(UESC)
O nitrogênio, N2 (g), pode ser obtido, em pequena escala, pelo aquecimento do nitrito de amônio, NH4NO2, de acordo com a equação química. A partir dessas informações e considerando-se que o papel indicador de tornassol, em meio ácido, tem coloração vermelha e, em meio básico, tem coloração azul, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Analise o gráfico apresentado a seguir.
Devido à revolução da Terra em torno do Sol, à curvatura da superfície de nosso planeta e à inclinação do eixo de rotação terrestre, a duração do período claro do dia é variável para as diferentes latitudes. Considerando a revolução da Terra em torno do Sol como um movimento circular uniforme, as funções das durações do período claro do dia na figura, para latitudes diferentes de 0°, equivalem a movimentos harmônicos simples (MHS). Estes MHS, aproximadamente, ocorrem em função da duração do período claro do dia em horas (d) em relação aos meses m à frequência angular e à fase inicial em 21 de março.Diante do exposto, conclui-se que, em relação às latitudes as durações do período claro do dia ao longo dos meses correspondem, respectivamente, à:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UESC)
O diagrama representa o equilíbrio entre fases da água pura em função da temperatura. A análise desse diagrama permite afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Conocimiento, libertad y moral
Según el planteamiento socrático, una vida que no gobernamos racionalmente, ni siquiera es, propiamente hablando, nuestra vida. En ausencia de pensamiento y conocimiento, se puede decir que, más que vivir, «somos vividos por fuerzas que no gobernamos».
Y es contra esta falta de autonomía y de libertad contra lo que se pronuncia regularmente Sócrates. En un sentido muy preciso, la reivindicación socrática del conocimiento es una reivindicación de la libertad. Sócrates se da cuenta de que el conocimiento es condición de la libertad y que la ignorancia, por el contrario, nos hace dependientes, nos ata indefectiblemente a algo o a alguien. Un individuo sin conocimiento de sí y del mundo en el que vive es como un barco a la deriva: no va a donde quiere, sino a donde es llevado por los vientos y las mareas.
Ahora bien, sólo a propósito de seres racionales con el conocimiento suficiente para actuar libremente tiene sentido hablar de moral. Sería absurdo juzgar desde el punto de vista moral a alguien cuya ignorancia le impide actuar libremente. De lo único que, tal vez, cabría hacerle moralmente responsable es de su propia ignorancia. Pero no de haber actuado mal, porque — si Sócrates está en lo certo — nadie actúa mal sabiendo que lo hace.
Sea como sea, Sócrates no dejará de esforzarse en poner al descubierto el vínculo existente entre el conocimiento, la libertad y la moral. Y tal vez sea este esfuerzo lo más característico y destacable de sus reflexiones filosóficas acerca de la moral.
Internet:Recursostic.educacion.es (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con el texto anterior.
En la oración «Sócrates no dejará de esforzarse», en el último párrafo, es posible alterar la posición del pronombre «se» antes del infinitivo — se esforzar —, sin q ue ello suponga una incorrección gramatical.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Analise a figura que representa um quadrilátero ABCD a seguir.
O valor correto, em graus, do ângulo representado pela letra x é.
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
TEXTO I
Retrato do artista quando coisa
A maior riqueza
do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
- eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.
Barros, M. Manoel de Barros: Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013.
TEXTO II
Proibida pra mim
Ela achou meu cabelo engraçado
Proibida pra mim no way
Disse que não podia ficar
Mas levou a sério o que eu falei
Eu vou fazer de tudo que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
Eu posso te ligar a qualquer hora
mas eu nem sei seu nome!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz? ...Guerra!
Eu me flagrei pensando em você
em tudo que eu queria te dizer
em uma noite especialmente boa
não há nada mais que a gente possa fazer
Eu vou fazer tudo o que eu puder
Eu vou roubar essa mulher pra mim
posso te ligar a qualquer hora
mas eu nem sei seu nome!
Se não eu, quem vai fazer você feliz?
Se não eu, quem vai fazer você feliz?... Guerra!
JR, Charlie Brown. Disponível em: http://www.vagalume.com.br. Acesso em: 20 fev. 2020.
A intertextualidade e a interdiscursividade estão presentes em textos literários ou não literários. Pode-se dizer que tanto a intertextualidade quanto a interdiscursividade são elementos que, se bem utilizados, tendem ao enriquecimento do discurso e ou do gênero textual. Nesse sentido,