(UNIT)
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Materiais:
- Livros de história diversos
- Desenho animado – Alice no país das maravilhas (o desenho animado)
- Papel sulfite branco
- Canetinhas de várias espessuras e cores
- Música: “Imaginação” – Marcos Valle
Desenvolvimento:
1 – Distribuir os livros para as crianças a fim de que elas explorem as imagens e criem as histórias.
2 – Depois de alguns minutos, sugerir que algumas das crianças contem as histórias para o grupo baseando-se a pena nas imagens.
3 – O professor poderá então escolher duas histórias dentre as apresentadas e realizar a leitura das mesmas.
4 – Neste momento é provável que surjam polêmicas quanto à veracidade da história e das histórias imaginadas pelas crianças. Este é o momento ideal para chamar a atenção das crianças para quantas histórias poderiam ser contadas com as mesmas imagens...
5 – O professor poderá então perguntar: por que será que isto acontece? Conduzir as perguntas até chegar no conceito de imaginação.
6 – O que é a imaginação? Tocar a música “Imaginação”:
IMAGINAÇÃO (Marcos Valle - Paulo Sérgio Valle)
O que eu quiser imaginar eu sou capaz / Eu sou capaz de imaginar que eu sou capaz /
De ver a lua brilhar de dia / E o sol encher a noite de alegria /
A imaginação fica dentro da cabeça / Com ela a gente faz o que bem quer /
Com ela eu olho prá dentro de mim / E vejo coisas lindas / Vejo o que eu quiser /
Tudo a gente pode de tudo / A gente é capaz /
Basta que a gente acredite em tudo / Que a gente faz /
Mas tudo na vida começa lá dentro da cabeça da gente /
Num lugar lá dentro / No meio dela / Onde vive a imaginação.
7 – Tudo que imaginamos pode um dia se tornar realidade. Foi assim com tudo o que existe no mundo: um dia alguém imaginou e se dedicou em transformar aquela ideia em realidade. A arte é pura imaginação! O artista imagina e escolhe meios para fazer sua imaginação se tornar realidade na obra que ele elabora. Quando a imaginação se torna algo concreto podemos dizer que criamos alguma coisa, no caso do artista, uma obra.
8 – O professor poderá então convidar os alunos a assistirem o filme Alice no país das maravilhas, o desenho animado dos estúdios Walt Disney.
9 – Numa roda de conversa as crianças poderão se manifestar sobre algo que o filme apresenta que fez com que elas pensassem na imaginação. O país das maravilhas é um país imaginário?
10 – E se o país das maravilhas pudesse ser de cada um de nós? Como ele seria? Vamos criar o nosso país das maravilhas? Neste momento o professor convidará as crianças a criar o desenho do seu próprio país das maravilhas:
- Quem mora lá?
- Onde ele fica?
- Como se chega lá?
- O que se come?
...e deixe as crianças criarem livremente.
Referências:
“Imaginação” – música de Marcos Valle:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(IME)
A figura acima apresenta um desenho esquemático de um projetor de imagens, onde A é um espelho e B e C são lentes. Com relação aos elementos do aparelho e à imagem formada, pode-se afirmar que
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
O principal fundamento que explica o fato de um avião conseguir voar é a ação da força resultante de sustentação, aplicada ortogonalmente pelo ar nas asas, devido à diferença de pressão entre as partes superior e inferior delas, a qual é provocada pela velocidade em que a aeronave trafega. Apesar de envolver conhecimentos físicos mais profundos, é possível ater-se à análise de duas forças principais envolvidas no processo: a força peso e a força de sustentação feita pelo ar.
Apesar de os movimentos da aeronave serem suaves para os passageiros, as curvas feitas no ar são acompanhadas de uma inclinação, como representado na imagem anterior. A explicação para esse movimento está no fato de a força
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Ben writes about his afternoons
Three times a week I stay at school in the afternoon because I have football training (on Mondays and Thursdays) and on Fridays I have Music Club. I have lunch at the school canteen and then I go to our library and I do my homework. After my extracurricular activities I go home. It takes me about ten minutes to get home by bus. Before dinner I usually have a shower and watch my favorite TV series. I always have dinner with my family. Then I play on the computer, listen to music or read. I never go to bed late.
Available at: http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=513#a. Accessed on Oct 3rd 2011.
Complete the sentences with always, never, sometimes and usually.
1. Ben _____________ stays at school in the afternoon.
2. Ben _____________ stays at school on Tuesdays and Thursdays.
3. He _____________ has lunch at the school canteen.
4. He _____________ goes home after extracurricular activities.
5. Ben _____________ goes home by bus.
- Literatura | 5.2 Modernismo
(FUVEST 2008 1ª FASE) Entre os seguintes versos de Alberto Caeiro, aqueles que, tomados em si mesmos, expressam ponto de vista frontalmente contrário à orientação dominante que se manifesta em A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, são os que estão em: