(UNIME) A medicação de um paciente é preparada com 200,0 mL de uma substância A, de densidade igual a 1,5 g/mL e 300,0 mL de água, de densidade 1,0 g/mL. Com base nessas informações, é correto afirmar que a densidade média da medicação aplicada no paciente, em g/cm³, é igual a
Questões relacionadas
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Uma região de Cerrado possui lençol freático profundo, estação seca bem marcada, grande insolação e recorrência de incêndios naturais. Cinco espécies de árvores nativas, com as características apresentadas no quadro, foram avaliadas quanto ao seu potencial para uso em projetos de reflorestamento nessa região.
Qual é a árvore adequada para o reflorestamento dessa região?
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS) Considere os ácidos
I – Cl3C – CO2H
II – CH3 – CO2H
III – CH3 – CH2 – CH2 – CO2H
IV – HCO2H
A opção que representa corretamente a ordem crescente de acidez é:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(UFSM) Independentemente de cultura, os vegetais fornecem alimentos para todos. Nos versos que seguem, o autor tenta demonstrar essa condição.
Nem todo o Rei tem Reinado
Andei uns tempos pensando
No porque dos animais.
Mesmo que não haja duvida,
Perguntar nunca é demais:
1− O que seria dos bichos
2Se não fossem os vegetais?
[...]
Animal da mais ibope
Nos programas de TV
Da movimento ao cinema
Faz a gente se entreter.
3Mas todo bicho depende
4Das plantas para viver.
[...]
5− Ah, se planta não soubesse
6Transformar a luz solar
o vasto reino animal
Deixaria de se fartar...
7− Nem sequer papel teria
8Pra estes versos eu botar.
Fonte: SOUZA, P. R. de. Síntese de Poesia. 2006.
Analise as seguintes afirmativas:
I. Os versos assinalados com as referências 1, 2, 3 e 4 salientam a dependência dos animais, em especial, quanto ao oxigênio produzido pelos vegetais por meio da respiração celular.
II. Os versos assinalados com as referências 5 e 6 dizem respeito ao processo de fotossíntese que ocorre nos cloroplastos.
III. Os versos assinalados com as referências 7 e 8 remetem a produção de matéria orgânica resultante da fotossíntese.
Está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa
Mas quando todas as luzes da península se apagaram ao mesmo tempo, apagón lhe chamaram depois em Espanha, negrum numa aldeia portuguesa ainda inventora de palavras, quando quinhentos e oitenta e um mil quilómetros quadrados de terras se tornaram invisíveis na face do mundo, então não houve mais dúvidas, o fim de tudo chegara. Valeu a extinção total das luzes não ter durado mais do que quinze minutos, até que se completaram as conexões de emergência que punham em acção os recursos energéticos próprios, nesta altura do ano escassos, pleno verão, Agosto pleno, seca, míngua das albufeiras, escassez das centrais térmicas, as nucleares malditas, mas foi verdadeiramente o pandemónio peninsular, os diabos à solta, o medo frio, o aquelarre, um terramoto não teria sido pior em efeitos morais. Era noite, o princípio dela, quando a maioria das pessoas já recolheram a casa, estão uns sentados a olhar a televisão, nas cozinhas as mulheres preparam o jantar, um pai mais paciente ensina, incerto, o problema de aritmética, parece que a felicidade não é muita, mas logo se viu quanto afinal valia, este pavor, esta escuridão de breu, este borrão de tinta caído sobre a Ibéria, Não nos retires a luz, Senhor, faz que ela volte, e eu te prometo que até ao fim da minha vida não te farei outro pedido, isto diziam os pecadores arrependidos, que sempre exageram.(SARAMAGO, José. A jangada de pedra. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. p.35-36.)
Sobre o emprego de conectivos no texto, considere as afirmativas a seguir
I. No trecho “[...] até que se completaram as conexões de emergência [...]”, a expressão em destaque expressa noção temporal e pode ser substituída por “quando”.
II. No trecho “[...] isto diziam os pecadores arrependidos, que sempre exageram”, o pronome relativo “que” inicia oração que acrescenta uma característica ao termo antecedente.
III. Em “ [...] e eu te prometo que até o fim da minha vida [...]” o conectivo “e” equivale a “mas”, iniciando uma oração coordenada adversativa.
IV. O uso do conectivo “mas” em “[...] parece que a felicidade não é muita, mas logo se viu quanto afinal valia” expressa oposição, portanto introduz uma oração coordenada adversativa.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Ao longo da história evolutiva dos seres vivos, uma característica semelhante pode sugerir independentemente em duas espécies não relacionadas, ou seja, que não possuem um ancestral comum direto de quem poderiam herdar tal característica. Esse processo é muito comum na natureza e pode ser explicado por meio da seleção natural, já que pressões seletivas semelhantes tendem a favorecer adaptações similares.
O fenômeno descrito acima é chamado de