(UNIT)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
[...] Outras vezes, como naquela manhã, ela brincava com a boneca de pano confeccionada por Emilie. Lembro-me perfeitamente do rosto da boneca; tinha os olhos negros e salientes, umas bochechas de anjo, e se prestasses atenção aos detalhes, verias que apenas as orelhas e a boca estavam sem relevo, pespontadas por uma linha vermelha: artimanha das mãos de Emilie. Soraya nunca largava a boneca; enfeitava-lhe a cabeça com as papoulas que colhia, oferecia-lhe pedaços de frutas, dirigia-lhe os mesmos gestos com a mão, com o rosto, passava-lhe água-de-colônia no corpo, acariciava-lhe os cabelos de palha ou arrancava-os num momento de fúria, montava com ela no dorso das ovelhas e deitavam juntas, abraçadas. Foram dias de exaltação, de descobertas. Soraya, que parecia uma sonâmbula assustada, começou a abstrair; desenhava formas estranhas, geralmente sinuosas, na superfície de pano que cobria a mesa da sala; reproduzia formas idênticas nas paredes, nos mosaicos rugosos que circundavam a fonte, e na carapaça de Sálua onde o nome de Emilie ainda não se apagara.
HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
O fragmento faz parte do romance Relato de um certo Oriente, lançado em 1989. De acordo com o fragmento, a boneca de pano era
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Considere a tirinha a seguir para responder à questão.
Na tirinha, o humor é provocado
- Física
Em uma excursão acadêmica, um aluno levou uma lanterna com uma bússola acoplada. Em várias posições durante o dia, ele observou que a bússola mantinha sempre uma única orientação, perpendicular à direção seguida pelo Sol. À noite, estando a bússola sobre uma mesa e próxima de um fio perpendicular a ela, notou que a bússola mudou sua orientação no momento em que foi ligado um gerador decorrente contínua.A orientação inicial da agulha da bússola é a mostrada na figura a seguir, onde a seta preenchida indica o sentido do campo magnético da Terra.
Ao ligar ogerador, a corrente sobe o fio (saindo do plano da ilustração). Assim, a orientação da bússola passará ser a seguinte:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
(ULBRA) O problema em definir o grupo Protista reside, principalmente, na falsa ideia de que deve ser tratado como uma entidade taxonômica, sendo uma consequência da atitude genuinamente humana de classificar a natureza hierarquicamente. Desde Haeckel (1866) até o moderno conceito dos Cinco Reinos, tem sido conveniente tratar Protista como um Reino, para facilitação dos sistemas de recuperação de informação, educação e vulgarização. O conceito de Reino também serve para aumentar a autoestima dos cientistas que estudam estes organismos. Afinal de contas, quem quer estudar organismos inferiores, simples e primitivos quando se pode estudar organismos superiores e complexos?
(Adaptado de What is a Protist?”, editorial da revista Protist, v. 150, março de 1999, escrito por Michael Melkonian)
Apesar da discussão acima proposta pelo autor, o grupo apresenta diversas características compartilhadas.
I. Todos os protistas formam colônias e possuem como habitat ambientes úmidos.
II. Podem ser autótrofos ou heterótrofos, parasitos, mutualistas e de vida livre.
III. Apresentam sistema de controle osmótico, como vacúolo contrátil e pulsátil, e podem ou não apresentar macronúcleo e micronúcleo.
IV. Protistas apresentam estruturas que permitem o deslocamento, como cílios, flagelos ou pseudópodos.
Estão corretas:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. Disponível em: <http://goo.gl/JxSJ9e>. Acesso em: 03 abr. 2015.
Enunciado:
Considerando o período do governo de Fernando Henrique Cardoso no Brasil, explique qual é a crítica proposta pela charge.