(UEFS)
Uma esfera de massa m presa na extremidade de um fio, com 80,0 cm de comprimento, após ser abandonada da posição mostrada na figura, choca-se frontalmente com outra esfera de mesma massa, a qual, depois de deslizar no plano horizontal de atrito desprezível, choca-se frontalmente com outra esfera de massa quatro vezes maior.
Desprezando-se a resistência do ar e o efeito da rotação, considerando-se os choques perfeitamente elásticos, o módulo da aceleração da gravidade como sendo 10,0 m/s², após as colisões, o módulo da velocidade da esfera mais pesada, em m/s, é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Conversas iluminadas Tem coisa mais xarope do que faltar luz? Outro dia estava terminando de escrever um texto e não consegui concluí-lo: o céu enegreceu, trovões começaram a espocar e foi-se a energia da casa. Eram 15 h 10 da tarde. A luz só voltou às 20 h. Fiquei com aquele pedaço de dia sem poder trabalhar. Então bati à porta do quarto da minha filha e percebi que ela também estava à toa, sem conseguir desfrutar da companhia inseparável do seu laptop. Ficamos as duas ali nos queixando do desperdício de tempo, até que nos jogamos em sua cama e começamos a conversar. Que jeito. Conversamos sobre os sonhos que ela tem para o futuro, e eu contei os que eu tinha na idade dela, e de como a vida me surpreendeu desde lá até aqui. E ela me divertiu com umas ideias absurdas que só podiam mesmo sair de sua cabeça inventiva, e eu ri tanto que ela se contagiou e riu muito também de si mesma. Então ela me falou sobre uma peça de teatro que foi assistir quando eu estive viajando, e ela disse que eu teria adorado, e combinamos de ir juntas na próxima vez que o ator voltar a Porto Alegre. Aí eu contei o que fiz durante essa viagem que me impediu de estar com ela no teatro, e vimos as fotos juntas. Então foi a vez de ela me apresentar o novo disco da Lady Gaga (pelo celular), e ela me convenceu de que existe muito preconceito com essa cantora que, em sua opinião, é revolucionária, e eu escutei umas sete músicas e não gostei tanto assim, mas reconheci ali um talento que eu estava mesmo desprezando. Então foi a minha vez de tocar pra ela uma música que eu adoro e ela fez uma careta, e concluí que a careta era eu. E rimos de novo, e conversamos mais um tanto, e então fomos para a cozinha comer um resto de salada de fruta que estava a ponto de estragar naquela geladeira sem vida, já que a luz ainda não havia voltado. Será que não havia voltado mesmo? Engraçado, fazia tempo que não passava uma tarde tão luminosa. Quando por fim a luz voltou, voltei também eu para o computador, e voltou minha filha para seu Facebook, e só o que se escutava pela casa era o barulho das teclas escrevendo para seres invisíveis – falávamos com quem? Com o universo alheio. E tive então um insight: tem, sim, coisa mais xarope do que faltar luz. É ficarmos reféns da tecnologia, deixando de conversar com quem está ao nosso lado. Se é preciso que a energia elétrica seja cortada para resgatar a energia humana, que seja, então. Não em hospitais, não em escolas, mas dentro de casa, uma horinha por semana: não haveria de causar um estrago tão grande. Se acontecer de novo, prometo não reclamar para a CEEE*, desde que não demore tanto para voltar a ponto de estragar os alimentos na geladeira e que seja suficiente para me alimentar da clarividência e brilho de um bom papo. MEDEIROS, Martha. Porto Alegre: Jornal Zero Hora, 15 dez. 2013. *Companhia Estadual de Energia Elétrica – Rio Grande do Sul
A conclusão da autora, no último parágrafo, foi uma consequência:
- Língua Inglesa | 2.01 Pronomes
(UFSM) Smart Jocks: Sport Helps Kids Classroom Performance
When kids exercise, they boost brainpower as well as brawn
5Despite frequent reports that regular exercise benefits the adult brain, when it comes to schoolchildren, the concept of the dumb jock persists. The star quarterback stands in stark contrast to the math-team champion. After all, the two types require seemingly disparate talents: physical prowess versus intellect. Letting kids run around or throw a ball seems, at best, tangential to the real work of learning and, at worst, a distraction from 1it.
Parents, teachers and education policy makers have pitted athletics against academics even as they trumpet exercise as an antidote to obesity and poor health. From preschool onward, teachers encourage children to sit still 7rather than scamper. Many schools have cut back on physical education to make room for the three R's. 4And when student scores on standardized tests become of primary importance to parents, politicians or other stakeholders in the education system, educators may feel pressured to direct students toward academic pursuits and away from athletic ones
In Brief
Students who are fit — based on their high aerobic capacity and low body fat — also tend to perform well in school and on standardized tests.
6In addition to regular exercise, brief periods of movement such as jumping or stretching 2can help improve children's concentration.
Exercise 3may turbocharge the brain by raising levels of neuronal growth factors, which foster the formation of new connections between brain cells.
Fonte: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=smart-jocks
Glossário
Brawn = força física.
Growth = crescimento.
Jock = esportista, atleta.
Prowess = talento, habilidade.
To pit sb/sth against sth = testar, pôr à prova.
To scamper = mexer-se, agitar-se, mover-se.
To stretch = alongar-se.
A palavra "it" (ref. 1) refere-se a
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
Borbulha-se gás cloro em solução aquosa diluída de hidróxido de sódio a 25ºC. Assinale a opção que contém apenas produtos clorados resultantes.
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Um laboratório realiza exames em que é possível observar a taxa de glicose de uma pessoa. Os resultados são analisados de acordo com o quadro a seguir.
Um paciente fez um exame de glicose nesse laboratório e comprovou que estava com hiperglicemia. Sua taxa de glicose era de 300 mg/dL. Seu médico prescreveu um tratamento em duas etapas. Na primeira etapa ele conseguiu reduzir sua taxa em 30% e na segunda etapa em 10%.
Ao calcular sua taxa de glicose após as duas reduções, o paciente verificou que estava na categoria de
- Química | 2.4 Cinética Química
(UESC) Um palito de fósforo pode se acender, ao ser atritado ligeiramente sobre uma superfície áspera, como uma lixa das caixas de fósforos, e entrar em combustão com emissão de luz e de calor. Uma análise dessas observações permite afirmar corretamente: