(UNICENTRO)
II. NiO(s) + C(s) →Ni(l) + CO(g)
I. Ni2S3(s) + 4O2(g) → 2NiO(s) + 3SO2(g)
Um dos processos de obtenção do níquel, metal utilizado na fabricação de moedas, consiste, inicialmente, no aquecimento de sulfeto de níquel (III) na presença de ar. Durante esse processo, são formados óxido de níquel (II) e de dióxido de enxofre, de acordo com a equação química I, e, posteriormente, o NiO (s) reage com o carvão, em forno siderúrgico, com obtenção do níquel metálico e do monóxido de carbono, conforme reação representada na equação química II.
Considerando-se as informações do texto e as equações químicas I e II que representam, resumidamente, esse processo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma onda eletromagnética proveniente da emissão radiativa de um nanomaterial é composta de dois comprimentos de onda, la = 410 nm e lb = 570 nm. Esta luz se propaga no sentido positivo do eixo x, em um prisma transparente para todo espectro visível da luz. Os índices de refração para cada comprimento de onda neste prisma são na = 1,4 nb = 1,6 e respectivamente.Dado: c=3.108 m/s
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito o que se descobrir sobre o uso eficiente de recursos energéticos provenientes de fontes renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala.
BARBOSA, M. A sustentabilidade da energia renovável. Superinteressante, n, 102, 1996
Os recursos energéticos do tipo citado são provenientes de
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNIT) Duas cargas pontuais q1 = - 4nC e q2= 6nC são posicionadas respectivamente sobre o eixo x, em X1 = 2,0cm e X2 = -1,0cm. Sabendo-se a constante eletrostática do meio é igual a 9,0.109N.m²/C2, é correto afirmar que a intensidade do campo elétrico no eixo x em x = 0,0cm, em 105N/C, é igual a
- Geografia | 6.5 Indústria
(MACKENZIE) A era do automóvel empacou
[...] O paradoxo do Brasil, onde a venda de automóveis cresce, e as pesquisas de mercado mostram a queda do interesse, se explica pela diversidade do país. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) afirma que a média brasileira de 6,1 habitantes por carro ainda é alta e deverá cair à metade até meados de 2020. O crescimento nas vendas é puxado pela demanda reprimida das regiões Norte e Nordeste. No Sul e no Sudeste, o aumento da frota passou a acompanhar o crescimento da população. Nessas regiões, observa-se a queda de interesse pelos carros. Segundo a Pesquisa Origem e Destino, do Metrô, a relação de carros por habitante em São Paulo manteve-se estável entre 1997 e 2007. Nesse período, o uso de transporte público subiu de 45% para 55%[...].
Marcelo Moura e Isabella Ayub, Revista Época, 04/12/2012
De acordo com o texto da reportagem e com seus conhecimentos a respeito da questão da mobilidade urbana no Brasil, considere as afirmativas a seguir:
I. A expressão “demanda reprimida” faz referência ao aumento da renda média ocorrida nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste. Desse modo, essas regiões, atualmente, contrariam o fundamento da industrialização brasileira que, implantada a partir da década de 1950, combina indústria automobilística, transporte individual e obras viárias urbanas.
II. O comportamento das vendas de automóveis nas regiões Sul e Sudeste tende à estabilização, sem o acréscimo significativo de novos consumidores. A queda do interesse por carros indica uma correlação direta com a saturação do modelo de transporte individual.
III. Os dados apresentados pela reportagem são de 2012. A partir deles, é correto afirmar que certos segmentos da sociedade brasileira já questionavam o modelo do transporte presente nas grandes cidades do país. Assim, as reivindicações iniciais das manifestações de rua de junho de 2013 foram um dos sinais desse processo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia e analise com os alunos o texto a seguir.
Quando se é conivente com a indústria pirata, também se apoiam práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais e até atos criminosos. Já pensou nisso? Por Marici Ferreira
[...] Se você já comprou, usou ou apoiou o mercado de produtos piratas, não vai se incomodar se nós o chamarmos de pirata, vai? Provavelmente não, mas deveria… Afinal, quando o chamamos de pirata, estamos comparando você a um membro do crime organizado. Aquele mesmo que se beneficia com todos os esquemas ilegais que a gente condena e acaba dizendo: “Eu pago meus impostos para conviver com esse nível de corrupção do país?!”
