(UPF) O quadro a seguir indica características referentes às substâncias A, B, C e D ao serem testadas em relação à propriedade de condutividade elétrica.
Considere 25°C e 1atm
A) Na fase sólida, não conduz corrente elétrica, mas, ao se dissolver em água deionizada, conduz a corrente elétrica.
B) Líquido que mesmo ao se dissolver em água deionizada não conduz a corrente elétrica.
C) Na fase sólida, conduz corrente elétrica. Não se dissolve em água.
D) Na fase sólida, não conduz corrente elétrica, e, ao se dissolver em água deionizada, também não conduz a corrente elétrica.
Considerando as substâncias etanol, cloreto de sódio, zinco metálico e sacarose, marque a opção que indica a correlação correta entre substância e característica indicada no quadro.
Questões relacionadas
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
As células possuem potencial de membrana, que pode ser classificado em repouso ou ação, e é uma estratégia eletrofisiológica interessante e simples do ponto de vista físico. Essa característica eletrofisiológica está presente na figura a seguir, que mostra um potencial de ação disparado por uma célula que compõe as fibras de Purkinje, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos para o tecido cardíaco, possibilitando assim a contração cardíaca. Observa-se que existem quatro fases envolvidas nesse potencial de ação, sendo denominadas fases 0, 1, 2 e 3.
O potencial de repouso dessa célula é -100mV e quando ocorre influxo de íons Na+ e Ca2+ a polaridade celular pode atingir valores de até +10mV, o que se denomina despolarização celular. A modificação no potencial de repouso pode disparar um potencial de ação quando a voltagem da membrana atinge o limiar de disparo que está representado na figura pela linha pontilhada. Contudo, a célula não pode se manter despolarizada, pois isso acarretaria a morte celular. Assim, ocorre a repolarização celular, mecanismo que reverte a despolarização e retorna a célula ao potencial de repouso. Para tanto, há o efluxo celular de íons K+.
Qual das fases, presentes na figura, indica o processo de despolarização e repolarização celular, respectivamente?
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Os meus colegas jornalistas que me perdoem, mas não dá mais para ler uma notícia de jornal apenas pelo que está publicado. O nosso universo informativo ficou muito mais complexo depois do surgimento da avalanche informativa na internet. Não dá mais para tomar como verdade absoluta a representação de um dado, fato ou evento feita por um repórter, editor e dono de um veículo de comunicação jornalística.
Este fenômeno, inédito na história do jornalismo, está nos obrigando a tomar uma notícia de jornal apenas como um ponto de partida para uma análise que, necessariamente, envolve a preocupação em descobrir o contexto do que foi publicado. A notícia de jornal não é mais a verdade definitiva, mas a porta de entrada numa realidade desconhecida e inevitavelmente complexa, contraditória e diversa.
Uma notícia como por exemplo a alta do dólar pode ser lida como um fato positivo para quem é exportador, uma catástrofe para quem depende da importação, uma arma político/eleitoral para um candidato presidencial, uma manipulação cambial por especuladores ou um ajuste macroeconômico promovido por bancos multinacionais. É apenas uma amostra de diversas percepções possíveis para um mesmo dado numérico.
Disponível em: http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 28 out. 2021.
Nesse texto, busca-se defender uma ideia por meio da exploração de argumentos. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UECE) Alguns animais não possuem sistema circulatório, pois realizam suas trocas diretas com o ambiente. Sobre o sistema circulatório, é correto afirmar que
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
Segundo teorias demográficas, a população mundial cresceria em ritmo rápido, comparado a uma e a produção mundial de alimentos cresceria em um ritmo lento, comparado a uma
(Adaptado de: <http://educação.uol.com.br/disciplinas/geografia/teorias-demograficas-malthusianos-neomalthusianos-e-reformistas.htm>. Acesso em: 15 jun. 2015.)
Suponha que PA seja a sequência que representa a quantidade de alimentos, em toneladas, produzidos no tempo t>0 e que PG seja a sequência que representa o número de habitantes de uma determinada região, nesse mesmo tempo t
A partir dessas informações, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a razão entre a quantidade de alimentos, em kg e o número de habitantes, para t=10 anos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Trecho de um diário
Ontem, eu passei um aperto danado na aula de História. Quem dá aula é o Gregório, e ele é durão. Tinha marcado um questionário, e eu acabei não fazendo. Levei um baita de um zero, e depois ele ainda ficava me judiando:
_ Fala, Gustavo. Por que você não fez o questionário? Qual é a dificuldade em História? – e falava alto, todo mundo ouvindo.
Eu fui ficando assim vermelho, foi me dando uma gagueira, e todo mundo assobiando e fazendo barulho e eu sei que meu olho foi ficando vermelho e, olha, graças a Deus bateu o sinal, porque eu ia estourar.
Mas depois acabou sendo legal. O Gregório me chamou, eu e mais quatro, e abriu o jogo: - vou dar uma oportunidade pra vocês. Marquei um trabalho em equipe, valendo nota. E vou colocar vocês em equipes mais fortes. Aproveitem esta chance, hem?
E eu caí na equipe da Claudinha. Valeu, puxa vida, se valeu a pena, a Claudinha é morena, tem cabelo comprido. Tem um rosto lindo, quando ela dá risada faz uma covinha na bochecha. E nunca me esnobou. Nunca mesmo. E nem é japonesa. É brasileira, é meio italiana, sei lá. É linda, linda.
***
KUSPTAS, Márcia. Crescer é perigoso. São Paulo: Moderna, p.8 e 9, 1986.
O principal objetivo do texto é