(UNICENTRO) Efeitos quânticos não estão limitados a partículas subatômicas. Eles também aparecem em experimentos com sistemas macros e mais quentes. Cientistas descobriram, em 2010, que efeitos quânticos, à temperatura de 294,0K, aumentam a eficiência fotossintética em duas espécies de algas marinhas.
Com base nas informações, a experiência que revelou aumento da eficiência fotossintética em espécies de algas marinhas, devido a efeitos quânticos, foi realizada a uma temperatura, em ℉, aproximadamente, igual a
Questões relacionadas
- Biologia
Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (OGM), são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, como, por exemplo, arroz com bactéria. Por meio de um ramo de pesquisa relativamente novo (a engenharia genética), fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos, ou mesmo sementes que produzem plantas inseticidas. As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à saúde e ao ambiente onde se vive.
Disponível em:<http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/>.
Acesso em: 27 jan. 2015.
Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos a respeito do tema, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O OGM tem seu código genético diferente de um organismo normal, não transgênico.
( ) A formação de um transgênico é possível por conta da universalidade do código genético.
( ) A manipulação de um transgênico imprescinde de uma discussão ética a respeito das consequências ao ser humano.
( ) A composição química do gene do doador é diferente daquela observada no material genético do futuro OGM.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia - Fundamental | 2.04 Projeções Cartográficas
Texto base: O mapa a seguir mostra os países em uma perspectiva a partir das altas latitudes do Hemisfério Norte. Escala aproximada: 1: 30.000.000 Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/_xYq8wk7IAb4/S_Q-VOsHHfI/AAAAAAAAAxY/__HQxSZKar8/s1600/6.jpg>. Acesso em: 15 jun. 2014.
Enunciado:
A) Cite o país que está sendo colocado como o centro da representação do mapa.
B) Em uma aula de Geografia, um aluno disse que para saber a distância em quilômetros com exatidão entre as cidades de Toronto e Nairóbi, basta descobrir quantos centímetros separam os dois pontos no mapa e depois multiplicar pela escala do mapa. Você concorda com essa opinião? Justifique sua resposta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Observe um dos períodos do primeiro parágrafo da crônica Invólucros:
“Se vale a teoria da seleção natural de Darwin, as pessoas com dedos grossos se tornarão obsoletas, não se adaptarão ao mundo da microtecnologia e logo desaparecerão.”
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Organize a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas folhas e meia de papel cartão. A primeira folha deve ser marcada da seguinte forma:
- Faça uma borda de dois centímetros;
- Dobre o restante ao meio, deixando o lado preto para dentro;
- Dobre mais uma vez, dividindo a folha (menos o espaço de 2 cm) em quatro partes iguais.
Essas partes serão dobradas e a folga de dois centímetros servirá para colar a borda, formando um cano retangular. A experiência funciona também com outros formatos, como triângulos e cilindros.
Precisamos agora colar um dos fundos de modo a ficar completamente escuro. Para isso cortaremos um quadrado maior que a medida da "tampa". Demos um modelo para corte e dobra dessa parte (3). Cole as bordas com cola ou fita isolante. É muito importante que essa caixa fique completamente escura. Para isso confira com os alunos olhando dentro dela em direção à luz. Em caso de algum pedacinho com luz, cubra por fora com a fita isolante.
A parte de dentro deve ser um pouco menor, pois irá ficar dentro dessa caixa maior e não terá a tampa escura. Então, fale para os alunos fazerem os mesmos procedimentos 1 e 2, só que antes, retirem um filete de aproximadamente 1,5cm do papel. No lugar da tampa deve ser colocado um quadrado de papel manteiga, da mesma forma em que a tampa foi posta no outro.
Assim, teremos duas caixas e uma entra na outra: a caixa escura fica por fora. Com cuidado os alunos devem fazer um pequeno furo na parte central da tampa da caixa escura, com o auxílio de uma lapiseira, por exemplo. Esse furo será ajustado nas próximas etapas, mas a princípio tem que ser pequeno.
Agora, vão a um lugar claro, como o pátio da escola. Eles devem olhar por dentro da caixa e ver o resultado.
A luz de fora vai entrar pelo orifício e projetar a cena externa no papel manteiga, só que invertido. Se a projeção ficar pequena, aumentem gradualmente o buraco.
É como um cinema da vida real. Deixe os alunos experimentarem bem. Observem os efeitos quando os orifícios são maiores ou menores. Esse é o princípio óptico utilizado nas primeiras câmeras fotográficas e também pelos artistas, desde a renascença para observar e retratar o mundo.
Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_camaraescura86158.3.jpg?110708081428>. Acesso 01 nov. 2014.
- Física
Um gaúcho deseja tomar chimarrão, para isso vai aquecer 0,8 litros de água de 20ºC até 70ºC Ele conta com um aquecedor de imersão que deverá ser ligado a uma fonte de 120V. Sendo a resistência do mesmo de 30(OHMS), quanto tempo ele deverá esperar, em segundos, até que água atinja a temperatura desejada?