(FAAP) Se um indivíduo com a malária coabitar com pessoas sadias, a transmissão da doença poderá ocorrer através:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.
Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).
O dispositivo criado promoverá diretamente a:
- Matemática | 8.2 Permutação
(UNISC) Newton possui 7 livros distintos, sendo 3 de Álgebra, 2 de Cálculo e 2 de Geometria. O número de maneiras diferentes que Newton pode organizar esses livros em uma estante, de forma que os livros de um mesmo assunto permaneçam juntos, é:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Uerj) A população de uma espécie de roedores, com pelagem de diferentes colorações, foi observada em dois momentos: antes e depois da ocorrência de uma profunda transformação no meio em que vivem. As curvas abaixo representam esses dois momentos.
A alteração ocorrida na frequência do fenótipo da população de roedores, após a mudança do meio, é um exemplo de seleção denominada
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
19. Texto base: Leia o texto a seguir. No final de 1916, a economia russa atravessa uma grave crise; a indústria e a agricultura atravessam um sério marasmo: os transportes encontram-se desorganizados, os cofres do Estado, vazios. No exército, faltam armas. ELLEISTEIN, Jean. A revolução das revoluções. Lisboa: Prelo, 1975, p.77.
Enunciado:
O texto descreve a situação da Rússia às vésperas da Revolução de 1917.
Relacione essa situação ao processo revolucionário russo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Em um anúncio publicitário de uma rede bancária, lê-se a seguinte fábula:
Bem do alto de um pico rochoso, a águia empurrava seus filhotes para a beirada do ninho. Ao sentir a resistência dos bichinhos, seu coração se acelerou. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair? Apesar de tudo, a águia sabia que aquele era o momento. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas, não haverá propósito para a vida deles. Enquanto não aprenderem a voar, não compreenderão o privilégio que é nascer águia.
A águia encheu-se de coragem. O empurrão era o maior presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram.
Às vezes, em nossa vida, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o desconhecido. E são elas que nos fazem descobrir que temos asas para voar.
Descubra suas possibilidades.
VEJA. 21 dez. 2005, n. 1936. São Paulo: Abril, p. 108.
Uma das estratégias narrativas empregadas no texto é o discurso indireto livre.
Exemplifica, no texto, esse tipo de discurso: