(UEFS) Um enorme bloco de gelo com densidade de 0,92 g/cm³ flutua, em equilíbrio, na água do mar de densidade 1,03 g/cm³. O percentual do volume do bloco de gelo imerso na água do mar, em %, é de, aproximadamente,
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Los niños de nuestro olvido
Escribo sobre un destino que apenas puedo tocar en tanto un niño se inventa con pegamento un hogar
Mientras busco las palabras para hacer esta canción un niño esquiva las balas que buscan su corazón
Acurrucado en mi calle duerme un niño y la piedad arma lejos un pesebre y juega a la navidad
Arma lejos un pesebre y juega a la navidad y juega a la navidad y juega, y juega, y juega...
La niñez de nuestro olvido pide limosna en un bar y lava tu parabrisas por un peso, por un pan
Si las flores del futuro crecen con tanto dolor seguramente mañana será un mañana sin sol
SOSA, M. In: Corazón libre. Argentina: E.D.G.E., 2004 (fragmento).
No texto, a expressão “un mañana sin sol ” é usada para concluir uma crítica ao(à)
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) quest(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Nos poemas indianistas, o heroísmo dos indígenas em nenhum momento é utilizado como crítica à colonização europeia, da qual a elite era a herdeira. Ao contrário, pela resistência ou pela colaboração, os indígenas do passado colonial, do ponto de vista dos nossos literatos, valorizavam a colonização e deviam servir de inspiração moral à elite brasileira. (...) Já o africano escravizado demorou para aparecer como protagonista na literatura romântica. Na segunda metade do século XIX, Castro Alves, na poesia, e Bernardo Guimarães, na prosa, destacaram em obras suas o tema da escravidão.
(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio.São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 436-37)
No sistema colonial português, o trabalho compulsório indígena
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UPE) Entre os mil genes, aproximadamente, que em camundongos abrigam o código para receptores de odorantes (são cerca de 400 em humanos), apenas um está ativo num determinado neurônio, e apenas uma das duas cópias do gene, ou alelos, está ativa. Essa especialização é essencial para o mapeamento dos odores no cérebro – todos os neurônios, que têm sua superfície salpicada por um determinado tipo de receptor, mandam projeções para uma mesma região do cérebro, que reconhecerá o aroma correspondente.
Para entender a regulação dos genes responsáveis pela construção dos receptores para moléculas de odor, é necessário analisar, no núcleo dos neurônios, o local onde o material genético tem uma organização espacial precisa, a cromatina, na qual se localizam as duas cópias de cada gene. A heterocromatina constitutiva, concentrada no miolo do núcleo, abriga, pelo menos, um dos alelos em grande parte das células. A heterocromatina facultativa, que, nos neurônios do olfato, também se concentra numa área central do núcleo, compõe uma estrutura em forma de chapéu, em torno da constitutiva. Assim, a organização das heterocromatinas e da eucromatina pode ser diferente para cada tipo de célula, com um impacto importante na atividade genética.
Essas informações apontam para aspectos relacionados à regulação dos odores. É CORRETO afirmar, nos termos do texto e com base na figura, que
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNESP) Na figura, uma demonstração feita com garrafa pet, tubos e balões de borracha simula o funcionamento do sistema respiratório humano.
Sobre o sistema respiratório humano e as estruturas que o representam na demonstração, é correto afirmar que
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.
Um exemplo de tal processo é o(a):