Um economista observa os lucros das empresas A e B do primeiro ao quarto mês de atividades e chega à conclusão que, para este período, as equações que relacionam o lucro, em reais, e o tempo, em meses, são LA (t) = 3t - 1 e LB (t) = 2t + 9. Considerando-se que essas equações também são válidas para o período do quinto ao vigésimo quarto mês de atividades, o mês em que as empresas terão o mesmo lucro será o
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: As tribos indígenas conforme a legislação brasileira têm seus direitos garantidos a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária. As imagens a seguir mostram as escolas indígenas em diferentes épocas.
Disponíveis em http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2013/03/escola-indigena_405Cleia-Gomes_Seduc.jpg http://www.ilheus24h.com.br/v1/wp-content/uploads/2013/09/professor-indigena.jpg http://www.portalamazonia.com.br/editoria/files/2013/03/encontro_indigena.jpg Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Descreva uma mudança e uma permanência ocorrida na escola indígena do passado até à atualidade.
Mudança:
Permanência:
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Analise a tabela e o gráfico a seguir.
Hormônio
Fase (n)
Média
Estradiol
(pg/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
23,7
37,7
167,5
51,9
93,6
Progesterona
(ng/mL)
Menstrual (64)
Folicular (121)
Periovulatória (50)
Luteal inicial (36)
Luteal tardia (135)
0,5
0,6
1,1
2,2
8,1
VIANA et al. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. Rio de Janeiro, 30(6): 306-311, 2008.
A tabela e a figura acima são relativas às concentrações hormonais durante as fases do ciclo menstrual. Sobre a interpretação das informações apresentadas, pode-se afirmar:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Até recentemente, a NASA enfrentou uma aguda escassez de plutônio, o que comprometeu suas futuras missões ao espaço incomensurável. Em 2013, o Departamento de Energia dos EUA anunciou, após uma pausa de 25 anos, que reiniciaria a produção de plutônio-238, a espinha dorsal das baterias nucleares de longa duração, que têm alimentado numerosas missões desde 1969. A escassez de plutônio mais o pequeno estoque existente mal atendem às missões planetárias para as gélidas luas de Júpiter e Saturno, planejadas para a próxima década. Por essa razão, a NASA tem estudado alternativas e, recentemente, demonstrou interesse em uma tecnologia que tem propulsionado torpedos da Marinha dos EUA.
A Marinha começou a experimentar com os chamados Sistemas de propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) na década de 1920, mas foi só nos anos 1980 que engenheiros da Universidade da Pensilvânia adaptaram a tecnologia para ogivas capazes de ir rápido e fundo o suficiente em sua caça a submarinos soviéticos. O sistema SCEPS aproveita a reação química de dois reagentes que permanecem armazenados e separados até serem necessários. Em torpedos, o sistema normalmente mantém sua energia em reserva como um bloco sólido de lítio e um tanque do gás inerte hexafluoreto de enxofre. Quando acionada, a reação dos dois materiais gera calor, que gira a turbina a vapor da arma para produzir milhares de quilowatts (kW) de energia.
O engenheiro de sistemas espaciais da Universidade da Pensilvânia propôs uma missão de demonstração para Vênus, onde uma sonda robótica de pouso, alimentada pelo sistema SCEPS, aproveitaria o dióxido de carbono atmosférico do planeta para reagir com o lítio. O calor resultante poderia acionar um gerador elétrico para produzir energia equivalente a cerca de três lâmpadas, uma reserva, ou receita considerável para missões espaciais. (HSU, 2015, p. 16).
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Os geradores químicos tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes. A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes. Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar:
- Literatura
(UFPR) Considerando a poesia de Gregório de Matos e o momento literário em que sua obra se insere, avalie as seguintes afirmativas:
1. Apresentando a luta do homem no embate entre a carne e o espírito, a terra e o céu, o presente e a eternidade, os poemas religiosos do autor correspondem à sensibilidade da época e encontram paralelo na obra de um seu contemporâneo, Padre Antônio Vieira.
2. Os poemas erótico-irônicos são um exemplo da versatilidade do poeta, mas não são representativos da melhor poesia do autor, por não apresentarem a mesma sofisticação e riqueza de recursos poéticos que os poemas líricos ou religiosos apresentam.
3. Como bom exemplo da poesia barroca, a poesia do autor incrementa e exagera alguns recursos poéticos, deixando sua linguagem mais rebuscada e enredada pelo uso de figuras de linguagem raras e de resultados tortuosos.
4. A presença do elemento mulato nessa poesia resgata para a literatura uma dimensão social problemática da sociedade baiana da época: num país de escravos, o mestiço é um ser em conflito, vítima e algoz em uma sociedade violentamente desigual.
Assinale a alternativa correta.
- Geografia | 2. Cartografia
(FATEC) A cartografia temática trata da representação de temas específicos, como geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo de um determinado espaço geográfico.
O mapa de uso e ocupação do solo é elaborado a partir da interpretação de imagens de satélites e fotografias aéreas, e é amplamente empregado no planejamento