(UNIT)
Durante o funcionamento da pilha de cobre e prata, representada na ilustração, há depósito metálico em um dos eletrodos e desgaste no outro. No processo eletroquímico, a energia química é transformada em elétrica, que ocorre por meio de uma reação de oxirredução.
Considerando-se a pilha de cobre e prata da ilustração, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Biologia
(UFF) Assim como os moluscos, anelídeos e artrópodes, os equinodermos também são invertebrados triploblásticos e celomados. A larva dos equinodermos é planctônica, mas, na época da metamorfose, assenta-se sobre o substrato e dá origem ao adulto, que é séssil, ou apresenta pequena capacidade de deslocamento.
Dentre os animais marinhos da figura acima, três dos representantes do filo 'Echinodermata' estão indicados por:
- Física | A. Escalar
(UFJF) Durante as férias, Caíque visitou os parentes que moram perto de um grande lago navegável. Pela primeira vez ele experimentou pilotar um jetski e gostou da aventura. Durante o passeio, ele observou vários barcos que andavam paralelamente à sua trajetória. Um primo que estava na margem do lago filmando Caíque no jetski verificou que ele percorreu 900m em 3 minutos sem alterar sua velocidade. Durante esse tempo, Caíque viu à frente uma lancha se aproximando com velocidade constante. Seu primo constatou que a lancha gastava um terço do tempo para percorrer a mesma distância. Com base nesses dados, marque a afirmativa CORRETA:
- Geografia | 6.5 Indústria
(FUVEST 2006 1ª FASE) Durante a industrialização brasileira ocorreram diversas etapas. Inicialmente, verificou-se a presença de indústrias _____I______, devido ao capital acumulado _____II_______. Depois, assistiu-se à chamada ________III__________. Na década de 1990, houve uma mudança caracterizada pela _____IV_______.
Assinale a alternativa que completa corretamente a frase, na ordem em que aparecem.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
De acordo com as informações do texto e com base em seus conhecimentos, pode-se afirmar que todos viviam da mesma forma nos engenhos de açúcar?
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.