(UNIT) O fenômeno de aquecimento até a ebulição de determinada massa de água pura é ilustrada na figura. O processo físico se estende até a formação de bolhas de vapor e de evaporação do líquido à pressão externa.
Considerando-se essas informações e a partir da análise da figura, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal
(IFAL)
Pela ordem de aparecimento dos textos acima e, considerando o diálogo neles contido entre linguagem verbal e linguagem não verbal, temos, respectivamente, as seguintes ideias:
- História | 6.14 Guerra Fria
As décadas de 1950 e 1980 foram marcadas por uma polarização global entre duas formas de pensar e organizar o mundo, conhecida como Guerra Fria. Analise cada proposição sobre os acontecimentos e processos que contribuem para o entendimento desse período e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) A emergência da União da República Socialista Soviética – URSS, após a Segunda Guerra, como uma das grandes potências militares e políticas do mundo, alarmou os países capitalistas, sobretudo diante do avanço do comunismo na Europa.
( ) A Doutrina Truman foi o ponto de partida para a Guerra Fria; o Plano Marshall, que dela fez parte, foi proposto pelos Estados Unidos com a intenção de conter a expansão socialista, mantendo os países europeus sob influência norte-americana.
( ) O bloqueio de Berlim, em 1948, foi o primeiro grande conflito entre os dois blocos; mais tarde a construção de um muro separando as duas partes da cidade tornaria o Muro de Berlim o principal símbolo da Guerra Fria.
( ) A crise dos mísseis foi um dos momentos mais críticos da Guerra Fria.
( ) A Guerra Fria significou ações que iam da ameaça militar à coação política, econômica e ideológica. A hostilidade gerada por estas ações colocava no horizonte a possibilidade de uma guerra nuclear, gerando um clima de medo que se espraiou para todo o mundo, nesse período.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.4 Pronome Demonstrativo
Texto base: PRONOMES NA VIDA Ivan Cabral. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/2015/02/cartum-pronomes-na-vida-real.html>. Acesso em: 10 mar. 2015.
Enunciado:
O título é uma pista importante para o entendimento de um texto. No cartum, o título “Pronomes na vida” reforça a ideia de que os pronomes demonstrativos
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
Los orígenes de la habitual expresíon ¡che!
¿Hay algo más argentino que la expresión "che"? Muchos afirmarían que no, que dehecho "che" es sinónimo de argentino. Sin embargo, las continuas oleadas migratorias querecibió el país a finales del siglo XIX y comienzos del XX le dan un origen más complejo.
A Valencia, ubicada en la costa mediterránea española, se le conoce como la tierra de los"che". "Es muy probable que la expresión viajara con los emigrantes que llegaron a Argentina.Entre 1857 y 1935 casi tres millones de españoles arribaron a Buenos Aires", comenta lafilóloga e historiadora Inés Celaya.
El "che", no obstante, es un hijo con varios padres. Algunos filólogos italianos reclaman la paternidad y sitúan su nacimiento en Venecia, cuna del "cocoliChe", un dialecto que transmitió muchas palabras al lunfardo, la jerga que nació en los bares bonaerenses. De 1814 a 1970 llegaron a Argentina unos seis millones de emigrantes italianos, siendo la comunidad europea más grande del país.
Otra vertiente del "che" es su posible origen en las comunidades indígenas del norte de Argentina. En guaraní "che" significa "yo" y también se utiliza como el posesivo "mi". "Em cualquier caso el 'che' es una palabra errante, que ha cruzado culturas y océanos. Ya no sólo forma parte de la historia del Mediterráneo sino del cono sur de América", detalla Celaya.
Disponível em: www.lanacion.com.ar. Acesso em: 8 jul. 2015 (adaptado).
O texto trata da origem da expressão “che”. No caso do espanhol da Argentina, essa expressão reflete a
- Biologia | 07. Taxonomia
(FASA) A azitromicina, antibiótico indicado no combate de infecções do trato respiratório, tem como mecanismo de ação a inibição da síntese proteica bacteriana através de sua ligação com a subunidade ribossômica maior, impedindo translocação dos peptídeos.
A azitromicina demonstra atividade sobre uma grande variedade de bactérias, como:
•Bactérias aeróbias Gram-positivas – Staphylococcus aureus e Streptococcus pneumoniae;
•Bactérias aeróbias Gram-negativas – Haemophilus influenzae, Haemophilus parainfluenzae, Acinetobacter sp. e Yersinia sp.;
•Bactérias anaeróbias – Bacteroides fragilis, Bacteroides sp. e Clostridium perfrigenes;
•Outros micro-organismos – Mycoplasma pneumoniae, e Listeria monocytogenes.
Considerando-se a diversidade das bactérias que sofrem a ação da azitromicina, sob a perspectiva taxonômica, é correto afirmar: