(UEFS)
O processo industrial de produção de água sanitária pode ser representado, resumidamente, pela equação química. O produto é uma solução aquosa de sais, que possui propriedades bactericidas e alvejantes. Considerando-se esse processo e as propriedades da água sanitária, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(FUVEST 2009 1ª FASE) Nos polímeros supramoleculares, as cadeias poliméricas são formadas por monômeros que se ligam, uns aos outros, apenas por ligações de hidrogênio e não por ligações covalentes como nos polímeros convencionais. Alguns polímeros supramoleculares apresentam a propriedade de, caso sejam cortados em duas partes, a peça original poder ser reconstruída, aproximando e pressionando as duas partes. Nessa operação, as ligações de hidrogênio que haviam sido rompidas voltam a ser formadas, "cicatrizando" o corte.
Um exemplo de monômero, muito utilizado para produzir polímeros supramoleculares, conforme figura 1.
No polímero supramolecular, conforme figura 2, cada grupo G está unido a outro grupo G, adequadamente orientado, por x ligações de hidrogênio, em que x é, no máximo,
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Marque a afirmativa CORRETA relacionada aos polígonos.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
. Lee el texto a seguir.
¿Cuánta basura producimos cada año por persona?
Brennan, un estudiante universitario, empezó a almacenar toda su basura y utilizarla para fabricar productos reciclados. Hasta ahora sus proyectos de construcción eco amigable han sido numerosos; desde bancos de plaza hechos con botellas plásticas hasta estructuras de botellas de vidrio para la biblioteca y un sin número de estructuras de tetra pack que han adornado el campus universitario.
El estudiante explica que deseaba llevar a cabo un proyecto de año nuevo que realmente cumpliera un objetivo: utilizar la tonelada de basura, cantidad que produce al año una persona como promedio, para realizar objetos que cubran las necesidades tanto académicas como decorativas de su universidad. Aunque confiesa que almacenar la basura en su pequeña habitación ha sido uno de los mayores retos que ha emprendido, explica que es una buena llamada de atención tanto de sus compañeros como de él mismo para reducir la cantidad de desechos que se producen.
Explica también que, comprando productos locales y directamente de los proveedores o incluso al por mayor, reduce no sólo la cantidad de envoltorios y paquetes consumidos que serán desechados posteriormente, sino también los costos de compra, algo que se ha transformado vital en los tiempos de crisis que atraviesa el mundo. Brennan ha sido reconocido hasta ahora con el galardón del estudiante americano más eco-friendly por demostrar que la basura tiene muchos más objetivos que simplemente ser desechada.
Disponible en: <http://www.mundo-geo.es/green-living/cuanta-basura-producimos-cada-ano-por-persona>.
Acceso el: 01 mar. 2014.
De acuerdo con el estudiante Brennan,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe o cartaz a seguir:
Disponível em: Veja.abril.com.br. Acesso em: 10 maio 2012.
a) Explique o título do cartaz: “Ela não brinca em serviço”?
b) Explique a frase ”Uma criança perderá a infância trabalhando na sua casa”.
- História | 2.3 Segundo Reinado
(...). Politicamente a situação se complicava com o avanço do Partido Republicano e as querelas com o Exército, mas era, sobretudo a pressão pelo fim da escravidão que captava o grosso das atenções. A partir da década de 1880, e dividido em duas correntes – moderados (cujo ideólogo era Joaquim Nabuco) e radicais (entre os quais se destacavam nomes como Silva Jardim, Luís Gama, José do Patrocínio e Antônio Bento) – o abolicionismo tomava novamente as ruas e os jornais.
(...) Por mais que o governo tentasse recorrer a táticas “reformistas”, como a Lei dos Sexagenários, o resultado começava a ser o oposto. E os ataques vinham de todo lado, isso sem falar das rebeliões escravas que estouravam nos quanto cantos do país.
Schwarc, Lilia Moriz, Brasil: uma biografia. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Texto adaptado. VOT2022
No final do século XIX, o movimento abolicionista ganhou corpo. O cenário descrito no texto deixa a entender que o abolicionismo foi