Sim, infelizmente, quando você é conivente com a indústria de produtos ilegais, você deveria conviver com toda a violência, insegurança de forma natural e sem reclamar, nem quando você ficar sabendo que pessoas foram prejudicadas por tomarem remédios falsificados, nem quando souber que uma senhora teve a saúde prejudicada pois usou uma prótese pirata, ou que um avião caiu porque a peça pirata usada nas turbinas falhou. Todas essas tragédias acontecem porque você acha que não tem problema [...]
E quando você acha que compra pirata para “ajudar o tiozinho do camelô” é como se você tivesse, no longo prazo, jogando esse trabalhador num buraco social ainda mais profundo. Daí não adianta falar em políticas sociais, direitos do trabalhador, igualdade, etc. Porque quando você é conivente com a indústria pirata você também apoia práticas trabalhistas ilícitas, irregulares, ilegais. Automaticamente você coloca uma porção de trabalhadores em condições péssimas de trabalho, porque você apoia atos criminosos…
Para se safar de um autoexame de consciência, você pode até dizer que o crime de pirataria não causa tanto impacto quanto o narcotráfico. Errado! [...] Para deixar o cenário bem real, números recentes mostram que a pirataria gera um rombo de mais de R$ 100 bilhões ao ano para os cofres públicos. Por exemplo, com R$ 1,5 bilhão daria para construir um hospital capaz de atender 450 pessoas por dia, 10 mil consultas especializadas e 1.300 cirurgias, por mês. Ao todo, seriam mais 2.700 atendimentos diários no Estado, 60 mil novas consultas e até 7.800 procedimentos cirúrgicos. Já parou para pensar nisso? Então veja que o impacto social negativo da pirataria é imenso. [...]
As pessoas admitem que consomem pirataria sem o menor constrangimento e esse é o maior vilão do combate ao comércio ilegal: a banalização da prática criminosa. É preciso ampliar o debate. [...] Mudar uma cultura de banalização do crime não é tarefa fácil e também não somos ingênuos de achar que será de uma hora para a outra. Mas o impossível sempre existe até que alguém se disponha a realizar. Vamos nessa? [...]
Disponível em: <http://www.consumoempauta.com.br/artigo-produtos-piratas-tem-impacto-social-negativo/>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Elabore com os alunos um questionário, o PIRATÔMETRO, que funcionará como o impostômetro e o sonegômetro.
Sugestão de questionário: Idade: Sexo: Nível de ensino:
Você consome produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes. Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos
Outros:
Você conhece alguém que compra produtos piratas? ( ) Sim ( ) Não Em caso afirmativo, quais produtos?
( ) CDs ( ) Bolsas ( ) Perfumes ( ) Brinquedos ( ) Relógios ( ) TV por assinatura
( ) DVDS ( ) Tênis ( ) Roupas ( ) Óculos ( ) Calçados ( ) Artigos esportivos Outros:
Você concorda com o argumento "Pelos preços absurdos do mercado brasileiro, a saída é a compra de produtos piratas."? ( ) Sim ( ) Não ( ) Às vezes.
- Solicite aos alunos que:
- apliquem o questionário em pessoas conhecidas da comunidade. Cuidem para que não haja constrangimentos e a repetição de entrevistados. Os questionários não serão identificados com os nomes dos participantes da enquete.
- divulguem os resultados do PIRATÔMETRO – pessoas que compram, conhecem alguém que compra e aceitam a compra dos produtos piratas. Também apresentem os produtos piratas mais comprados e os números por faixa etária, sexo e nível de ensino. Esta enquete será uma amostragem reduzida do comportamento da comunidade.
- realizem uma campanha de conscientização da importância do pagamento de impostos e combate à pirataria. Devemos reivindicar valores mais justos e a aplicação correta dos impostos, mas não sonegá-los.