(UNIT) O Vale do Silício e outras comunidades de apreciadores de tecnologia apresentam índices excepcionalmente altos de autismo. Essa tendência pode refletir uma associação entre genes que contribuem para o autismo e genes por trás de aptidões técnicas. Quando dois indivíduos com mente técnica se casam, seus filhos podem herdar genes para habilidades cognitivas úteis, além de genes envolvidos no desenvolvimento do autismo.
(O VALE..., 2013, p. 42)
Com base nessas informações do texto e nos conhecimentos a respeito da diversidade da expressão genética humana, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracteriza a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido como
em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química:
CH3Br + NaOH → CH3OH + NaBr
As massas molares (em g/mol) desses alimentos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.
O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A ASCENSÃO DO NAZIFASCISMO
60. Texto base: Leia o trecho a seguir. Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a ideia de que todos os países da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha [...]. O sistema de alianças na Europa Central [...] foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado. CHURCHILL, em 5 de outubro de 1938. D’Une Guerre à L’Autre (1914-1939). Paris, Hachette, 1982. p. 352.(Fragmento)
Enunciado:
O trecho corresponde a uma fala do Primeiro Ministro britânico quando se deu o início das campanhas militares de invasão e conquista de territórios na Europa por parte do governo nazista, as quais deram origem aos conflitos armados da Segunda Guerra Mundial.
Tais invasões por parte do governo nazista alemão eram justificadas pela
- Física | B. Vetorial
(UNICENTRO) O goleiro de um time de futebol bate um “tiro de meta” e a bola sai com uma velocidade inicial de módulo V0 igual a 100,0 m/s, formando um ângulo de 37º com a horizontal, onde o módulo da aceleração gravitacional local é igual a 10,0 m/s².
Sabendo-se que sen 37º = 0,6 e cos 37º = 0,8, é correto afirmar:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(FITS) Considerando-se os aspectos morfológicos e fisiológicos contextualizando-se nos sistemas da espécie humana, é correto afirmar: