(UEFS) Pacientes diabéticos podem controlar sua doença seguindo consistentemente a dieta prescrita, tomando medicação como ordenado, comendo em horários regulares e seguindo um programa regular de exercícios. [...] A chegada do medidor de bolso de teste de glicose no sangue permitiu ao paciente diabético realizar um controle mais rigoroso da doença. As pessoas que tomam injeções de insulina estão sujeitas a episódios de hipoglicemia, ou seja, de taxa baixa de açúcar no sangue. [...] A maioria da insulina em uso atualmente é um tipo “humano” produzida por bactérias por meio da engenharia genética.
(COHEN; WOOD, 2002, p. 216-7)
A partir das informações do texto e do conhecimento pertinente ao quadro clínico de um paciente diabético, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O selênio quando combinado com enxofre forma o sulfeto de selênio, substância que apresenta propriedades antifúngicas e está presente na composição de xampus anticaspa. Qual o tipo de ligação química existente entre os átomos de enxofre e selênio?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto a seguir:
Tras el éxito de 'Mi Verdad', la cantante colombiana dejó abierta la puerta para realizar próximas colaboraciones con la banda mexicana
'Mi Verdad', la primera canción que Maná y Shakira grabaron juntos, está arrasando, tanto que se adueñó del primer lugar del chart Latin Pop Songs de Billboard. Los resultados obtenidos con la melodía tienen súper contento tanto a la banda mexicana como a la cantante colombiana, quien ha dejado abierta la puerta para grabar otra vez con el grupo. "¡Qué alegría ver que les gusta la canción tanto como nosotros! ¡Maná a ver que se nos ocurre para la próxima!", reveló la intérprete de 'Empire' a través de su cuenta en Twitter. Disponible en: <http://musica.terra.com/shakira-y-mana-podrian-grabar-mas-canciones-juntos,4a44d5f621f8c410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>. Acceso el: 03 abr. 2015.
Enunciado:
¿De qué trata la noticia?
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(FUVEST) O hormônio melatonina é responsável pela sensação de sonolência. Em nosso organismo, a concentração de melatonina começa a aumentar ao anoitecer, atinge o máximo no meio da noite e decresce com a luz do dia. A melatonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, em quatro etapas catalisadas por diferentes enzimas, sendo que a enzima 3 é degradada em presença de luz.
Considere as seguintes afirmações a respeito desse processo:I. Na etapa 2, há perda de dióxido de carbono e, na etapa 3, a serotonina é transformada em uma amida.II. A manipulação de objetos que emitem luz, como celulares e tablets, pode interromper ou tornar muito lento o processo de transformação da serotonina em N-acetil-serotonina.III. O aumento da concentração de triptofano na corrente sanguínea pode fazer com que a pessoa adormeça mais lentamente ao anoitecer.É correto o que se afirma em - Matemática | 3.6 Exponencial
Os coelhos são conhecidos por se reproduzirem rapidamente e eficientemente na natureza. Visto que são presas naturais, os coelhos se reproduzem de forma exponencial para manter a espécie viva. O coelho-europeu foi introduzido na Austrália, no século XIX, e, por não terem predador natural naquele país, a multiplicação dos coelhos atingiu níveis muito elevados e se transformou num problema que prejudicou bastante a agricultura. Em certa região da Austrália, a população de coelhos era dada pela função P = 1000.20,4t, em que t é o tempo medido em anos, com t = 0 representando o ano 1840. A população de coelhos nessa região atingirá 64.000 indivíduos no ano
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a 1precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a 2fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e 3muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 11o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a 4distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
12Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a 5trajetória elíptica da cusparada com uma 6mínima margem de erro. Era 7puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria 8complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra 9habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 13coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em 14bonde andando – mesmo porque não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das 10artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Um dos contrastes entre passado e presente que caracterizam o desenvolvimento do texto manifesta-se na oposição entre as seguintes expressões: