(BAHIANA) A evolução – modificação das espécies ao longo do tempo – lança luz sobre a compreensão dos seres vivos, de dois modos. Em primeiro lugar, ela implica que há relações de parentesco entre os seres vivos; para cada organismo vivo, há ancestrais que o precederam. Para compreender as penas das aves, precisamos examinar seus ancestrais, dos quais as aves herdaram diversas características. Em segundo lugar, a evolução nos permite investigar como ocorreram as mudanças nos seres vivos. (MEYER, D.; EL-HANI, C.N. Evolução o sentido da vida. São Paulo: Unesp, 2005. p.15. Adaptado.)
Em relação às teorias científicas sobre a evolução biológica e seus processos, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(FGV) Desde tempos remotos, muito se especulou acerca da origem e, principalmente, das características do campo magnético terrestre. Recentes pesquisas, usando sondas espaciais, demonstram que o campo magnético terrestre
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Concordância Verbal
Leia a fábula para responder à questão. A onça e a raposa Sendo inseparáveis amigas, a raposa e a onça brigaram um dia. Aquela, por ser ladina e esperta, conseguia fugir e evitar a sua inimiga, todas as vezes que se encontravam. Por mais estratagemas que empregasse, a onça nunca pôde agarrá-la. Lembrou-se, então, de se fingir de morta. A notícia correu pelo mato, e os bichos foram ver o cadáver, deitado de barriga para o ar. Sabendo que a sua adversária morrera, a raposa quis certificar-se se era verdade. Dirigiu-se com muita cautela para o lugar onde o corpo se achava, e, chegando perto, perguntou: — Então a onça está morta de verdade? — Está, respondeu o macaco. — Ela já arrotou? Perguntou a raposa. — Ainda não, disse o lagarto. Por quê? Quando a gente morre, costuma arrotar? — Pois você não sabia? O meu defunto avô, quando faleceu, arrotou três vezes, respondeu a raposa. A onça ouvindo aquilo, arrotou. — Os mortos não arrotam, exclamou a raposa, correndo. Desesperada por ver que o seu plano falhara, a onça levantou-se, e desistiu da vingança. PIMENTEL, Figueiredo. Histórias da Avozinha. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000137.pdf.
Acesso em: 28 mar. 2019. Vocabulário Ladina: astuta, veterana, madura. Estratagema: plano ou esquema previamente estudado e colocado em prática para atingir um objetivo.
Enunciado:
Se no lugar de “a onça” aparecesse “as onças”, a concordância correta no trecho “[...] a onça está morta de verdade?” seria
- Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficos
Texto base: As listas a seguir mostram a quantidade de bens tombados no estado do Paraná desde 1953 quando foi criada uma lei de preservação do patrimônio histórico do estado. O QUE FOI TOMBADO?
Centro histórico
02
37
Residência
Edificação religiosa
18
07
Palácio ou palacete
Estação de passageiros
14
06
Monumento
Edifício público ou de uso coletivo
28
06
Paisagem urbana
Edifício de ensino
10
07
Árvore urbana
Fortificação e Indústria
04
09
Parque ou área natural
Ponte
04
09
Imagem, escultura ou pintura
Fazenda
03
05
Documentos e objetos
Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=249 Acesso em: 30 nov. 2015.
Enunciado:
Considerando o ano da criação da lei até 2015, se o número de tombamentos fosse o mesmo em cada ano, quantos, aproximadamente, aconteceriam por ano?
Matemática - Fundamental | 05. Interpretando tabelas e gráficosTexto base: As listas a seguir mostram a quantidade de bens tombados no estado do Paraná desde 1953 quando foi criada uma lei de preservação do patrimônio histórico do estado. O QUE FOI TOMBADO?
Centro histórico
02
37
Residência
Edificação religiosa
18
07
Palácio ou palacete
Estação de passageiros
14
06
Monumento
Edifício público ou de uso coletivo
28
06
Paisagem urbana
Edifício de ensino
10
07
Árvore urbana
Fortificação e Indústria
04
09
Parque ou área natural
Ponte
04
09
Imagem, escultura ou pintura
Fazenda
03
05
Documentos e objetos
Disponível em: http://www.patrimoniocultural.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=249 Acesso em: 30 nov. 2015.
Enunciado:
Considerando o ano da criação da lei até 2015, se o número de tombamentos fosse o mesmo em cada ano, quantos, aproximadamente, aconteceriam por ano?
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda
avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste
caso, essa comparação poderia ser feita em duas
direções. Uma delas em relação a outras faixas
[5] etárias e a outra em relação à juventude de épocas
passadas. Em relação à primeira dimensão, me
parece que o comportamento político da juventude
não seja diferente do de outras faixas etárias. Os
que avaliam como baixa a participação política
[10] a juventude atual não podem afirmar que seja
diferente da participação política das outras faixas.
Existem parcelas da população passivas (e entre elas
há jovens e também adultos), assim como existem
parcelas da população com alta taxa de participação
[15] política, e entre elas podemos igualmente identificar
jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos
leva a concluir que seja baixa a participação política
da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a
[20] comparação entre juventudes de épocas diferentes,
podemos constatar diferenças que aparentemente
levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a
juventude atual não está com nada”, “antigamente
os jovens tinham maior consciência e atuação
[25] política”. E aqui, novamente, devemos analisar a
questão por partes. Jovens alienados e passivos
sempre existiram ao lado de jovens conscientizados
e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que a proporção entre essas duas
[30] categorias muda com o tempo, tem épocas em que
a proporção de jovens ativos se amplia e em outras
épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é
uma expressão da sociedade como um todo e não de
uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela
[35] de jovens cresce e se torna mais intensa, é porque esse
mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um
todo. O comportamento juvenil expressa as tendências
gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os
[40] jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para
manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos
mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de
comunicação que permitem ampliar a velocidade e a
[45] abrangência da transmissão de idéias, o que oferece
facilidades nunca antes disponíveis para a expressão
política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista e tenho plena
consciência de que ela é. Os jovens da atualidade
[50] não são diferentes dos jovens de outras épocas,
aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não
atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do
passado, a diferença não está no grau e sim na forma.
Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA Adaptado de www.cipo.org.br
O início do primeiro parágrafo (l. 1-2) expõe um eixo em que se apoiará a construção do texto.
Esse eixo pode ser definido como:
- Física
Na figura, O representa um objeto no ar e I a sua imagem produzida por um elemento ótico simples, que pode ser um espelho ou uma lente colocada sobre a linha tracejada vertical. A altura dessa imagem é o triplo da altura do objeto.
Esse elemento ótico é um(a):