(UNIT)
Cr2O72 – (aq) + Cl–(aq) + H+ (aq) → Cr3+ (aq) + H2O(l) + Cl2(g)
O princípio da conservação de elétrons em uma reação de oxirredução é uma ferramenta importante no balanceamento de equações químicas em que ocorrem transferência e recebimento dessa partícula.
Considerando-se essa ferramenta e as técnicas adotadas no processo de balanceamento da equação química com os menores coeficientes estequiométricos inteiros, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, peça aos alunos que falem tudo o que estão observando na 1ª imagem.
1.2. Pergunte aos alunos se eles já foram ao oftalmologista. Explique a eles que a imagem que está ao fundo é aquela que os oftalmologistas utilizam para fazer exames para saber se precisamos usar óculos de grau.
1.3. Peça aos alunos que expliquem o que há em comum entre a imagem com os óculos e a frase “Enxergar oportunidades”.
Disponível em:<https://porto40.files.wordpress.com/2014/08/sem-tc3adtulo-1.png> Acesso em: 03 jan. 2018.
Disponível em:<http://scalpertrader.com.br/files/2016/10/2-abordagens-day-trade.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente aos alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Peça aos alunos que leiam os dois primeiros quadrinhos e respondam no terceiro quadrinho o que as pessoas que passam ocupadas, com pressa, não param e reparam deixam de enxergar?
2.3. Peça aos alunos que criem o último quadrinho para finalizar a tirinha. Apresentem o resultado dos trabalhos para os colegas.
Disponível em:<https://cantinholiterariososriosdobrasil.files.wordpress.com/2015/04/pressa_armandinho.png> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos um trecho do texto “Ver as dificuldades como oportunidades” de Cátia Bazzan.
3.2. Peça aos alunos que escolham uma frase que mais gostaram e expliquem o motivo da escolha.
“Poderia também ver as situações de maneira positiva para enfrentar desafios... Enfim, comecei a achar que todos os acontecimentos da minha vida, são oportunidades. Quero ver uma porta se abrindo, onde ninguém vê. E tenho certeza de que essa mudança irá ajudar e muito a concretização dos meus sonhos. Por isso, comece hoje mesmo a rever seus conceitos e a se abrir para as oportunidades que se apresentam. Mas lembre-se: não fique preso apenas a uma forma de ver as coisas, expanda sua visão.
Disponível em:<http://www.luzdaserra.com.br/ver-as-dificuldades-como-oportunidades > Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
- Matemática | 10. Estatística
A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda.
Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas empresas de maior média anual.
As empresas que este investidor escolhe comprar são:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
A loja Telas & Molduras cobra 20 reais por metro quadrado de tela, 15 reais por metro linear de moldura, mais uma taxa fixa de entrega de 10 reais. Uma artista plástica precisa encomendar telas e molduras a essa loja, suficientes para 8 quadros retangulares (25 cm × 50 cm). Em seguida, fez uma segunda encomenda, mas agora para 8 quadros retangulares (50 cm × 100 cm).
O valor da segunda encomenda será:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
A taxa de mortalidade infantil vem decaindo a cada ano no Brasil. O gráfico, gerado a partir de dados do IBGE, apresenta a evolução da taxa de mortalidade infantil (número de óbitos para cada 1.000 nascidos vivos) de crianças com até 5 anos, no Brasil, no período de 2000 a 2011.
Considere que, para os próximos anos, o decréscimo anual médio do número de óbitos para cada 1.000 nascidos vivos registrado, no período de 2009 a 2011, será mantido.
A partir das informações fornecidas, a taxa de mortalidade infantil de crianças com até 5 anos tornar-se-á inferior a 10 no período de
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa INCORRETA: