(UESB) Um satélite estacionário de massa 2,0 x 10³kg está orbitando a 13.600,0 km da superfície da Terra. Considerando-se que a constante gravitacional é igual a 6,7.10¹¹ N.m/kg² o raio e a massa da Terra são, respectivamente, iguais a 6,4.106 m e 6,0.1024 kg, a ordem de grandeza da intensidade da força gravitacional, em newton, existente entre a Terra e o satélite, é igual a:
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
Industrialmente é possível separar os componentes do ar, utilizando-se uma coluna de fracionamento. Com este processo, obtêm-se gases como: oxigênio (O2), nitrogênio (N2) e argônio (Ar). Nesse processo o ar é comprimido e se liquefaz; em seguida ele é expandido, volta ao estado gasoso e seus componentes se separam um a um.
A ordem de separação dos gases na coluna de fracionamento está baseada em qual propriedade da matéria?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem da série especial da revista Veja sobre a Conferência de Yalta, em 1945.
Novas fronteiras no Velho Mundo. Revista Veja. Série Especial. Rio de Janeiro: Abril.
Disponível em:< http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao008/sub3.shtml>. Acesso em: 18 jul. 2013
A conferência de Yalta, realizada antes da rendição da Alemanha, reuniu o primeiro ministro inglês Winston Churchill; o presidente dos EUA, Franklin Roosevelt e o líder soviético, Josef Stalin. A avaliação de que o grande vitorioso desse encontro foi o líder soviético se deve aos seguintes acordos deliberados nessa conferência:
I - Ampliação das fronteiras soviéticas devido à recuperação de territórios perdidos na Primeira Guerra.
II - Definição do destino do Leste Europeu, o qual se transformou em uma barreira de proteção para a URSS.
III - Estabelecimento do controle soviético sobre a Alemanha unificada, o que frustrou as pretensões políticas dos EUA sobre o território alemão.
IV - Retirada das tropas estadunienses de Berlim e a sua reconstrução sob a proteção das forças militares da URSS.
Os acordos relacionados à Conferência de Yalta estão contidos em:
- História | 3.2 Era Vargas
Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!
O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à
- Matemática | 13.6. Circunferência
(UEL) Com a finalidade de se calcular a quantidade de pessoas presentes em manifestações sociais em determinado trecho urbano, são utilizadas diferentes metodologias, sendo que uma delas consiste em quatro etapas:
1. estabelece-se a área A (em m² da região delimitada pelo trecho da manifestação;
2. posicionam-se alguns fiscais que ficam responsáveis, cada um, por uma sub-região fixa e exclusiva do trecho urbano, a fim de coletar, de maneira simultânea e periódica, quantas pessoas se encontram em sua sub-região no momento de cada medição;
3. calcula-se a média M de todas as medições realizadas por todos os fiscais;
4. ao final, declara-se que há A.M pessoas presentes na manifestação.
Suponha que uma manifestação ocorreu na região hachurada dada pelo setor de uma coroa circular de centro O (conforme figura) e que foi observada por 3 medições com 2 fiscais cada, cujas tabelas dos dados coletados encontram-se a seguir.
Medição 1
Medição 2
Medição 3
Fiscal 1
3
3
4
Fiscal 2
2
4
2
Considerando essa metodologia e a aproximação π ≈ 22/7, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a quantidade de pessoas que estiveram presentes na manifestação, naquele trecho.
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(PUC-RJ) Um planeta, de massa m, realiza uma órbita circular de raio R com uma velocidade tangencial de módulo V ao redor de uma estrela de massa M.
Se a massa do planeta fosse 2m, qual deveria ser o raio da órbita, em termos de R, para que a velocidade ainda fosse V?