H2S.
III. A energia necessária para remover um elétron da camada mais externa do enxofre é maior do que para o sódio (Na).
IV. Pode formar com o sódio (Na) um composto iônico de fórmula Na3S.
São corretas apenas as afirmações
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Fim dos transplantes? Células da pele são usadas para criar tecido cardíaco
Um grupo de pesquisadores norte-americanos conseguiu fazer com que tecidos do coração crescessem em laboratório a partir de células-tronco originadas de pedaços de pele dos enfermos.
O estudo foi publicado recentemente no periódico científico Circulation Research, detalhando a pesquisa de um grupo de trabalho do Hospital Geral de Massachusetts. Segundo a documentação, a técnica deve permitir que sejam feitos reparos consideráveis no tecido cardíaco das pessoas utilizando-se seu próprio material genético. Além de possivelmente evitar que procedimentos como um transplante total precisem ser feitos, a descoberta também reduz drasticamente as chances de rejeições em doações menores de partes do órgão.
Fonte: Tecmundo, 15/03/2016
Disponível em: http://www.tecmundo.com.br/biotecnologiaConsidere as informações contidas no texto e os conhecimentos relacionados ao tema e analise as afirmações a seguir.
I. O músculo estriado cardíaco apresenta contração involuntária. No coração, encontram-se células especializadas na geração e condução do estímulo cardíaco, as células do nodo sinoatrial (marca-passo) que se despolarizam, criando um impulso que se espalha para o nodo atrioventricular e para o feixe atrioventricular e assim para todo o coração.
ll. Há células-tronco no músculo cardíaco. Entretanto, elas não são capazes de proliferar e regenerar grandes áreas de tecido danificado, por exemplo, em um infarto, e as lesões do coração são reparadas pela proliferação dos fibroblastos, que formam uma cicatriz de tecido conjuntivo denso.
III. A pele, constituída unicamente por tecido epitelial, tem como principais funções a proteção contra choques mecânicos e agentes patogênicos e contra a perda excessiva de água.
lV. As células-tronco são células capazes de autorrenovação e diferenciação em uma ou em vários tipos celulares. No tecido do cordão umbilical encontram-se células mesenquimais que têm a capacidade de se diferenciar para uma ampla gama de outros tipos de células como, por exemplo, células musculares, ósseas, tendíneas e cartilaginosas.
V. O coração possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. O átrio direito recebe sangue venoso de duas grandes veias, veia cava superior e veia cava inferior, enquanto o átrio esquerdo recebe o sangue já oxigenado por meio das artérias pulmonares.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El ocio de los jóvenes, ¿un riesgo?
Andrea Sánchez Mata
Son las ocho de la tarde, hora punta en el metro. En la parada de Avenida de América, uno de los televisores emite un boletín de noticias del Canal Metro. Muchos de los viajeros fijan su mirada, ya casi perdida después de un largo día, en el monitor. La vocecilla de los informativos comienza a locutar: “Más del 80 por ciento de los jóvenes madrileños entre 15 y 24 años dedican la mayor parte de su tiempo de ocio a salir de fiesta por la noche, según el informe «Ocio y riesgos de los jóvenes madrileños» realizado por la Fundación de Ayuda a la Drogadicción, la Obra Social Caja Madrid y el Instituto de Adicciones del Ayuntamiento de Madrid”.
Un par de señoras, de esas que cargan con bolsas y que han quedado para ir de compras, dicen: “Vamos, estos jóvenes de hoy en día, ya ni van al cine, ni al teatro, ni tan siquiera leen, como hacíamos nosotras, sólo les interesa emborracharse”, y miran de soslayo a un grupillo de jóvenes que tienen cerca. “Hombre claro, durante toda la semana tenemos clase, lo que nos apetece los fines es irnos fiesta, comenta un chaval de unos 18 años.
Continúa la noticia: “La investigación revela que casi el 70 por ciento de los encuestados se emborrachó al menos una vez en 2009. Un 45 por ciento fue en coche de un conductor bebido o drogado. Una tercera parte se peleó. Uno de los chicos dice: “Va, prefiero montar en el coche de alguien bebido que dejarme las pelas en un taxi, pasar frío en la calle o esperar a que abra el metro” Las señoras suspiran con un aire de indignación, “qué inconscientes”, apunta una de ellas.
Ya dentro del vagón una de las señoras dice: “Mi Vero, que ahora dice que quiere estudiar no sé que de teatro, yo ya ni la escucho, sólo dice tonterías”.
El día siguiente, la noticia en el periódico añade: “El estudio indaga sobre las creencias de los padres acerca del ocio de los jóvenes. La mayoría se alarma pero se resigna y acepta las consecuencias de la independencia de sus hijos y confía en que están bien educados y sean algo diferentes”. Buena suerte.
http://www.gazeta20.com/?p=3257 (fragmento)
Analiza los datos ofrecidos por la encuesta que fue presentada en el texto y di:
(A) ¿Cómo dedicas tu tiempo de ocio?
(B) ¿Qué piensas de los jóvenes que aparecieron en el texto? ¿Por qué?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
Para celebrar a ciência e aproximá-la do cotidiano da população, a 3M e a PPG decidiram prorrogar a iniciativa Ciência é Esperança, que, a partir de 24 de agosto, pode ser vista na estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo. Os três painéis artísticos que a compõem ficarão expostos até 29 de setembro no novo endereço.Anteriormente, os painéis estavam na estação Sé, e ganharam uma prorrogação devido ao grande sucesso com o público que passou pelo local. A iniciativa conta ainda com produções na Colômbia, no Panamá e no México. Com obras idealizadas e assinadas pelos artistas Pri Barbosa, da capital paulistana, Felipe Borges, de São Caetano do Sul e Rogério Pedro e Luciane Moreira, de Campinas (SP), os três painéis de 4m X 2,2m serão fixados em uma estrutura próxima às catracas do metrô. Inspirados no mote ciência como instrumento de esperança para o futuro, as instalações expressam a relação entre ciência, diversidade de gênero e sustentabilidade, além da importância das carreiras de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla em inglês STEM).
Texto II
A rede metroviária da cidade de São Paulo é composta por 6 linhas, totalizando 101,1 km de extensão e 89 estações, por onde passam mais de 5 milhões de passageiros diariamente. Está integrada à CPTM nas estações Luz, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Pinheiros e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.Em 2017, a rede metroviária atingiu a marca de 1,3 bilhão de passageiros transportados, sendo que o Metrô de São Paulo foi responsável pelo transporte de 1,1 bilhão desses passageiros, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço prestado no transporte público de passageiros sobre trilhos.http://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/quem-somos/index.aspx
No texto I apresenta-se a iniciativa de empresas privadas de expor painéis de artistas plásticos nas estações de metrô. Considerando-se a movimentação de pessoas nos metrôs, explicitada no texto II, essa exposição artística se configura uma oportunidade de - História - Fundamental | 02. A vida familiar
O trabalho infantil é reconhecido como um grave problema no mundo todo. Por isso é preciso leis para proteger os direitos das crianças e estabelecer idades mínimas para o trabalho.
De acordo com as leis brasileiras, assinale a alternativa CORRETA: